POLITÉCNICO DE VISEU CENTRO NACIONAL DO EMPREENDEDORISMO

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) foi durante a semana finda o centro nacional do empreendedorismo. Com efeito, o IPV acolheu a "Semana do Empreendedorismo", no âmbito do 9º Concurso Nacional Poliempreende, Projetos de Vocação Empresarial.

O Empreendedorismo é uma aposta inequívoca dos institutos politécnicos portugueses, no intuito maior de incutir nos seus alunos e diplomados o espírito de iniciativa, a vontade de empreender que possa conduzir à criação da própria empresa e gerar postos de trabalho, explorando o caráter eminentemente prático e profissionalizante da sua formação.

No intuito de desenvolver e potenciar nos seus alunos o espírito empreendedor, os politécnicos criaram um concurso de projetos de vocação empresarial a que deram o nome de Poliempreende, destinado a um universo que compreende mais de 100.000 alunos e 7.000 docentes.

Relembre-se que a coordenação nacional do Poliempreende é rotativa, estando a presente 9ª edição do concurso a cargo do Instituto Politécnico de Viseu.

A "Semana do Empreendedorismo" decorreu em Viseu entre os dias 11 e 14 de setembro e contou com a participação de todos os vencedores da fase regional deste concurso em demanda da consagração nacional.

Um programa preenchidíssimo e diversificado esperava os participantes.

O primeiro dia (11 setembro) foi dedicado à "Rota da Saúde". Logo após a receção e o almoço, espaço para a conferência alusiva ao termalismo que contou com as comunicações pertinentes e acutilantes dos professores Cristina Barroco e Joaquim Antunes, ambos docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, que cativaram o interesse da atenta audiência. Ainda nesta rota, os participantes deslocaram-se de seguida para São Pedro do Sul, para aí visitarem as termas locais. A Martifer, empresa da nossa região sobejamente conhecida à escala internacional e referência incontornável quando se fala em projetos inovadores e empreendedorismo, foi a paragem seguinte nesta viagem pelos caminhos da saúde e do bem-estar. A noite foi preenchida com a parte social do evento, que contou durante o jantar com a animação do grupo de fados "Fado em Si" e do grupo musical "Banda Play".

O dia seguinte foi dedicado à "Rota do Dão". Pela manhã, e como não podia deixar de ser, os participantes, oriundos de diversos pontos do país, tiveram a oportunidade de se deslumbrar com a visita guiada ao magnífico centro histórico de Viseu. A seguir a este momento, tão do agrado de todos, seguiu-se a visita à majestosa Quinta da Ínsua, na qual os participantes assistiram a uma palestra temática e deleitaram-se com a prova de produtos endógenos. A parte social deste segundo dia tinha reservado um dos seus pontos altos, a "Noite do IPV na Feira de São Mateus". O Encontro de Tunas que a organização levou a efeito para celebrar a noite do IPV teve enorme adesão de todos os participantes no concurso Poliempreende, mas também do público em geral.

Os dias 13 e 14 foram destinados ao concurso nacional em si. As audições e apresentações de todos os projetos vencedores da fase regional para apurar as melhores ideias de empreendedorismo do ano no ensino superior politécnico decorreram nas instalações do IPV, em sessões individuais, sem acesso ao público.

O júri, presidido pelo Presidente do IPV, representado pelo vice-presidente, professor José Costa, era ainda constituído pelo Dr. Francisco Banha (Presidente FNABA - Federação Nacional de Associações de Business Angels), Dra. Marta Pinto (Portugal Ventures), Eng.º Paulo Andrez (Presidente EBAN - Associação Europeia de Business Angels), Dr. Pedro Coutinho (Caixa Geral de Depósitos) e Dra. Rita Seabra (IAPMEI), não teve tarefa fácil para selecionar os três melhores projetos nacionais, tendo em consideração a elevada qualidade dos projetos envolvidos no concurso.

RESULTADOS DO CONCURSO NACIONAL:

Projeto

Instituição

1º Prémio

eSwitch

Instituto Politécnico de Coimbra

2º Prémio

Deifil

Instituto Politécnico de Bragança

3º Prémio

Cigarret Butts

Instituto Politécnico de Viseu

(Ex aequo)

Unibox

Instituto Politécnico de Lisboa

Menção honrosa

Meia Dúzia@Kids

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Menção honrosa

Showercare

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joaquim Amaral

Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Instituto Politécnico de Viseu

jamaral@pres.ipv.pt

anterior || imprimir