"UM COLECTIVO NO INDIVIDUAL"

Exposição Colectiva patente ao público no Politécnico de Viseu

O Foyer da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu é uma vez mais cenário de uma exposição de pintura.

A inauguração desta mostra colectiva decorreu no dia 1 de Junho, segunda-feira, estando a mesma patente à comunidade académica e ao público em geral até ao dia 1 de Julho.

Integrada no ciclo "Venha Tomar Café Connosco", iniciativa com a chancela do Departamento de Divulgação, Imagem e Eventos do Instituto Politécnico de Viseu que visa divulgar os criativos da sua área de influência através de eventos culturais, esta mostra colectiva reúne na mesma paleta quatro talentosos artistas plásticos.

Ana Gonçalves, Ana Lebreiro, César Amorim (mutes) e Dina Ventura corporizam este projecto colectivo de pintura formado em 2009. Na génese da arte destes autores radica a tentativa de racionalizar um conflito de emoções dentro de cada um dos artistas, sendo para estes mais importante do que a obra propriamente dita, o que ela possa gerar dentro de cada um dos espectadores. Segundo os artistas plásticos "as artes não são concebidas como acções historicamente invariáveis do género humano, nem como arsenal de ‘bens culturais’ que vivem uma existência sem tempo, mas como um processo que avança sem cessar, como um work in progress, do qual toda a obra participa, porque pintar é fácil quando não se sabe, porque quando souberdes deixa de o ser...".

Joaquim Amaral – Serviço Comunicação, Cultura e Documentação do IPV

Fotos: João Domingos

anterior || imprimir