Campus Politécnico do IPV acolhe Centro de Competências

Internacional em Tecnologia Microsoft da Bizdirect em Viseu

Os Paços do Concelho de Viseu receberam ontem (14 janeiro) o ato público da celebração do protocolo de cooperação institucional para a radicação e desenvolvimento do Centro de Competências em Tecnologia Microsoft da Bizdirect em Viseu.

O protocolo foi firmado pelo Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Fernando Sebastião, e o Diretor-Geral da Bizdirect, João Mira Santiago.

O Município de Viseu, o IPV e a Bizdirect (empresa tecnológica do universo SSI/Sonaecom especializada na comercialização de soluções de IT, na consultoria e gestão de contratos corporativos de licenciamento e na integração de soluções Microsoft), celebraram um protocolo para a criação do Centro de Competências de Viseu, dedicado à prestação de serviços inovadores e de qualidade em tecnologia Microsoft (Dynamics CRM, SharePoint e BizTalk) e direcionado para o mercado internacional.

O Centro de Competências ficará instalado no edifício do CITTEC – Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia, em pleno campus do Instituto Politécnico de Viseu, e pretende ser um centro de inovação e excelência em tecnologias Microsoft.

Numa sessão muito participada, que encheu por completo o salão nobre da autarquia viseense, releve-se a presença de inúmeras personalidades dos mais diversificados quadrantes, político, económico e empresarial da região. Enfoque na presença numerosa e expressiva da comunidade académica do IPV – presidente, vice-presidentes, presidente do Conselho Geral e das escolas superiores, docentes, investigadores, alunos e funcionários. Esta forte presença institucional não passou despercebida, tendo sido alvo de elogio público e regozijo por parte do presidente da autarquia.

Na sua alocução, o Diretor Geral da Bizdirect apresentou a empresa, o projeto, a sua implementação e o porquê da escolha de Viseu. Entre as muitas razões, como as acessibilidades, relevo concedido à "formação de elevada qualidade ministrada pelo IPV" e ao facto de ter encontrado em Viseu "parceiros de grande confiança".

Segundo o Presidente do Politécnico de Viseu, a "assinatura deste protocolo constitui para o IPV um momento da maior relevância que ocorre em consonância com o trabalho sério que o Instituto e toda a sua academia tem vindo a desenvolver, cuja qualidade é reconhecida, não só a nível local e regional, mas também a nível nacional".

Sobre a criação do Centro de Competências, Fernando Sebastião destacou a sua "maior importância para o país e particularmente para Viseu e para a sua região", acrescentando que esta boa notícia "demonstra mais uma vez a relevância das sinergias entre os diversos agentes políticos, económicos e institucionais". Em jeito de conclusão, afirmou ainda que "a assinatura deste protocolo constitui, igualmente, uma enorme mais-valia para o Instituto Politécnico de Viseu que certamente se irá traduzir no aumento da sua notoriedade, da sua atratividade e no seu reforço enquanto pilar estruturante do desenvolvimento da região".

O Presidente da Câmara Municipal de Viseu enfatizou a criação de emprego qualificado que o Centro de Competências vai proporcionar, permitindo também desta forma "fixar talentos e exportar para o mundo". Elogiando a parceria estabelecida e a excelência da Bizdirect, o autarca referiu-se ainda ao IPV como "âncora estruturante de desenvolvimento da região de Viseu".

No final da sessão, os responsáveis da Bizdirect visitaram as instalações do edifício do CITTEC do IPV, local onde ficará instalado o Centro de Competências de Viseu.

O lançamento do Centro deverá criar 30 postos de trabalho já no primeiro ano de arranque. Com o Centro de Competências em pleno funcionamento prevê-se a criação de 150 postos de trabalho, contribuindo para a formação de jovens recém-licenciados e licenciados no Instituto Politécnico de Viseu, ou residentes no município. Através da sua academia, o Centro irá preparar os profissionais para a prestação de serviços de consultoria, desenvolvimento e integração de projetos em vários países com tecnologia produzida localmente, potenciando assim a aquisição de experiência profissional internacional e retendo desta forma talentos em Portugal. Este centro de excelência vai oferecer aos clientes soluções baseadas em projeto ou tarefa.

 

Joaquim Amaral

Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Instituto Politécnico de Viseu

jamaral@pres.ipv.pt

veja também:

Comunicado de Imprensa

 

Discurso do Presidente do IPV

 

Candidaturas

anterior || imprimir