Eleição da Presidente e Secretário do Conselho Geral

 

No decorrer da reunião do Conselho Geral do IPV realizada ontem, dia 1 de Junho, a Professora Doutora Avelina Raínho foi eleita pelos seus pares, por unanimidade, para Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu.

Para o cargo de Secretário foi eleito o Engenheiro Pedro Rodrigues, também por unanimidade dos membros do plenário.

Ao tomar posse das funções que foi investida, a Presidente eleita proferiu um discurso que, pela sua relevância e pertinência, reproduzimos na íntegra.

 

Discurso da Presidente Eleita do Conselho Geral do IPV

Em primeiro lugar, desejo agradecer a todos os membros deste Conselho a confiança que em mim depositaram.

Como membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu, acredito, e por isso aqui estou, que o ensino superior politécnico de Viseu está a começar uma nova fase. Uma fase em que o dinamismo, as competências e a mente aberta dos seus profissionais, alicerçados por uma indispensável e saudável coesão interna, vão ter oportunidades e incentivos para se manifestarem e actuarem, de modo a conduzirem a Instituição a um muito maior desenvolvimento das suas diferentes vertentes e, sobretudo, levá-la a ser considerada uma importante referência, obviamente a nível local, e também a nível nacional e internacional.

Como cidadã da cidade de Viseu, que viveu por dentro o início do ensino superior politécnico em Viseu e – digo-o com muito orgulho – que foi simultaneamente o inicio do ensino superior politécnico em Portugal (porque fomos os primeiros), neste momento, não posso deixar de revisitar o passado. E, como tal, não posso perder esta oportunidade para prestar a minha homenagem aos pioneiros desta cruzada, alguns presentes nesta sala. É ainda como cidadã de Viseu que, neste contexto, me permito invocar e prestar homenagem ao que eu considero o pioneiro dos pioneiros – o Engenheiro António Araújo, na altura Governador Civil do distrito de Viseu.

Voltando ao presente, termino afirmando que acredito no mérito do grupo de pessoas que integra este Conselho Geral e, consequentemente, na qualidade do trabalho que vai desenvolver. Pela minha parte, prometo empenhar-me a fundo para servir e contribuir para a dignificação deste órgão do "nosso" IPV.

Muito obrigada.

1ª Reunião do Conselho Geral do IPV (01/06/2009)

Viseu, 2 de Junho de 2009

Texto: Joaquim Amaral

Fotos: João Domingos

anterior || imprimir