apresentação

ensino à tua medida

convite às escolas

registo de inscrição

programa

contactos

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

 

Ensino Superior à TUA MEDIDA

O Instituto Politécnico de Viseu (IPV) é uma instituição de ensino superior público, que tem como missão a qualificação de alto nível, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes, num quadro de referência internacional, desenvolvendo e participando em atividades de prestação de serviços e ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico.

Dotado de uma rede formativa abrangente transversal às suas 5 Escolas Superiores – Escola Superior de Educação, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, Escola Superior Agrária, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e Escola Superior de Saúde – o IPV disponibiliza cursos de Licenciatura, Mestrado, Pós-graduação e de Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) nas áreas das artes, ciências agrárias, ciências empresariais, comunicação, desporto, educação, engenharias, saúde e proteção social, tecnologias e turismo.

Ao longo da sua existência, o Instituto Politécnico de Viseu tem-se assumido como motor impulsionador de desenvolvimento de toda uma região. Na criação, transmissão e aquisição de conhecimento, na reflexão crítica, na investigação, nos diversos protocolos interinstitucionais com a comunidade. Nos milhares de quadros superiores formados. Na criação e fixação de massa crítica.

A oferta formativa diversificada, conjugada com uma estratégia de parcerias com o tecido empresarial, educativo, cultural e social da região, proporciona aos seus diplomados uma rápida inserção na vida ativa e, simultaneamente, desenvolvimento e progresso à região e ao país.

 

TEMOS TUDO PARA TI!

O Politécnico de Viseu dispõe de condições indispensáveis a uma formação de excelência, onde os espaços sociais, de lazer, bem-estar e de apoio aos alunos se conjugam em perfeita harmonia com as infraestruturas de ensino e formação dos seus variados cursos e áreas de investigação. Espaços de excelência, para hábitos de vida saudáveis: pavilhão desportivo, campo de futebol relvado, courts de ténis, campo de mini-golf, polivalentes descobertos e zonas verdes.

O IPV proporciona igualmente aos seus alunos condições ímpares de apoio social: três residências de estudantes dotadas de excelentes condições, refeitórios, bares e snack-bares, bolsas de estudo e auxílios de emergência, bem como serviços médicos, de psicologia e de inserção na vida ativa.

No Instituto Politécnico de Viseu fomenta-se o estudo aplicado, a investigação, a pesquisa, o empreendedorismo e as experiências de estudo ou de estágio, através dos programas de cooperação e mobilidade nacional e internacional.

Mas também se valoriza a entusiasmante e vibrante vida académica, imbuída de um associativismo estudantil intenso, desde a música das suas tunas ao grupo de teatro, passando pela organização de conferências, congressos, jornadas, exposições e semanas culturais, ao desporto universitário, com salutar prática desportiva regular e equipas de todas as tuas modalidades preferidas. Uma instituição de excelência também no desporto, com campeões nacionais universitários.

O IPV ramifica-se por uma cidade que foi considerada por duas vezes como a "Melhor Cidade para Viver" em Portugal, a nobilíssima capital da Beira Alta: Viseu.

Mas também por Lamego, cidade histórica e monumental, de seculares monumentos.

Num estudo realizado pelo Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, os alunos da academia do IPV figuravam entre os mais satisfeitos do ensino superior.

 

Joaquim Amaral - IPV


as edições anteriores

2004

2005

2006

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015