TOMADA DE POSSE DA

PROVEDORA DO ESTUDANTE

DO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

 

A Sala do Conselho Geral dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolheu no dia 4 de maio (sexta-feira), a cerimónia de tomada de posse da Provedora do Estudante do IPV.

Na presença da comunidade académica da instituição, a Presidente do Conselho Geral; Prof. Doutora Avelina Rainho, após o agradecimento aos presentes, fez o enquadramento deste novo cargo institucional, resultante do "consagrado no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), Lei n 62/2007, de 10 de setembro. A partir daí, cada instituição inclui esta figura nos respetivos estatutos, definindo as suas competências". Da leitura desses documentos "infere-se tratar-se de uma missão importante, onde são de evidenciar a defesa e promoção dos legítimos direitos e interesses dos estudantes, bem como a prevenção e reparação de ilegalidades ou injustiças, embora sem poder de decisão". Ao Provedor do Estudante incumbe a articulação entre os estudantes e respetivas associações e os órgãos de gestão da instituição.

Seguidamente, a Professora Avelina Rainho conferiu posse à Provedora do Estudante do Instituto Politécnico de Viseu, Engenheira Cristina Amaro da Costa. Este ato público surge na sequência da designação pelo Conselho Geral do IPV, em reunião de 24 de abril último.

No seu discurso, o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, Engenheiro Fernando Sebastião, enfatizou o "perfil adequado ao cargo" da Provedora empossada, referindo ainda "estar ciente de que desempenhará bem as suas funções na defesa dos interesses dos estudantes". Concluiu formulando votos de felicitações no desempenho do cargo e desejo de uma ampla cooperação institucional.

Na sua breve alocução, a Engenheira Cristina Amaro da Costa começou por agradecer "o voto de confiança" em si depositado, relevando ser apreciadora "do rigor e do espírito de equipa" e assegurando aos estudantes que "podem contar comigo sempre, e até ao fim".

Perfil da Provedora do Estudante do Instituto Politécnico de Viseu:

Cristina Isabel Victória Pereira Amaro da Costa, Engenheira Agrícola, Docente da Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), Mestre em Proteção Integrada e Agricultura Biológica, Doutoranda em Economia do Ambiente. Leciona na ESAV desde 1995, onde é Professora Adjunta desde 1998. Entre 2000 e 2007 foi Sub-Diretora da Estação Agronómica Nacional (no ex-Instituto Nacional de Investigação Agrária e das Pescas INIAP -, hoje designado por Instituto Nacional de Recursos Biológicos INRB).


* Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 4 de maio de 2012

Joaquim Amaral

Gabinete de Comunicação e Relações Públicas do Instituto Politécnico de Viseu

jamaral@pres.ipv.pt

Fotografia: Joel Marques

anterior || imprimir