ENGENHEIRO FERNANDO SEBASTIÃO EMPOSSADO


PRESIDENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

 

A Aula Magna do IPV acolheu no pretérito dia 11 de Setembro (sexta-feira) a cerimónia solene de tomada de posse do novo Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.

O Engenheiro Fernando Lopes Rodrigues Sebastião, Professor Coordenador de nomeação definitiva da Escola Superior de Tecnologia do IPV, foi empossado perante uma plateia de mais de 400 convidados, entre os quais o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, deputados da Assembleia da República, Governador Civil do distrito, vereadores da Câmara de Viseu e deputados da Assembleia Municipal, presidentes de Junta, entidades civis, militares e eclesiásticas, diversos presidentes e representantes de institutos politécnicos e escolas superiores, bem como a comunicação social. Do público interno, estiveram presentes membros do Conselho Geral, presidentes e representantes dos Conselhos Directivos, Científicos, Pedagógicos e Assembleias de Representantes das diversas Escolas, professores, alunos e funcionários do IPV.

Depois de oficialmente aberta a sessão, usou da palavra a Presidente do Conselho Geral do IPV, Professora Doutora Avelina Raínho, centrando o seu discurso no futuro do ensino superior em geral, e do ensino politécnico em particular.

Seguidamente, o Presidente do CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Professor Doutor João Alberto Sobrinho Teixeira, abordou a importância, cada vez mais acentuada, do ensino politécnico para o desenvolvimento de Portugal, aludindo à realidade europeia onde em alguns países o ensino politécnico tem uma relevância determinante para o desenvolvimento sustentável, como o caso da Holanda.

No seu discurso de posse, o novo Presidente do Instituto, Engenheiro Fernando Sebastião, apresentou as linhas programáticas para os próximos quatro anos de mandato. Após os cumprimentos aos convidados e a referência ao presente da Instituição, o Presidente do IPV focou a sua comunicação nos novos desafios que se deparam às instituições de ensino superior em geral, e ao IPV em particular. Das inúmeras propostas a implementar durante o seu mandato ressaltam, como mais emblemáticas, a aposta clara na investigação e nas parcerias com a comunidade envolvente; a melhoria da qualidade do ensino e das infra-estruturas de estudo, sociais e de apoio aos alunos; o apoio à formação avançada do corpo docente, através do financiamento dos seus doutoramentos. Os projectos de construção do Pavilhão Polidesportivo, de ampliação do edifício da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e a construção do edifício administrativo da Escola Superior Agrária fazem parte de igual modo dos grandes objectivos a cumprir.

(Discurso na íntegra do Presidente do IPV)

A cerimónia solene teve o seu epílogo na assinatura do Termo de Posse pelo novo Presidente do IPV perante a Presidente do Conselho Geral do IPV, que a conferiu, e todos os convidados que aplaudiram o acto.

A sessão, que teve no seu início um momento musical marcado pela sublime interpretação do Orfeão Académico do IPV, foi encerrada pela actuação sempre entusiasmante e contagiante da TUNADÃO 1998 – Tuna do Instituto Politécnico de Viseu.

 

O NOVO PRESIDENTE DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

O novo Presidente do IPV que agora tomou posse em 11 de Setembro de 2009 foi eleito no pretérito dia 16 de Julho em assembleia magna do Conselho Geral, órgão soberano do Politécnico de Viseu, pela unanimidade dos 27 membros presentes (composto na sua totalidade por 30 elementos). Relembre-se que o Engenheiro Fernando Sebastião havia sido eleito a primeira vez como Presidente da instituição no dia 30 de Julho de 2008.

Esta nova eleição, que decorreu ao abrigo dos novos Estatutos do IPV, reconduziu o Engenheiro Fernando Sebastião à liderança do Politécnico de Viseu para exercer um novo mandato para o quadriénio 2009/2013.

 

PERFIL DO PRESIDENTE

Natural de Mortágua, onde nasceu em 20/02/1958, Fernando Lopes Rodrigues Sebastião reside actualmente em Viseu.

Professor Coordenador de nomeação definitiva da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu, iniciou as suas funções na ESTV em Agosto de 1988.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Coimbra, concluiu o Mestrado em "Políticas e Gestão do Ensino Superior" na Universidade de Aveiro.

Dos muitos cargos exercidos, relevem-se os 10 anos de presidência da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, de 1995 a 2005. De igual modo, enfatize-se o cargo que desempenhou como vogal da Comissão Instaladora da ESTV, no arco temporal compreendido entre 1988 e 1995, ano em que se tornou o 1º Presidente eleito desta Escola do IPV.

  

 

Viseu, 14 de Setembro de 2009

Joaquim Amaral

jamaral@pres.ipv.pt

Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

Instituto Politécnico de Viseu

anterior || imprimir