A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 E

Eagle Jogada de golf em que o jogador consegue ficar duas pancadas abaixo do par do buraco.

Ecstasy Droga usada na forma de comprimidos e que é ingerida com o objectivo de obter maior resistência ao sono. Tem um efeito semelhante ao das anfetaminas.

E-mail Electronic Mail. Correio electrónico para enviar mensagens para outra pessoa ou participar em grupos de discussão.

Errático O termo «errático», de origem latina, tem(tinha?) na língua portuguesa o sentido de «errante», «vagabundo», «que muda de lugar», apesar ser muito pouco usado na língua do quotidiano. Por via do termo inglês «erratic», passámos a ler e a ouvir o adjectivo «errático» em expressões como «comportamento errático», «atitude errática», onde o termo adquire os sentidos de «inconstante», «incoerente», «que não sabe o que quer», «vogando ao sabor do vento/das circunstâncias». Ainda ontem (14/11/02) ouvi o director do Diário de Notícias utilizar o termo nas acepções que acabo de enunciar. Por analogia, é certo, podemos dizer que os novos sentidos do termo não estão muito longe dos primitivos. Mas também me parece claro que estes novos sentidos derivam directamente do termo inglês. Contribuição enviada por Fernando Gonçalves: fmgoncalves@mail.telepac.pt

Ex- Prefixo de origem latina, mas que entrou para o português pela expressão inglesa ex-wife, vulgarizando-se o seu uso em outras situações.

Exit Saída. Sinal frequente em edifícios públicos.

Expert Especialista em alguma matéria ou campo.

AGRADECEMOS SUGESTÕES DE NOVAS EXPRESSÕES E DEFINIÇÕES

 

Jo@o Rodrigues 1998 - 1999 - 2000