A

B

C

D

E

F

G

H

I

J

K

L

M

N

O

P

Q

R

S

T

U

V

W

X

Y

Z

 Q

Queque Tem origem na palavra cake. Termo pejorativo usado para designar indivíduos com determinadas características sociais. Pessoa pretensiosa que quer aparentar um estatuto socio-económico elevado.

 

R

Râguebi Desporto praticado com uma bola oval, criado na vila de Rugby numa escola privada. Duas equipas de quinze elementos cada defrontam-se procurando suplantar-se mutuamente nos pontos obtidos.

Rally Desporto de competição de automóveis cuja pista são as estradas comuns.

Ranking Posição que algo ou alguém ocupa em determinada classificação.

Rap Género musical de contestação com forte incidência rítmica, surgido nos guetos negros dos EUA.

Rave Festas alternativas que duram a noite inteira, organizadas em prédios abandonados sendo techno a música ouvida.

Realizar Utilização de um termo português, mas com o valor semântico do inglês.

Reggae Género musical com origem na Jamaica. O seu representante mais destacado foi Bob Marley.

Relax Descanso, descontracção.

Rent-a-car Empresas que alugam automóveis.

Rewind Rebobinar. Recuo acelerado de uma fita de registo magnético.

Roaming Dentro de uma rede significa que o telefone se liga automaticamente a diferentes células quando em deslocação. Quando perde ou enfraquece o seu contacto com uma determinada célula o telefone procura imediatamente outra célula que garanta uma melhor comunicação. Roaming internacional significa que um telefone se pode identificar na sua rede estando ligado a outra rede diferente. Para que isto aconteça é necessário que as operadoras de cada rede tenham estabelecido um contrato de roaming. Como resultado é possível a utilização do telefone no estrangeiro mantendo o mesmo número de telefone e podendo receber chamadas como se se encontrasse na sua rede original. Este serviço requer normalmente uma subscrição e tem um tarifário próprio.

Rock (& roll) Género musical surgido nos EUA nos anos 50. Elvis Presley foi considerado o rei deste género.

Round Etapas por que passa uma disputa, um combate.

Royalty (pl.) royalties Direitos monetários sobre uma obra, disco publicado. 2 Taxa a pagar pelos franchisados ao longo do tempo da duração do contrato pelo direito de uso contínuo da marca e pelos serviços de apoio prestados pelo franchisador. Normalmente é cobrada mensalmente em função de uma percentagem sobre as vendas ao público ou, em alternativa, sobre as compras ao franchisador. Também pode assumir a forma de um valor mensal fixo ou ser estabelecida em função do número de máquinas adquiridas ao franchisador (in A Capital - 28/5/99).

AGRADECEMOS SUGESTÕES DE NOVAS EXPRESSÕES E DEFINIÇÕES

 

Jo@o Rodrigues 1998 - 1999 - 2000