artGloss - glossário

de termos de arte

A

 

Ábaculo - Pequeno cubo de tijolo, de pedra ou vidro, de cores diferentes, usado na composição de mosaicos.

Abóbada - Estrutura auto-suportante que cobre uma construção, e que é feita normalmente de pedra, tijolo ou cimento. Também se diz de um aposento que tem uma cobertura arqueada. As abóbadas são criadas pela translação de um arco e podem ter diversos traçados, recebendo designações segundo o seu perfil, faces e elementos que a constituem. Contribuição enviada por Wando Castro

Abstraccionismo - Arte que não imita ou representa directamente a realidade, tendo como base a convicção de que a forma tem seu valor intrínseco.

Abstracto - Designação aplicada à obra plástica marcada por valores estéticos independentes da representação de seres ou objectos.

Aeropintura - Técnica de pintura que se baseia na aplicação das cores projectando-as sobre as superfícies a serem pintadas através de um jacto de ar comprimido.

Aglutinante - Substância empregue na pintura para dar coesão aos pigmentos. Utilizam-se para este efeito substâncias tais como cera, colas, etc.

Aguarela - Técnica de pintura que emprega corantes dissolvidos na água, transparentes, cuja luminosidade é dada pelo branco da superfície do suporte, habitualmente papel, mas também cartão ou madeira. Contribuição enviada por Wando Castro

Anamórfica - Imagem ou figura que é representada distorcida para que, ao ser contemplada desde determinado ângulo ou ponto de vista, resulte correcta nas suas proporções. Corrige assim os inevitáveis achatamentos das pinturas situadas a grande altura numa parede ou as deformações realizadas em superfícies curvas, como abóbadas. Contribuição enviada por Wando Castro

Arte Bárbara - A dos povos invasores do império romano. Ao misturar a ornamentação curvilínea, característica dos nómadas das estepes desde a Idade do Bronze, com elementos animalistas mesopotamicos e a decoração geométrica e floral da arte greco-romana, os povos germânicos que se instalam no Ocidente devolvem uma arte figurativa estilizada, centrada em motivos animais.

Arte Deco - Estilo decorativo, assim denominado após a Exposition Internationale des Arts Décoratifs, realizada em Paris em 1925, mas que, na realidade, era sucessor directo da arte nova, e que preconizava o uso intenso de materiais de luxo como o marfim, a laca, o bronze, o chagrém e o ébano em elementos que combinavam os estilos Luís XVI e Império, motivos africanos e aztecas, com formas oriundas do Cubismo e da dinastia Sung da arte chinesa.

Arte Fatimida - Diz-se da arte da época do Califado Fatimida, que reinou na África do Norte e no Egipto, de 909 a 1171 e fundou a cidade do Cairo, caracterizada pela abundância de nichos, pela decoração figurada, pelo emprego da abóbada de aresta e pelo pórtico diante das mesquitas.

Arte deco

Arte Figurativa - Refere-se à arte que representa figuras da realidade retiradas da nossa experiência, em oposição ao abstracto.

Arte Helenística - Fase final da arte grega, entre cerca 323 e 27 a. C. Não confundir com o período helénico.

Artes decorativas - Diz-se do conjunto das artes ornamentais, ao passo que a arquitectura, a escultura e a pintura são designadas como criativas.

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo