artGloss - glossário

de termos de arte

B

 

Bacanais - Representação de cenas de orgias e embriaguez, temas bastante pintados e esculpidos nos séculos XVI, XVII e XVIII, inspirados em baixos-relevos romanos.

Bacante - Sacerdotisa que, juntamente com os sátiros, forma o cortejo de Dionísio-Baco, no qual vai dançando freneticamente.

Bachiru - Técnica japonesa de entalhar marfim, na qual a superfície é colorida antes da execução das incisões ou entalhes, de maneira a mostrar o tom pálido original do material.

Badame - Espécie de formão forte, comprido e de lâmina grossa que é usado pelos escultores, especialmente para a execução de contornos difíceis de imprimir na pedra.

Baguete - Peça estreita de madeira aparelhada usada em molduras de desenhos e gravuras.

Baixo-relevo - Escultura que se projecta ligeiramente do fundo e tem o mínimo de relevo dentre todas as esculturas e está, no que tange a efeito e intenção, próxima da pintura.

Baixo-relevo

Bambochada, bambochata - Pintura ou desenho de pequeno formato retractando cenas e paisagens triviais, com temas burlescos, e que eram as preferidas dos artistas holandeses e flamengos em actividade na Itália no século XVII. O termo deriva do apelido do pintor holandês Pieter Van Laer, Il Bamboccio, que lá divulgou este género, considerado vulgar, naquela época, em comparação com temas de maior nobreza, como os históricos.

Banal - Designação aplicada a uma composição artística à qual falta originalidade, parecendo as figuras decalcadas de obras conhecidas.

Banbryols - Associação pioneira da Abstracção Lírica europeia, fundada em Paris no final da década de 1940, reunindo os pintores António Bandeira, Camille Bryen e Wols, pseudónimo de Wolfgang Schultze. De vida efémera, devida ao suicídio deste, o grupo realizou apenas um exposição, em 1949, na Galerie des Deux-Iles, em Paris.

Banda lombarda - Nas construções românicas, pequena arcada cega composta por duas bandas verticais ligadas por um arco.

Banho - Processo de imersão de uma obra ou peça num líquido, para revestimento, humedecimento ou decapagem.

Banho - Camada de tinta aplicada sobre a preparação de uma pintura.

Banquete - Tipo de natureza morta em que a mesa apresenta toalha de linho, baixela de ouro ou prata, iguarias, jarra e copos de vinho.

Barbotina - Pasta de argila que se obtém misturando greda com água e que é empregada em cerâmica, aplicada às peças com pincel ou por meio de molde, para obter decorações em relevo.

Barochetto - Estilo associado com Nápoles na primeira metade do século XVIII, que fazia uso não ortodoxo das formas, num espírito decorativo, muitas vezes frívolo, encontrado no trabalho dos arquitectos Nauclerio, Vaccano e particularmente em Sanfelice, com os seus engenhosos desenhos de escadas. O termo é também aplicado a um estilo de mobiliário decorado, de data e procedência similares.

Bastidor - Armação de ripas de madeira ou varetas metálicas onde se tende e se fixa a tela a ser pintada

Bateau-Lavoir - Casa do bairro parisiense de Montmartre utilizada como estúdios-vivenda por numerosos artistas, entre os quais o holandês nacionalizado francês Kees Van Dongen, Pablo Picasso, Matisse, etc.

Bristol - Determinada qualidade de papel de desenho.

Busto - Representação plástica da cabeça e parte do tronco da figura humana.

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo