artGloss - glossário

de termos de arte

F

 

Família - Obras do mesmo estilo com características idênticas.

Fauvismo - Nome dado à tendência estética, na pintura, que explorou ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica. A origem remonta ao final do séc. XIX, com precursores como Paul Gauguin e Vincent Van Gogh.

Obra de Matisse - fauvismo

Figurativo - O oposto de abstracto. Aplica-se à representação de seres e objectos.

Formalismo - Opção pelos esquemas formais relativamente aos expressivos.

Frottage - Técnica de pintura baseada na obtenção de imagens, por fricção de um lápis ou carvão, num papel aplicado numa superfície rugosa.

Fumage - Técnica de pintura, usada pelos surrealistas, que utiliza efeitos de manchas de fumo (deixadas por uma vela), mais ou menos aleatórios, sobre superfícies coloridas anteriormente.

Futurismo - Movimento artístico e literário iniciado pelo escritor italiano Filippo Tomaso Marinetti e que se baseia numa concepção exacerbada da dinâmica da vida, toda voltada para o futuro. A forma e a cor não eram suficientes para representar o dinamismo moderno, como se lê no manifesto de 1910. Os artistas futuristas deparavam-se com o sério problema de representar a velocidade em objectos parados. Era frequente a representação de seres humanos ou animais com múltiplos membros. O futurismo chega ao fim com a guerra de 1914 e consequente morte de alguns artistas, como é o caso de Boccioni.

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo