artGloss - glossário

de termos de arte

I

 

Ícone - Designação para as representações de Cristo, da Virgem e dos santos nas igrejas orientais, principalmente nas de tradição bizantina.

Iconografia - trabalho consagrado ao estudo e descrição explicativa de um conjunto de imagens sobre um objecto ou determinado personagem.

Iconologia - Estudo, análise e explicação das imagens, estátuas ou monumentos antigos e dos seus atributos.

Ícone - O profeta Elia, Escola de Novgorod, séc. XIV

Informalismo - Tendência artística surgida em meados dos anos 90, que repudia as formas tradicionais em contraponto com a expressividade dos materiais aplicados. Em muitas destas obras constata-se a presença de determinados signos e manchas aos quais o artista não deu qualquer significado quando os criou, mas o espectador pode dotá-los de significados vários ao contemplá-los.

Intimismo - Movimento nascido nos finais do séc. XIX para contrariar a tendência artística romântica, essencialmente francesa. O termo intimismo, em pintura, vem associado a dei Nabis, um grupo de artistas franceses que se inspiraram no simbolismo. Os principais representantes desta corrente foram Bonnard, Valloton e Sérusier.

Impressionismo - Movimento que reuniu entre 1874 e 1896, em oito exposições colectivas, um conjunto de artistas (Monet, Degas, Renoir, Cézanne entre outros) que têm como característica comum romperem com a corrente académica do séc. XIX. O termo parte do rótulo colocado ao trabalho deste grupo de artistas (nomeadamente a um quadro de Monet intitulado "Impression, soleil levant") que, de acordo com os críticos da época, acreditavam na impressão do momento como algo tão importante que se bastava por si mesmo, dispensando as técnicas tradicionais.

Gare de São Lázaro - Monet

Isocromia - Harmonia obtida numa composição através do uso de cores diferentes, mas que implicam uma na outra.

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo