artGloss - glossário

de termos de arte

M

 

Madona - Representação da Virgem com o Menino.

Mancha - Estudo ou esboço feito pelo pintor, já utilizando as cores, para distribuir a luz num quadro.

Maneirismo - Designação das manifestações artísticas desde 1520, momento em que se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Este período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que afirmam a consolidação do absolutismo em diversos países. O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para designar a "maneira" de cada artista trabalhar.

Na arquitectura, o maneirismo dá prioridade à construção de igrejas de plano longitudinal, com espaços mais longos do que largos.

A escultura maneirista caracteriza-se por um novo conceito intelectual da arte pela arte e o distanciamento da realidade, seguindo o caminho traçado por Michelangelo.

É na pintura que este estilo se manifesta em primeiro lugar. Uma estética inteiramente original, distanciada dos cânones clássicos renascentistas. O pintor El Greco merece particular destaque, já que, partindo de pressupostos característicos do maneirismo, desenvolve-os com algumas particularidades pessoais que acabam por torná-lo, curiosamente, num percursor da arte moderna.

Pintura de El Greco - Museu do Prado

Manuelino (estilo) - Período correspondente à arte portuguesa desenvolvida entre os finais do séc. XV e a primeira metade do séc. XVI, que se caracterizou essencialmente pela justaposição de elementos do gótico tardio, novos modelos renascentistas e ainda elementos da arte da Europa setentrional.

Marchand - Comerciante de obras de arte que estabelece com o artista uma relação comercial na qual se encarrega da promoção, difusão e venda da obra que este realiza.

Matiz - Termo que refere as graduações que uma cor pode receber, sem perder o nome distintivo das outras.

Matizar - Dar a uma determinada cor uma cambiante que a diferencia da cor pura original.

Mecenas - Pessoa que com seu patrocínio possibilita ao artista consagrar-se na realização da sua obra.

Minimalismo - Movimento artístico, surgido como resposta à action painting da década de 50 nos Estados Unidos, que se caracteriza pela extrema simplicidade de formas e pela abordagem literal e objectiva dos temas.

Modelo - Objecto destinado a ser reproduzido pelo artista.

Modelo vivo - Pessoa que posa para o artista.

Monocromia - Pintura feita com uma única cor, com variação de tonalidades.

Movimento - Composição criada de forma a dirigir, de acordo com o desígnio do artista, a atenção de quem contempla, ordenadamente, de um ponto a outro da superfície pintada.

Mural - Pintura cujo suporte é um muro ou parede devidamente preparado para recebê-la.

Museu - Local onde são expostos de modo permanente objectos e colecções de arte.

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo