artGloss - glossário

de termos de arte

N

 

Nabis - Grupo parisiense de artistas e ilustradores cujo aspecto decorativo era a tónica de sua arte. Desiludidos com Paris e com o impressionismo, os nabis admiravam Gauguin e a arte japonesa e adoptaram muitos aspectos do misticismo oriental. Nomes como Bonnard e Vuillard figuram como os mais reconhecidos representantes deste grupo. Contribuição enviada por Luciana Claro

Naïf - O adjectivo naïf designa o género de pintura surgido a partir dos finais do séc. XIX, também chamado de ingénuo ou primitivo. Caracteriza-se, essencialmente, pelos efeitos idealizados e ingénuos das cenas do quotidiano, utilizando normalmente cores brilhantes e um desenho minucioso.

Natureza Morta - Quadro que representa seres inanimados.

 A Carta, Bonnard - membro do grupo Nabis

Neoático - Estilo artístico da antiga Atenas surgido no séc. I a.C., que apresenta uma preocupação pela forma humana, ressaltando assuntos da mitologia e da epopeia.

Neoárabe - Estilo revivalista surgido no séc. XIX, que se caracteriza por uma arquitectura de gosto oriental.

Neobarroco - Termo usado no campo da reflexão estética, para designar o revivalismo que deu lugar à reacção romântica ao neoclassicismo.

Neoclássico - Estilo predominante na pintura, na escultura e na arquitectura europeias dos finais do séc. XVIII até meados do séc. XIX. O neoclassicismo surge como reacção ao barroco e ao rococó, e inspira-se em formas artísticas e arquitectónicas da antiguidade grega e romana.

 Praça de Touros da Nazaré - Estilo Neoárabe

Nimbo - Auréola , pintada ou esculpida, que envolve a cabeça de Cristo, da Virgem e dos santos nas representações devotas.

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo