artGloss - glossário

de termos de arte

O

 

Obra-prima - A melhor obra de um artista.

Ogiva - Forma característica das abóbadas góticas.

Óleo - Técnica de pintura desenvolvida a pertir do séc. XV, que utiliza cores resultantes de pigmentos aglutinados a certos óleos, tais como os de linhaça, noz, cravo, etc., sendo também empregues outros óleos dissolventes e secantes. O suporte original e mais adequado é a madeira, sendo posteriormente usado sobre tela.

Op Art - Abreviatura de Optical Art, expressão inglesa que designa um movimento artístico iniciado na Europa e logo propagado aos Estados Unidos no início da década de 1960. Esta movimento opõe-se à harmonia estática da arte contemporânea tradicional, pretendendo de forma inversa atingir um certo dinamismo que depende, muitas vezes, de estímulos visuais.

Orfismo - Movimento que se desenvolveu a partir do cubismo, sendo uma das suas personalidades-chave o pintor Robert Delaunay.

Organicismo - Corrente arquitectónica do séc. XX, inspirada nas teses de Frank Lloyd Wright, que se caracteriza, essencialmente, pela integração no ambiente natural, pela harmonização com a paisagem envolvente, através da horizontalidade e da volumetria das construções e pela utilização expressiva de matérias-primas, nomeadamente , a pedra, madeiras e outros materiais característicos da região.

Ornato - Elemento com função decorativa. Adorno.

Casa da Cascata - Frank Lloyd Wright

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo