artGloss - glossário

de termos de arte

S

 

Secante - Produto químico adicionado às tintas para acelerar a secagem.

Silhueta - Pintura plana do perfil de uma figura ou objecto.

Simbolismo - Movimento que se desenvolve nas artes plásticas, na literatura e no teatro, surge em França no fim do século XIX e rapidamente se espalha pela Europa e pelo mundo. Caracteriza-se pelo apelo ao subjectivismo, individualismo e misticismo. Rejeita a abordagem da realidade e a valorização do social feitas pelo realismo e pelo naturalismo. O artista mais significativo é o francês Paul Gauguin.

Sinagoga - Templo judaico, geralmente orientado a leste.

Sincronismo - Movimento iniciado por Russel e Mac Donald-Wright em 1913, dois americanos residentes em Paris, que tinha como principal mote o arranjo harmonioso das cores. Possui muitos pontos em comum com o Orfismo e, tal como este, tem as suas origens no Cubismo.

A Praia em Dieppe, Paul Gauguin

Sistema de Munsell - Atlas de classificação desenvolvido em 1915 por Albert F. Munsell, ordenando tons de acordo com tarefas quantitativas de matiz, valor e saturação.

Sombra - Mancha cromática que numa pintura representa um espaço não iluminado.

Surrealismo - Surgido em França na década de 1920, este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalícticas de Sigmund Freud. O movimento artístico trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores. São nomes importantes deste movimento o de Salvador Dalí, Joan Miró e Max Ernst.

A Persistência da Memória, Salvador Dalí

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo