artGloss - glossário

de termos de arte

V

 

Valete de ouros - Nome atribuído a um grupo de artistas moscovitas, como é o caso de Malevitch, Goncharova e Larionov, entre outros, que fez sua primeira exposição em 1910, tornando-se um elemento propulsor do Futurismo naquele país.

Vânitas - Forma de natureza morta muito frequente no século XVII, na qual são representados objectos simbólicos da mortalidade humana, como caveiras, livros ou velas.

Veduta - Termo italiano que significa vista, e que serve para denominar um desenho ou pintura que retracta a vista real de uma cidade ou um determinado lugar.

Verismo - Conceito segundo o qual o propósito do artista é reproduzir objectivamente a aparência externa de figuras e objectos. Também se aplica o termo ao movimento anti-expressionista, radical, que surgiu na pintura alemã na década de 1920.

Viga - Elemento horizontal, que pode ser de madeira, betão ou aço, utilizado para unir os topos dos muros de um edifício.

Vitral - Composição decorativa, formada por um conjunto de vidros unidos por filetes de metal, cujo efeito deriva, essencialmente, da transparência à luz. Tal como o vidro, o vitral tem origem no Oriente, tendo florescido na Europa durante a idade média. Eram usados nas igrejas e catedrais para dar imponência e mais espiritualidade, pelo efeito da luz através das imagens dos santos e outros elementos religiosos.

A flagelação de Cristo, vitral da igreja de Esslingen, Alemanha.

artGloss ][ imprimir ][ contacto

permanentemente em construção ::: envie o seu contributo