FCT lança série anual de encontros internacionais e promove Rede temática de Transferência e Comercialização de Tecnologia, UTEN

Aprofundar o conhecimento e as práticas de transferência e comercialização de tecnologia em Portugal num contexto internacional é o objectivo da Rede UTEN (University Technology Enterprise Network, http://utenportugal.org/ ), com base na qual a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), lança hoje uma série anual de seminários em estreita colaboração com o Programa de Parcerias Internacionais em Ciência e Tecnologia.

O primeiro seminário decorre na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Almada, sendo dedicado à troca de experiências entre peritos portugueses em transferência de tecnologia e peritos da Universidade do Texas em Austin e de instituições afiliadas, incluindo o Instituto IC2 ("Innovation, Creativity and Capital") e a Incubadora Tecnológica de Austin ("Austin Technology Incubator", ATI). O seminário será aberto pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

A série de seminários agora lançada no âmbito da UTEN aborda temáticas relacionadas com processos de ligação universidade-empresa, a protecção e valorização económica da propriedade intelectual e o estímulo à formação de novas empresas de base tecnológica, incluindo a participação de peritos de gabinetes de transferência e comercialização de tecnologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Carnegie Mellon University (CMU), Universidade do Texas em Austin (UTAustin), Universidade e Cambridge, Sociedade Fraunhofer, CERN, assim como de empresas como a General Electric (GE).

A Rede UTEN associa os principais gabinetes de transferência de tecnologia em instituições científicas e de ensino superior em Portugal, facilitando a especialização das competências nacionais nesta área através da sua internacionalização. Para além da série de seminários agora lançada, a FCT tem aberto um concurso para a realização de estágios de transferência e comercialização de tecnologia em instituições de reconhecido mérito internacional.

A UTEN disponibiliza ainda formas de apoio relacionadas com processos de ligação universidade-empresa, a protecção e valorização económica da propriedade intelectual e o estímulo á internacionalização de novas empresas de base tecnológica, estando a ser particularmente dinamizada no âmbito do Programa UTAustin-Portugal, http://www.utaustinportugal.org/uten/ .