Identificação/Identification

Referência/Reference:

PROJ/CI&DETS/CGD/0001

Título/Title:

Línguas estrangeiras e empregabilidade

Área temática/Thematic área:

Educação e desenvolvimento social

Duração/Duration:

24 meses

Coordenador do projeto/Project Coordinator:

Véronique Delplancq

 

 

Membros da Equipa

Véronique Delplancq

Investigador Responsável

Ana Maria Costa

Membro da Equipa

Ana Maria Oliveira

Membro da Equipa

Fátima Susana Mota Roboredo Amante

Membro da Equipa

Isabel Soares Pinto Oliveira

Membro da Equipa

José Luís Abrantes

Membro da Equipa

Maria Lúcia de Jesus Pato

Membro da Equipa

Maria Odete Pereira Amaral

Membro da Equipa

Susana Fidalgo

Membro da Equipa

 

Outros Membros da Equipa

Ana Daniel

Portugal

Bernard Harmegnies

Bélgica

Luísa Araújo

Portugal / Itália

Pedro Reis

Portugal

 

Resumo

Ao longo dos últimos anos, vários relatórios da Comissão Europeia (CE) alertam sobre a importância de adquirir competências em línguas estrangeiras (LE) para assegurar uma maior competitividade a nível macroeconómico e como elemento essencial para a empregabilidade dos indivíduos. A diferenciação dos perfis profissionais faz-se cada vez mais em função das competências em LE. Estudos recentes apontam para a necessidade de uma maior diversidade linguística nas empresas. No conjunto das competências do empreendedor e do líder, as competências linguísticas em LE revestem-se de um aspeto vital na era da globalização.

Este projeto de investigação pretende contribuir para a melhoria da empregabilidade dos diplomados, reforçando a competitividade da oferta formativa com base nas necessidades dos empregadores de Viseu e do seu distrito, em termos de competências em LE. Tem também como objetivo a sensibilização da comunidade exterior para a importância das LE e a consolidação da rede de parcerias do tecido empresarial.

Deste modo, a equipa, constituída por docentes das várias unidades orgânicas do IPV, especialistas em LE e em empreendedorismo, procura compreender as competências-alvo nos processos de recrutamento e as necessidades das empresas em termos de LE, recorrendo a inquéritos on-line. Com entrevistas semidirigidas a empregadores, pretende clarificar como se articulam as competências linguísticas com o mundo do trabalho. A análise de ofertas de emprego permite estabelecer relações entre tipo de emprego, competências em LE, qualificação académica, experiência profissional, vencimento e perspetivas de carreira. Atividades de divulgação e de sensibilização dirigidas aos vários intervenientes têm como objetivo mostrar a importância das LE como motor de crescimento, tendo em vista um desenvolvimento profissional bem-sucedido.

 

Abstract

Over the past few years, several reports of the European Commission (EC) have highlighted the importance of acquiring foreign language skills to ensure greater competitiveness at the macroeconomic level and as an essential element for individuals’ employability. Differentiation, in terms of professional profiles, is increasingly done on the basis of foreign language skills. Recent studies point to the need for greater linguistic diversity in companies. Within the competences of the entrepreneur and of the leader, foreign language skills are a vital aspect in the globalization era.

This research project aims at improving graduates’ employability, reinforcing the competitiveness of the training offer based on the needs of the employers in Viseu and its district in terms of foreign language skills. It also aims at raising the awareness of the outside community towards the importance of foreign languages and at consolidating the network of business partnerships.

Thus, the team, consisting of teachers of the various IPV organic units, foreign language and entrepreneurship experts, tries to understand the target skills in recruitment procedures and companies’ needs concerning foreign languages, making use of online surveys. By engaging in semi-structured interviews with employers, the team intends to clarify how language skills are related to the world of work. The analysis of job offers contributes to our understanding of relationships among types of jobs, foreign language competencies, academic qualifications, professional experience, salary and career prospects. Dissemination and awareness-raising activities addressed to the various stakeholders aim at showing the importance of foreign languages as a growth engine and a driver of professional success.