Identificação/Identification

Referência/Reference:

PROJ/CI&DETS/CGD/00015

Título/Title:

Storytelling no Turismo Cultural: o poder do "Era uma vez…" na atração turística nos Centros Históricos Património Mundial

Área temática/Thematic área:

Engenharias, Tecnologia, Gestão e Turismo

Duração/Duration:

19 meses

Coordenador do projeto/Project Coordinator:

Carla Maria Alves da Silva Fernandes

 

Membros da Equipa

Carla Maria Alves da Silva Fernandes

Investigador Responsável

José Luís Mendes Loureiro Abrantes

Membro da Equipa

Manuel António Lourenço dos Reis

Membro da Equipa

Maria João dos Santos Amante Rodrigues Sebastião

Membro da Equipa

 

Outros Membros da Equipa

Catarina Frias

Portugal

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Portugal

Odete Maria Matos Paiva

Portugal

Isabel Mateos Rubio

Espanha

Núria Morere

Espanha

 

 

Resumo

Na Europa, o turismo cultural foi reconhecido como um importante agente de mudança social e económica (Richards, 1996). O crescimento do turismo cultural, em diferentes contextos e escalas espaciais, constitui uma resposta às características e mudanças da sociedade pós-moderna e, também, representa um sinal de esperança, para os destinos que têm importância patrimonial (Carvalho, 2010). O desenvolvimento do turismo cultural e a crescente procura por este tipo de turismo deve-se, essencialmente, às alterações sócio-demográficas atuais, nomeadamente a uma maior consciência do processo de globalização (Richards, 1996; Silberberg, 1995). O aumento exponencial de turistas nos Centros Históricos Património Mundial reflecte a atractividade da cultura nos novos turistas.

Dada a alteração das necessidades e desejos dos turistas ao longo do tempo, o aumento da economia da experiência e o crescendo das inovações tecnológicas, a procura por estórias aumentou significativamente nos últimos anos. Consequentemente, emergiu um tipo de procura turística pela experiência autêntica e única possibilitada pelo contacto mais estreito entre o turista e os lugares visitados através do contacto com as histórias dos lugares contadas por guias turísticos, residentes e outros agentes locais. O Storytelling assume cada vez maior relevância nos dias de hoje. Não só por ser um produto único, mas também porque faz a ponte entre os residentes e os turistas, aproxima-os de uma maneira que a vertente tradicional do turismo jamais faria.

Contudo, a informação existente sobre este tema ainda é escassa, especialmente na sua vertente turística. Este trabalho tem como objetivo analisar apresentar dados sobre o subproduto do turismo cultural, o Storytelling, assim como mostrar a sua relevância para a actividade turística. O objetivo é perceber, de que forma o guia turístico e a estória por ele contada aos turistas influenciam as experiências da viagem. E, consequentemente qual o impacto dessa experiência nas intenções futuras de comportamento dos turistas.

Em suma, pretende-se avaliar i) o perfil do turistas cultural; ii) as suas características enquanto turista, nomeadamente motivações, distância cultural, autenticidade percebida, envolvimento e place attachment; iii) valor atribuída à viagem; e iv) intenções futuras de comportamento. Esta recolha será feita em Centros Históricos Património Mundial em Portugal Continental e dois casos de sucesso em Espanha: Salamanca e Córdova. Este estudo possibilitará aprofundar o estudo das temáticas numa perspectiva de relevância científica, mas especialmente permitirá recolher informações importantes para ajudar os gestores de destinos culturais em Portugal a definir melhores estratégias de marketing para atrair turistas. Finalmente, os resultados deste estudo ajudarão os responsáveis e gestores de centros históricos portugueses que pretendem a classificação da UNESCO, nomeadamente Santarém, Baixa Pombalina e Viseu.

 

 

Abstract

In Europe, cultural tourism has been recognized as an important agent of social and economic change (Richards, 1996).The growth of cultural tourism, in different contexts and spatial scales, is a response to the characteristics and changes of a postmodern society, and also represents a sign of hope to destinations with heritage significance (Carvalho, 2010). The development of cultural tourism and the growing demand for this type of tourism is essentially due to the current socio-demographic changes, namely to a greater awareness of the globalization process (Richards, 1996; Silberberg, 1995). The exponential increase of tourists in World Heritage Historic Centers reflects culture attractiveness to new tourists.

Given the changing needs and desires of tourists over time, the increase of economy of experience and the growth of technological innovations, the demand for stories has increased significantly over the last years. Consequently, emerged a type of tourism demand for authentic and unique experiences, made possible with the direct contact between tourists and destinations, through the local stories told by tourist guides, residents and other local agents. Storytelling assumes an increasing relevance today. Not only because it is a unique product, but also because it bridges the gap between residents and tourists, bringing them closer together in a way that traditional tourism dimension would never be able to.

However, the existing information on this subject is still scarce, especially in its tourism dimension. This work aims to analyze and present data related to this cultural tourism by-product, Storytelling, as well as show its relevance to the tourist activity. The goal is to understand how tourist guides and the stories told by them influence travel experiences. And, consequently, the impact of those experiences in tourists' future behavioral intentions.

In conclusion, we intend to evaluate i) the profile of cultural tourists; ii) their characteristics as tourists, namely motivations, cultural distance, perceived authenticity, involvement and place attachment; iii) perceived travel value; and iv) future intentions behavior. This data collection will be made in World Heritage Historical Centers in mainland Portugal and two success stories in Spain: Salamanca and Cordoba. This study will allow us to deepen the study of this subjects in a more relevant scientific perspective, but mainly it will allow us to collect important information to help cultural destinations managers to better define marketing strategies to attract tourists to Portugal. Finally, the results of this study will help managers and those responsible for Portuguese Historical Centers who aim to achieve UNESCO classification, namely in Santarém, Baixa Pombalina and Viseu.