Identificação/Identification

Referência/Reference:

PROJ/CI&DETS/CGD/0002

Título/Title:

O impacto dos Estudantes Erasmus em Portugal

Área temática/Thematic área:

Educação e desenvolvimento social

Duração/Duration:

24 meses

Coordenador do projeto/Project Coordinator:

Suzanne Amaro

 

Membros da Equipa

Suzanne Fonseca Amaro

Investigador Responsável

Cristina Maria de Jesus Barroco Novais

Membro da Equipa

Joaquim Gonçalves Antunes

Membro da Equipa

 

Outros Membros da Equipa

Carmen Palhau Martins

Reino Unido

Pedro Machado (entidade parceira)

Portugal

 

Resumo

O programa Erasmus é o programa de mobilidade estudantil com mais sucesso, que proporcionou a milhões de estudantes europeus a oportunidade de ir estudar numa instituição de ensino superior ou realizar um estágio no estrangeiro. Muitos estudos têm sido realizados para avaliar o impacto que este programa tem nas carreiras profissionais, no desenvolvimento académico e na empregabilidade dos alunos que o realizam. No entanto, não existem estudos centrados nos impactos que os estudantes Erasmus podem ter no país onde estudam. De facto, ao viver num país por um período curto de tempo, os estudantes Erasmus são semelhantes aos turistas, visitando outras cidades do país, criando uma determinada imagem acerca do mesmo e, ao regressarem ao seu país de origem, podem recomendar o país onde estudaram a amigos e familiares, contribuindo para o desenvolvimento de uma imagem positiva daquele país que, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento do turismo. De facto, estudos têm consistentemente evidenciado que a imagem de um destino influencia diretamente as intenções de revisitar e recomendar o destino (Alcaniz et al., 2005, Bigné et al., 2001, Qu et al., 2011).

Nos últimos 10 anos Portugal recebeu mais de 60 mil estudantes Erasmus. Por isso, é crucial examinar quais os fatores determinantes para o desenvolvimento de uma imagem positiva de Portugal. Este estudo também tem vários outros objetivos relacionados com o impacto dos estudantes Erasmus em Portugal, nomeadamente avaliar as suas expectativas e perceções relativamente a Portugal e ao sistema de ensino, avaliar os fatores que poderão influenciar a imagem que têm de Portugal (cidade escolhida, género, nacionalidade, entre outros), avaliar a contribuição dos estudantes Erasmus na promoção de Portugal nos seus países de origem e quais os fatores que influenciam o passsa-palavra (cidade escolhida, instituição escolhida, género, nacionalidade, imagem de Portugal, entre outros) e medir o nível de recomendação que os estudantes fazem sobre Portugal, quer seja para visitar, estudar ou viver.

Os resultados desta investigação serão úteis para várias Instituições e entidades, como por exemplo, as instituições de ensino superior e as entidades que promovem o turismo. De facto, as entidades promotoras de destinos poderão perceber de que forma é que os estudantes Erasmus podem contribuir para o desenvolvimento do Turismo. Fornecerá informações úteis sobre como a marca Portugal é percebida por estrangeiros que vivem por períodos curtos em Portugal e quais os fatores que mais impacto têm na formação da imagem de Portugal. No domínio da educação, os resultados permitirão comparar o sistema de ensino português com outros sistemas de ensino. Os resultados desta investigação permitirão desenvolver estratégias de marketing adequadas para aumentar a notoriedade e a imagem de Portugal. Este estudo pretende evidenciar o importante papel que os estudantes Erasmus têm, sensibilizando para a necessidade de proporcionar experiências favoráveis ​​aos estudantes Erasmus, para que eles criem uma imagem positiva de Portugal e a recomendem a outros.

Abstract

Erasmus is the world’s most successful student mobility programme that has provided millions of European students with the opportunity to go abroad and study at a higher education institution or train in a company. Many studies have been carried out to examine the impact that Erasmus mobility has on professional careers and academic development and its effects on skills enhancement, employability and institutional development. However, there are no studies focusing on the impacts that Erasmus students may have on the country where they study. Indeed, Erasmus students are similar to tourists that visit other cities within the country, creating a certain image of the destination. Afterwards, when returning to their home country they may recommend the country to friends and family, contributing to the development of a positive image of the country which, in turn, can contribute to the development of tourism. Indeed, research has consistently evidenced that the image of a destination directly influences intentions to revisit and recommend the destination to others (Alcaniz et al., 2005; Bigné et al., 2001; Qu et al., 2011).

In the past 10 years Portugal has received more than 60,000 Erasmus students. Therefore, it is crucial to examine which factors are determinant in developing a positive image of Portugal. This study also has several other objectives related to the impact of Erasmus students in Portugal: Assess their expectations and perceptions regarding Portugal and the education system; Evaluate factors that might influences their image of Portugal (city chosen, gender, nationality, among others); Evaluate Erasmus students’ contribution in promoting Portugal in their home countries and which factors influence word of mouth (city chosen, higher institution chosen, gender, nationality, image of Portugal, among others) and measure Erasmus students’ level of recommending Portugal to study, to visit or to live.

The findings of this research will provide new insights that will be useful to all stakeholders. Indeed, Destination Management Organizations will realize how Erasmus students can contribute to the development of Tourism. It will provide useful information on how the Portuguese brand is perceived by foreigners that live for short periods in Portugal and the factors that have most impact on Portugal’s image. In the education field, the findings will help to better understand and compare the Portuguese education system with foreign education systems. With the findings of this research, marketing strategies can be developed in order to enhance the awareness and image of Portugal. This study expects to evidence the important role that Erasmus students have, raising awareness for the need to provide favourable experiences to Erasmus students, so that they will create a positive image of Portugal and recommend it to others.