Identificação/Identification

Referência/Reference:

PROJ/CI&DETS/CGD/0003

Título/Title:

 

Dimensões, princípios e objetivos de práticas interdisciplinares no ensino superior um estudo no âmbito da cooperação entre o Brasil e Portugal

Área temática/Thematic área:

Educação e desenvolvimento social

Duração/Duration:

24 meses

Coordenador do projeto/Project Coordinator:

António Ribeiro

 

 

Membros da Equipa

António Augusto Gaspar Ribeiro

Investigador Responsável

Ana Patrícia Morais da Fonseca Martins

Membro da Equipa

Anabela Clara Barreto Marques Novais

Membro da Equipa

José Luís Menezes Correia

Membro da Equipa

Cristiana do Carmo Duarte Mendes

Membro da Equipa

Maria Cristina Azevedo Gomes

Membro da Equipa

Maria Dalila Aguiar Rodrigues

Membro da Equipa

Helena Margarida dos Santos Vasconcelos Gomes

Membro da Equipa

Maria Isabel Rola Rodrigues Abrantes

Membro da Equipa

João Augusto Guerra da Rocha Nunes

Membro da Equipa

Maria Paula Martins de Oliveira Carvalho

Membro da Equipa

 

Outros Membros da Equipa

Maria João Silva

Portugal

Lucimara da Cunha Santos

Brasil

Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco

Brasil

Ana Margarida de Oliveira Capelo

Portugal

Agostinho Paiva Ribeiro

Portugal

 

Resumo

Este projeto tem como objetivo identificar, caracterizar e partilhar, ao nível de Instituições de Ensino Superior (IES), iniciativas desenvolvidas nos cursos de formação de professores, que potenciem a promoção de competências de planificação, implementação e avaliação de práticas interdisciplinares (PIs), incluindo as que incentivem ligações com contextos formais e não formais. Inúmeros trabalhos,, sublinham a importância de se promover PIs nas IES de formação de professores, como forma destes profissionais explorarem, da melhor maneira e mais ampla possível, as suas competências académicas e contribuírem para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem.

Este projeto, doravante também designado de Projeto PRINT, pelo seu manifesto interesse em se imprimirem PRáticas INTerdisciplinares, pretende contemplar IES portuguesas, como a Escola Superior de Educação (ESE) de Viseu e brasileiras, como a Universidade do Estado de Santa Catarina, que ofereçam cursos de formação de professores fomentadores de PIs, numa perspetiva de que a cooperação internacional permita enriquecer o conhecimento sobre tais práticas. Pretende ainda contemplar parceria com instituições públicas de cariz cultural (IPCC), como via enriquecedora de articulação interdisciplinar. Para alcançar os objetivos a que se propõe, o projeto assenta, fundamentalmente, numa metodologia qualitativa, complementada por métodos quantitativos. Tendo como ponto de partida algumas iniciativas de formação de profissionais da educação e de investigação de âmbito interdisciplinar, que têm vindo a ser desenvolvidas por elementos da equipa de investigação, o projeto compreenderá três fases (Fase I, II e III).

A FASE I compreenderá a clarificação concetual e terminológica dos termos sobre e/ou associados a PIs.

A FASE II implicará a monitorização das iniciativas de planificação, implementação e avaliação de PIs.

A FASE III pretende reunir, divulgar e propiciar uma reflexão sustentada e continuada sobre boas práticas em interdisciplinaridade no ES, através da criação de uma associação em rede de investigadores e professores do IES que sugerirão recomendações para a inovação e/ou reajustamento de tais práticas, aliando investigação, formação e educação.

Em síntese, este projeto constitui uma oportunidade única para reunir e partilhar em contexto de cooperação nacional e internacional, PIs desenvolvidas em IES, reforçando as relações entre os investigadores e os implementadores das práticas formais e não formais. Espera-se também que o conhecimento produzido sirva de background e estímulo a outros projetos de cariz interdisciplinar, dentro e fora da mesma IES.

  

Abstract

This project aims to identify, characterize and share, at the level of Higher Education Institutions (HEI), initiatives developed in teacher training courses that foster the promotion of planning, implementation and evaluation skills of interdisciplinary practices (IPs), including those that encourage links with formal and non-formal contexts. Numerous studies,, emphasize the importance of promoting IPs in HEI for teacher education, as a way for these professionals to make the best possible use of their academic skills and to contribute to improving the quality of the learning processes.

This project, also called PRINT Project, by its clear interest to print interdisciplinary practices, intends to include Portuguese HEI, such as the Escola Superior de Educação de Viseu and Brazilian, such as the Universidade do Estado de Santa Catarina, which offer training courses for IP teachers, with a view that international cooperation can enrich knowledge about such practices. It also intends to contemplate a partnership with public institutions of a cultural nature, as an enriching way of interdisciplinary articulation. In order to achieve the objectives it proposes, the project is based, basically, on a qualitative methodology, complemented by quantitative methods. Taking as a starting point some training initiatives for interdisciplinary education and research professionals, being developed by the research team, the project will comprise of three phases (Phase I, II and III).

Phase I will involve the conceptual and terminological clarification of the terms associated with IPs.

Phase II will involve the monitoring of IPs planning, implementation and evaluation initiatives.

Phase III aims to gather, disseminate and promote a sustained and continued reflection on good practices in interdisciplinarity in the HE, through the creation of a network association of researchers and professors of HEI that will suggest recommendations for innovation and / or readjustment of such practices, combining research, training and education.

In summary, this project provides a unique opportunity to gather and share, in the context of national and international cooperation, IPs developed in HEI, strengthening relations between researchers and implementers of formal and non-formal practices. It is also hoped that the knowledge produced will serve as a background and stimulus to other interdisciplinary projects, inside and outside the same HEI.