Identificação/Identification

Referência/Reference:

PROJ/CI&DETS/CGD/0004

Título/Title:

 

Sucesso Académico no Ensino Superior: Competências Emocionais e prevenção do abandono

Área temática/Thematic área:

Ciências da Vida e da Saúde

Duração/Duration:

24 meses

Coordenador do projeto/Project Coordinator:

Manuela Ferreira

 

Membros da Equipa

Manuela Maria da Conceição Ferreira

Investigador Responsável

José Luís Mendes Loureiro Abrantes

Membro da Equipa

Raquel Pinho Ferreira Guiné

Membro da Equipa

Ana Paula Pereira de Oliveira Cardoso

Membro da Equipa

João Carvalho Duarte

Membro da Equipa

Sandra Maria Gouveia Antunes

Membro da Equipa

Lídia do Rosário Cabral

Membro da Equipa

Cláudia Margarida Balula Chaves

Membro da Equipa

Renato Rafael Martins de Carvalho

Bolseiro

 

Outros Membros da Equipa

Sofia Margarida Guedes de Campos

Portugal

Edurne Chocarro de Luís

Espanha

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

Brasil

 

Resumo

Enquadramento: O insucesso académico, o abandono e a desmotivação de muitos estudantes é preocupante para as famílias, para as instituições de ensino superior e para o País. O insucesso é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino superior, pela falta de métodos de estudo e pela complexidade de contextos e ambientes emocionais vivenciados pelos estudantes.

Nesta fase da sua vida, os estudantes são confrontados com novas tarefas, desafios e um acréscimo de responsabilidades, mas também de oportunidades de desenvolvimento de projetos pessoais e académicos. Estes novos projetos podem, no entanto, ser motivo de frustração e desmotivação. Os estudantes podem não ter as competências emocionais e cognitivas necessárias à integração nesse contexto, podendo ter impacto negativo na sua adaptação e no sucesso académico, levando-os ao abandono do ensino superior.

Objectivo: O objectivo geral do estudo é o de diagnosticar e sistematizar os dados relativos ao abandono e insucesso académico no Instituto Politécnico de Viseu, nos seus diferentes domínios científicos. Como objetivos específicos pretendemos: identificar fatores preditores do sucesso e performance académica no Ensino Superior; identificar eventuais padrões de insucesso e abandono nos domínios estudados; analisar determinantes das competências emocionais dos estudantes e a sua relação com o sucesso académico; identificar os eventuais fatores que podem influenciar a decisão de abandono do ensino superior e, por fim, identificar as prioridades de intervenção de natureza preventiva e sugerir linhas de ação promotoras do sucesso.

Tipo de estudo: Estudo não experimental, analítico e correlacional, de corte transversal, em que serão desenvolvidas e validadas escalas, tais como, a Escala Performance de Aprendizagem, adaptada de Young et al. (2003); a Escala de Motivos para Evasão do Ensino Superior (M-ES), adaptada de Ambiel, R. (2015), a Escala de Inteligência Emocional (ESCQ) Faria,L.; Lima Santos, N.(2005) e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r), de Almeida, Soares e Ferreira (2002). Recorrendo à análise fatorial confirmatória, serão desenvolvidos modelos de explicação causal através das equações estruturais, com recurso ao programa Lisrel 8.8.

Abstract

Background: Academic failure, abandonment and demotivation of many students is of concern to families, higher education institutions and the country. Failure is often explained by lack of interest, difficulty in adapting to the course and the Institution of higher education, lack of study methods and the complexity of contexts and emotional environments experienced by the students.

At this stage of their lives, students are faced with new tasks, challenges and increased responsibilities, but also opportunities for developing personal and academic projects. These new projects can, however, be frustrating and demotivating. Students may not have the emotional and cognitive skills necessary for integration in this context, and may have a negative impact on their adaptation and academic success, leading them to drop out of higher education.

Objective: The general objective of the study is to diagnose and systematize data on academic abandonment and failure at the Polytechnic Institute of Viseu, in its different scientific domains. As specific objectives we intend: to identify predictive factors of success and academic performance in Higher Education; Identify possible patterns of failure and abandonment in the domains studied; Analyze determinants of students' emotional competencies and their relation to academic success; Identify possible factors that may influence the decision to abandon higher education, and finally identify preventive intervention priorities and suggest lines of action that promote success.

Type of study: Cross-sectional, non-experimental, analytical and correlational study in which scales will be developed and validated, such as the Learning Performance Scale, adapted from Young et al. (2003); The Scale of Motives for Evasion of Higher Education (M-ES), adapted from Ambiel, R. (2015), the Emotional Intelligence Scale (FSC) Faria, L .; Lima Santos, N. (2005) and the Questionnaire on Academic Experience (QVA-r), by Almeida, Soares and Ferreira (2002). Using confirmatory factorial analysis, models of causal explanation will be developed through structural equations, using the Lisrel program 8.8.