Identificação/Identification

Referência/Reference:

PROJ/CI&DETS/CGD/0005

Título/Title:

Área temática/Thematic área:

Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperES)

Duração/Duration:

24 meses

Coordenador do projeto/Project Coordinator:

Maria Madalena Jesus Cunha Nunes

 

  

Membros da Equipa

Maria Madalena Jesus Cunha Nunes (MC)

Investigador Responsável

Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e Andrade (AA)

Membro da Equipa

António Madureira Dias (AM)

Membro da Equipa

Carlos Manuel de Sousa Albuquerque (CA)

Membro da Equipa

Daniel Marques da Silva (DS)

Membro da Equipa

Ernestina Maria Veríssimo Batota da Silva (ES)

Membro da Equipa

João Carvalho Duarte (JD)

Membro da Equipa

José dos Santos Costa (JC)

Membro da Equipa

Maria da Graça Aparício Ferreira Costa (GA)

Membro da Equipa

Maria Isabel Bica Carvalho Costa (IB)

Membro da Equipa

Olivério de Paiva Ribeiro (OR)

Membro da Equipa

Rosa Maria Lopes Martins (RM)

Membro da Equipa

Suzana Maria Serrano André (SA)

Membro da Equipa

Carla Sofia Arede Santos (CS)

Membro da Equipa

José Luís Menezes Correia (JLC)

Membro da Equipa

Márcio Dinis do Nascimento de Jesus (MN)

Membro da Equipa

Nídia Maria de Morais Cardoso de Menezes Abrunhosa (NM)

Membro da Equipa

 

Outros Membros da Equipa

Maria Margarida da Silva Reis dos Santos Ferreira

Portugal

Sandra Sílvia Silva Monteiro Santos Cruz

Portugal

Francisco Javier Iruzubieta Barragan

Espanha

 

Resumo

O projeto intitulado Supervisão e Mentorado no Ensino Superior: Dinâmicas de Sucesso (SuperES), pretende promover o desenvolvimento de competências de supervisão pedagógica com foco na díade docentes estudantes. Visa aumentar as competências dos assistentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV),potenciando deste forma um ensino ainda de maior qualidade e transversalidade. Partindo do referencial inerente às mais-valias do mentoring e de perceptoring e consciente do desafio de reduzir a taxa de abandono de 12% estimada para o IPV, a equipa do projeto SuperES, pretende, com a sua implementação, dar corpo à promoção de competências de supervisão pedagógica potenciadoras da diminuição do insucesso e abandono escolar. Os benificiários diretos serão os assistentes do IPV que, partindo do levantamento de necessidades de formação na área das competências de supervisão pedagógica, irão usufruir de um programa de intervenção promotor da literacia da didática pedagógica, e subsequentemente os Estudantes do IPV, com os quais aqueles contactam. As relações com os Parceiros serão potenciadoras de sinergias, de conhecimento científico capazes de reduzir a lacuna de conhecimentos e melhorar as boas práticas pedagógicas inerentes à supervisão das aprendizagens.

Na consecução do projeto utilizar-se-ão metodologias de formação ativa, com implementação de 17 atividades sequenciais com destaque para a monitorização e avaliação das competências de supervisão pedagógica, enquanto eixos estruturantes para a consolidação do projeto e das ações em função dos resultados encontrados. Segue-se: (i) a construção, implementação e avaliação de 1 programa de intervenção formativa, Programa SuperES, dirigido aos assistentes, com avaliação do seu impacto; (ii)construção de uma plataforma informática/website - Didática & Supervisão Escolar: Caixa Geral de Ajudas de apoio formativo; e (iii) criação de uma ferramenta de auto-monitorização de competências pedagógicas "Supervisão +".

O programa modelo de intervenção formativo SuperES, será suportado numa investigação-ação, assumindo com os participantes um co-caminho que visa implementar/testar ferramentas de formação e pesquisa para minorar a lacuna de conhecimentos sobre o processo de supervisão pedagógica. O grupo alvo é constituído por 5438 participantes (5025 estudantes e 413 professores), das 5 Unidades Orgânicas do IPV. A amostra será de cerca de 210 assistentes/professores equiparados e 900 estudantes. A metodologia assenta numa pesquisa experimental com dois grupos: o experimental constituído por 20% da população que receberá formação e o grupo controlo.

Os estudantes serão participantes ativos, pronunciando-se sobre as mais-valias da existência do Mentor do Estudante. Para monitorizar a eficácia do programa, aplicar-se-á em dois momentos (um antes e outro após a implementação),um protocolo de questionários numa metodologia face-to-face centrado nos destinatários do projeto bem como nas atividades a promover pelos parceiros. 

Abstract

The project entitled Supervision and Mentoring in Higher Education: Dynamics of Success (SuperES), aims to promote the development of pedagogical supervision skills with a focus on teacher - student dyads. It aims to increase the skills of the assistants of the Polytechnic Institute of Viseu (IPV), enhancing in this way a teaching of even greater quality and transversatility. Based on the inherent referential to the benefits of mentoring and perceptoring, and aware of the challenge in reducing the estimated rate of 12% scholar dropout for the IPV, the SuperES project team intends, with its implementation, to foster the promotion of competencies in pedagogical supervision, which will be capable of reducing the lack of success and scholar dropout. The direct recipients will be the IPV assistants who, starting from the survey of their training needs in the area of pedagogical supervision skills will benefit from an intervention program, promoter of pedagogical didactic literacy, and subsequently the IPV Students, with whom those contact. Relationships with Partners will foster synergies, scientific knowledge and capacity of reducing the knowledge gap and improving the good pedagogical practices inherent to the learning supervision.

The project will use active training methodologies, with the implementation of 17 sequential activities with emphasis on monitoring and pedagogical supervision skills evaluation, as structuring axes for the project consolidation and its actions, based on the results. It follows: (i) the construction, implementation and evaluation of a training intervention program, SuperES Program, aimed to the assistants, with their impact evaluation; (ii) construction of a computer platform / website - Didactics & Supervision School: general box of Aid and Support in Training, (iii) creation of a tool for self-monitoring of pedagogical skills "Supervision +".

The model program of training intervention SuperES will be supported in an action-research, taking on, with the participants, a co-path that aims to implement / test training and research tools to minimize the knowledge gap on the pedagogical supervision process. The target group consists of 5438 participants (5025 students and 413 teachers) from the five Organic Units of the IPV. The sample will be about 210 assistant / equivalents teacher and 900 students. The methodology is based on an experimental research with two groups: the experimental group, consisting of 20% of the population that will receive training and the control group.

Students will be active participants, pronouncing on the benefits of the Student Mentor. To monitoring the effectiveness of the program, a protocol of questionnaires will be applied in two moments (pre-test and post-test evaluation) in a face-to-face methodology and focusing on the recipients of the project as well as on the activities to be promoted by the partners.