EN

Artigos Atas Nacionais

2018

Alves, B., Ribeiro, E., Duarte, M. Cairrão, D. & Rosa, C. (2018). Para melhor aprender em contexto de creche: Estudo exploratório sobre condições essenciais ao bem-estar das crianças. In L. Menezes, M. Figueiredo, B. Rego, J. Balula, S. Felizardo, & A. Cardoso (Eds.), Olhares sobre a Educação (pp. 35-40). Viseu: ESEV-IPV, ISBN: 978-989-54036-1-5

Brás, A., Matos, A., Santos, E., Figueiredo, M., Santos, S. Ribeiro, E. Campos, S., & Felizardo, S. (2018). Escala para Identificação de Dificuldades de Aprendizagem (EIDA): Estudo exploratório sobre a sua utilização com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. In L. Menezes, M. Figueiredo, B. Rego, J. Balula, S. Felizardo, & A. Cardoso (Eds.), Olhares sobre a Educação (pp. 17-21). Viseu: ESEV-IPV, ISBN: 978-989-54036-1-5

Ribeiro, E., Alves, A., Lourenço, D. Ernesto T., & Geraldo, G. (2018). Contributo(s) para melhorar a qualidade em creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico. In L. Menezes, M. Figueiredo, B. Rego, J. Balula, S. Felizardo, & A. Cardoso (Eds.), Olhares sobre a Educação (pp. 40-46). Viseu: ESEV-IPV, ISBN: 978-989-54036-1-5

Rodrigues, J., Felizardo, S., & Ribeiro, E. (2018). A inclusão de alunos com Síndrome de Charge em contexto de ensino regular: Contributos de um estudo de caso. In L. Menezes, M. Figueiredo, B. Rego, J. Balula, S. Felizardo, & A. Cardoso (Eds.), Olhares sobre a Educação (pp. 12-17). Viseu: ESEV-IPV, ISBN: 978-989-54036-1-5

 

2017

Matos, I. A. (coord.), Silva, A. I., Melão, D., Lopes, F. A., Balula, J. P., & Amante, S. (Orgs.) (2017). Imaginários iluminados na didática do português. Livro de atas. Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-9-5.

Menezes, L., Ribeiro, A., Gomes, H., Martins, A. P., Oliveira, A. M., Delplancq, V., Matos, I. A., Balula, J. P., Viseu, F., & Flores, P. (2017). HUMAT: O humor no ensino da Matemática. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares, & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 439-441). Viseu: Associação de Professores de Matemática.

Menezes, L., Ribeiro, A., Gomes, H., Martins, A. P., Tavares, F. & Pinto, H. (Eds.). Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Viseu.

Menezes, L., Ribeiro, A., Oliveira, A. M, Delplancq, V., Gomes, H., Martins, A. P., Matos, I. A., Viseu, F., Flores, P., & Balula, J. P. (2017). O Humor em manuais escolares de Matemática. In Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 315-329). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Pinto, P., Matias, A., & Barros, T. A. (2017). Contributos do marketing territorial para a estratégia das Smart Cities: O caso da cidade de Viseu. In Livro de Atas X Congresso SOPCOM: Ciências da Comunicação: Vinte anos de investigação em Portugal. Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal.

Reis, S., & Menino, H. (2017). Planificar segundo a metodologia de trabalho por projeto: A experiência da prática laboratorial das unidades curriculares de Didática do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. In P. Pinto (Coord.), Atas do CNaPPES, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 367-370). Disponível: http://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf

Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2017). Práticas de condução de discussões matemáticas: Os casos de dois professores. In L. Menezes, A. Ribeiro, H. Gomes, A. P. Martins, F. Tavares, & H. Pinto (Eds.), Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 82-98). Viseu: Associação de Professores de Matemática.

Santos, F., Reis, S., Menino, H., Oliveira, M., Lopes, S., Fontes, A., Lopes, M., Sousa, J., & Antunes, S. (2017). As atividades extracurriculares na aprendizagem de estudantes do ensino superior: O caso da Festa do Dia da Criança. In P. Pinto (Coord.), Atas do CNaPPES: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 107-112). Disponível: http://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-de-Atas-do-CNaPPES-2016-3.pdf

Tavares, D., Pinto, H., Menino, H., Rodrigues, M., Rainho, N. (2017). O conhecimento matemático de futuros professores no início da sua formação: o caso da geometria, In Pires, M. V., Mesquita, C., Lopes, R. P., Santos, G., Cardoso, M., Sousa, J., Silva, E., & Teixeira, C. (Eds.), Livro de Atas do II Encontro internacional de formação na docência: INCTE 2017 (pp. 155-163). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança. ISBN: 978-972-745-222-4. http://hdl.handle.net/10198/4960

 

2016

Barbeiro, L., Pinto, H., & Dias, M. (Orgs.). (2016). Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais, 1(1). Leiria: ESECS/IPLeiria. Retrieved from http://sites.ipleiria.pt/riecs/vol-11-2016/

Fonseca, S., Amante, M., Araújo, L., Morgado, M., & Nunes, T. (2016). O impacto de um programa de estimulação cognitiva em idosos residentes na comunidade vs. em instituições. Actas de Gerontologia: Congresso Português de Avaliação e Intervenção em Gerontologia Social, 2(1), 1-9.
ISSN: 2182-9314.

Oliveira, H., Menezes, L., & Canavarro, A. P. (2016). Práticas de ensino para tornar visível o pensamento do aluno: Um estudo com futuros professores de Matemática. In A. P. Canavarro, A. P. Borralho, J. Brocardo, & L. Santos (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2016, Encontro em Investigação em Educação Matemática (pp. 327–340). Évora: SPIEM. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/3468

Rodrigues, C., Ponte, J. P., & Menezes, L. (2016). Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana. In Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 387-404). Caldas da Rainha. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/3409

Rodrigues, F., Brito E., Velho F., & Ferreira E. (2016). O papel da observação em contexto da formação de educadores de infância: Uma prática necessária. In Atas do CNaPPES 2016, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (pp. 337-346). Universidade de Lisboa, Portugal. ISBN 978-989-98576-5-0.

Velho F., Rodrigues, F., Brito E., & Ferreira E. (2016). O papel da observação em contexto da formação de educadores de infância: Uma prática necessária (337-346). In Atas do CNaPPES 2016, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Universidade de Lisboa, Portugal. ISBN 978-989-98576-5-0. http://cnappes.org/cnappes-2016/files/2014/03/Livro-deAtas-do-CNaPPES-2016-3.pdf.

Velho, F., Ferreira, E., Brito, E., & Rodrigues, F. (2016). A formação do educador-professor com perfil de investigador-reflexivo. In INCTE. 1º Encontro de Formação Profissional para a docência (pp. 49-57). Instituto Politécnico de Bragança. Bragança. Portugal. ISBN: 978-972-745-206-4.

 

2015

Antunes, B., Pinho, A., Peralta, K., Rodrigues, D., Martins, E., Mendes, F., Fernandes, R. & Fonseca, S. (2015). Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses. In E. Martins, F. Mendes, R. Fernandes & S. Fonseca (Coords.), Modelos e projetos de inclusão social (pp. 96-113). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-4-0

Antunes, B., Pinho, A., Peralta, K., Rodrigues, D., Martins, E., Mendes, F., Fernandes, R., & Fonseca, S. (2015). Comportamento alimentar restritivo e excesso de peso em jovens portugueses. In E. Martins, F. Mendes, R. Fernandes & S. Fonseca (Coords.), Modelos e projetos de inclusão social (pp. 96-113). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-4-0

Lopes, C., Quinteiro, I., Matos, L., Mendes, F., Martins, E., Fonseca, S. & Fernandes, R. (2015). Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade adulta jovem. In E. Martins, F. Mendes, R. Fernandes & S. Fonseca (Coords.), Modelos e projetos de inclusão social (pp. 114-131). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-4-0

Lopes, C., Quinteiro, I., Matos, L., Mendes, F., Martins, E., Fonseca, S., & Fernandes, R. (2015). Consumo de álcool numa amostra portuguesa em idade adulta jovem. In E. Martins, F. Mendes, R. Fernandes & S. Fonseca (Coords.), Modelos e projetos de inclusão social (pp. 114-131). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-4-0

Martins, E. & Fernandes, R. (2015). A importância das barreiras metodológicas na investigação no contexto da inclusão das comunidades ciganas na Europa. In E. Martins, F. Mendes, R. Fernandes & S. Fonseca (Coords.), Modelos e projetos de inclusão social (pp. 42-59). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-4-0

Martins, E., & Fernandes, R. (2015). A importância das barreiras metodológicas na investigação no contexto da inclusão das comunidades ciganas na Europa. In E. Martins, F. Mendes, R. Fernandes & S. Fonseca (Coords.), Modelos e projetos de inclusão social (pp. 42-59). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-4-0

Martins, E., Mendes, F. & Fernandes, R. (2015). Risco de desnutrição na população idosa e variáveis associadas: Um estudo exploratório. In C. Moura, I. Pereira, M. Monteiro, P. Pires & V. Rodrigues (Coords.), Saúde: Do desafio ao compromisso (pp. 100-109). Vila Real: Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado.

Mendes, F. (2015). O abandono escolar pela comunidade cigana e seus reflexos nos tribunais superiores em Portugal. In E. Martins, F. Mendes & R. Fernandes. Modelos e projetos de inclusão social (pp. 60-71). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN 978-989- 96261-4-0.

Mendes, F., Martins, E., & Fernandes, R. (2015). Os níveis de atividade física em adolescentes saudáveis com diferentes características sociodemográficas e contextuais. In C. Moura, I. Pereira, M. Monteiro, P. Pires & V. Rodrigues (Coords.), Saúde: Do desafio ao compromisso (pp. 132-143). Vila Real: Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado.

Menezes, L. (2015). Design de tarefas matemáticas com criatividade. In A. Barbosa et al. (Orgs.), Ensinar e aprender com criatividade dos 3 aos 12 anos - atas 2015 (pp. 127-130). Viana do Castelo: Escola Superior de Educação. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/2877/4/menezes%2C%20julho%2C%202005_2.pdf

Ramalho, H. (2015). Escola e reestruturação curricular numa era neoliberal: um ensaio de concetualização do pensamento crítico em educação. In C. Dominguez (Coord. Ed.), Pensamento Crítico na Educação: Desafios atuais (pp. 107-117). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Retrieved from http://bit.ly/1Rzdos1

Ribeiro, E. (2015). Diversidade e educação inclusiva: a mediação socioeducativa em contexto escolar. In E. Martins, F. Mendes, R. Fernandes & S. Fonseca (Coords.), Modelos e projetos de inclusão Social (pp. 2-16). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989- 96261-4-0

Ribeiro, M., Brito, E., & Rodrigues F. (2015). Uma avaliação dos MOOC ao serviço do ensino e aprendizagem das Línguas Estrangeiras. In XXII Colóquio AFIRSE PORTUGAL. Diversidade e Complexidade da Avaliação em Educação e Formação (pp. 1252-1262). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal. ISBN: 978-989-827-225-6.

 

2014

Faria, S., & Milhano, S. (2014). Ao ritmo dos estilos musicais Rock e Clássico: Um estudo de caso com quatro crianças do 1.º Ciclo. In Atas do XII Congresso da SPCE: As ciências da educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp. 885-894). Vila Real: UTAD.

Figueiredo, M. P. (2014). A formação de profissionais para a educação básica no contexto do ensino superior. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.), Atas do III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB - Formação inicial de professores e educadores: Experiências em contexto português (pp. 19-36). Aveiro: UA Editora.

Figueiredo, M. P. (2014). Produção de conhecimento profissional específico? - diferentes perspetivas sobre a realização de investigação na formação inicial. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.), Atas do III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB - Formação inicial de professores e educadores: Experiências em contexto português (pp. 461-480). Aveiro: UA Editora.

Gonçalves, F., & Aranha, A. (2014). Treino da velocidade dos Jovens no Voleibol: Exercícios para o desenvolvimento do tempo de reação complexo e da velocidade de execução. In A. Albuquerque, C. Pinheiro & R. Resende (Eds.), A formação de formadores em Educação Física e Desporto. Perspetivas internacionais. Tendências atuais. Maia: Edições ISMAI. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.24/148

Gonçalves, F., Mourão, P., & Aranha, A. (2014). Ficha de observação motora transversal aos Jogos Desportivos Coletivos: Análise da qualidade de jogo dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. In A. Albuquerque, C. Pinheiro & R. Resende (Eds.), A formação de formadores em Educação Física e Desporto. Perspetivas internacionais. Tendências atuais. Maia: Edições ISMAI. Retrieved from https://repositorio.ismai.pt/bitstream/10400.24/151/1/ficha%20observacao%20motora.pdf

Melão, D. (2014). Leitura(s) e criatividade(s): Representações, itinerários e (desa)fios para formar leitores com as Metas Curriculares de Português. In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp. 1715-1723). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/2643

Melão, D. (2014). Pedagogia para a autonomia no ensino superior: Inquietações, (re)flexões e pactos do quotidiano com estudantes do 1.º ciclo de estudos em comunicação social. In J. L. C., F. Vieira, M. A. Moreira & M. J. Almeida (Orgs.), Pedagogia para a autonomia: Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. Atas do 6.º Encontro do GT-PA (Grupo de trabalho - Pedagogia para a autonomia) (pp. 251-259). Braga: CIE/IEUM. ISBN 978-989-8525-28-4

Menezes, L., Figueiredo, M., Gomes, C., Balula, J. P. R., Novais, A., Ribeiro, E., … Rodrigues, C. (2014). A iniciação à prática profissional no curso de Educação Básica: uma reflexão sobre a experiência da Escola Superior de Educação de Viseu. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.), Atas do III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB - Formação inicial de professores e educadores: Experiências em contexto português (pp. 397–411). Aveiro: UA Editora. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2363

Menezes, L., Serrazina, M. de L., & Fonseca, L. (2014). Conhecimento de Geometria de estudantes da Licenciatura em Educação Básica. Em M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida, & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV Seminário de Investigacão em Educacão Matemática (pp. 243–261). Braga: APM. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2068

Ribeiro, C. M., Amaral, R. B., Pinto, H., & Flores, E. (2014). Conhecimento matemático especializado do professor: Discutindo um caso na formulação de problemas de divisão. In Atas do II Congresso Nacional de Formação de Professores, XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (pp. 2058-2070). Retrieved from http://www.researchgate.net/publication/262672573_Conhecimento_matemtico_especializado_do_professor_discutindo_um_caso_na_formulao_de_problemas_de_diviso

Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2014). Tarefas matemáticas no ensino da álgebra. In J. Brocardo, A. M. Boavida, C. Delgado, E. Santos, F. Mendes, J. Duarte, M. Baía, M. Figueiredo (Eds.), Livro de Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM2014) (pp. 353-367). Sesimbra: ESE Setúbal. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/2428

Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2014a). Práticas de discussão matemática no ensino da Álgebra. In M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, A. M. Boavida, & L. Menezes (Eds.), Atas do XXV Seminário de Investigacão em Educacão Matemática (pp. 65–78). Braga: APM. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2068

Sá, I., Bordonhos, J., Monteiro, N., & Gonçalves, F. (2014). A motivação dos alunos para a participação no Desporto Escolar. In A. Albuquerque, C. Pinheiro & R. Resende (Eds.), A formação de formadores em Educação Física e Desporto. Perspetivas internacionais. Tendências atuais. Maia: Edições ISMAI. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.24/150

Santos, T., & Milhano, S. (2014). A banda desenhada como estratégia pedagógica em contexto de 1.º ciclo. In Atas do XII Congresso da SPCE: As ciências da educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar (pp. 1573-1583). Vila Real: UTAD.

Seco, G., Filipe, L., Pereira, P., & Alves, S. (2014). O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior. In Figueira, C., Fernandes, C.F., Magalhães, I., Abreu, M. O. & Espassadim, T. (Eds.), Livro de Atas do III Congresso da RESAPES: Novas fronteiras para a intervenção psicológica no ensino superior (pp. 117-128). RESAPES: Universidade de Lisboa. ISBN: 9789892048277. Retrieved from https://iconline.IPLeiriaeiria.pt/handle/10400.8/1017

Serrazina, L., Menezes, L., Barbosa, A., Caseiro, A., Monteiro, A., Loureiro, C., … Tempera, T. (2014). O conhecimento matemático dos estudantes no início da Licenciatura em Educação Básica: um projeto envolvendo três Escolas superiores de educação. In G. Portugal, A. I. Andrade, C. Tomaz, F. Martins, J. A. Costa, M. Migueis, R. Neves, & R. M. Vieira (Orgs.), Atas do III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1.º e 2.º CEB - Formação inicial de professores e educadores: Experiências em contexto português (pp. 115-131). Aveiro: UA Editora. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2439

 

2013

Felizardo, S. (2013). Perceções dos professores sobre o enquadramento legal da educação especial: Reflexões a partir do paradigma inclusivo. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. F. Silva, & A. A. Gomes (Org.), Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Psicologia (pp. 350-360). Lisboa: Editor Associação Portuguesa de Psicologia. ISBN: 978-98996606-1-8

Felizardo, S.M.A.S. (2013). Contextos, parcerias e envolvimento parental para a inclusão. In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C.F. Silva, & A.A. Gomes (Orgs.), Livro de Atas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp.380-384). Lisboa: Associação Portuguesa de Psicologia. ISBN: 978-989-96606-1- 8

Pinto, H., & Ribeiro, C. M. (2013). Conhecimento mobilizado por futuros professores dos primeiros anos em situações que envolvem raciocínio multiplicativo. Investigação em Educação Matemática 2013 - Raciocínio Matemático, 1, 575-577.

Pinto, H., Ribeiro, C. R., & Ferreira, N. (2013). O sentido de adição e subtração de números racionais de futuros professores dos primeiros anos. In J. A., Fernandes, M. H., Martinho, J., Tinoco, & F. Viseu (Orgs.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 439-450). Braga: APM & CIEd da Universidade do Minho.

                        

© Copyright 2018 IPV-CI&DEI