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Linhas de Investigação

O CI&DEI integra uma equipa multidisciplinar de investigadores, com diferentes origens geográficas, trabalhando em rede, partilhando know how e colaborando nas suas atividades de investigação, dando respostas inovadoras aos atuais desafios científicos e tecnológicos. O caminho percorrido, a missão e as caraterísticas da unidade, permitem traçar as linhas de investigação, bem como as principais estratégias para o futuro.

As quatro linhas definidas perspetivam contribuições para o avanço e aplicação do conhecimento em vários domínios:

  • Didáticas e Formação de Professores;
  • Educação em Contextos Não Formais;
  • Educação para o Empreendedorismo;
  • Educação Inclusiva.

A investigação nas Didáticas e Formação de Professores é relevante ao nível da compreensão do papel do professor no processo de ensino, da inovação das práticas pedagógicas mais centradas no aluno e na utilização de novas tecnologias, potenciadoras do envolvimento e inclusão, articulando-se com a formação inicial e contínua de professores e outros agentes educativos.

A Educação em Contextos Não Formais ocupa um lugar cada vez maior nas atuais sociedades, caraterizadas pela diversidade sociocultural. A sua ação abrange vários públicos (crianças aos idosos), usando para isso ações educativas diferenciadas, práticas coletivas e sociais, com a cidadania como pano de fundo. Pretende-se a partir das relações vividas no quotidiano e da valorização de questões não consideradas em outros campos educacionais, fazer emergir as bases de uma educação verdadeiramente transformadora.

A Educação para o Empreendedorismo está a ter impacto tanto na definição de políticas educativas dos estados europeus, ao ser aceite como elemento para o desenvolvimento de competências transversais a ser implementadas nos diversos níveis de ensino, como na comunidade que reconhece o efeito deste tipo de competências. Percebe-se a sua importância e aplicação na sociedade, existindo um caminho a desenvolver no âmbito da aprendizagem ao longo da vida e da formação especializada.

A Educação Inclusiva perpassa pelas várias dimensões humanas, sociais e políticas auxiliando a inserção das pessoas na sociedade, através da reestruturação de práticas e ações cada vez mais inclusivas. Pretende-se consolidar e prosseguir com linhas de investigação decorrentes de necessidades emergentes das práticas educativas e reabilitativas (e.g. práticas inclusivas e participação dos alunos com Necessidade Educativas Especiais em diferentes contextos – escolar, de vida e no envolvimento parental na escola).

                        

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