EN

Livros e capítulos de livros

2018

Alves, D., Pinto, H., Dias, I., Abreu, M., & Muñoz, R. (Eds.) (2018). Atas da VII Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-989-8797-20-9. Retrieved from http://sites.ipleiria.pt/ipce2018/livro-de-atas-2018/

Castro, M (Coord.) (2018). A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança. Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-245-3. Retrieved from http://hdl.handle.net/10198/17303

Castro, M. (2018). A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança: Percursos e olhares. In J. R. Monteiro, M. Castro (Eds.), A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança (pp. 1-63). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-246-0. Retrieved from http://hdl.handle.net/10198/17765

Castro, M. (2018). Encargos e funções religiosas da Misericórdia de Bragança. In J. R. Monteiro, M. Castro (Eds.), A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança: Percursos e olhares. Bragança: Instituto Politécnico (pp. 1-37). ISBN 978-972-745-246-0. Retrieved from http://hdl.handle.net/10198/17766

Castro, M. (2018). Lista das mesas administrativas da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Bragança de 1900 à presente vigência (2016-2019). In A Santa e Real Casa da Misericórdia de Bragança: Percursos e olhares (pp. 1-12). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-246-0. Retrieved from http://hdl.handle.net/10198/17770

Cunha, M., Coutinho, E., Pereira, C., Chaves, C., Nelas, P., Amaral, O., . . . Cabral, L. (2018). The evidence-based practice: Breastfeeding as a preventive factor for postpartum depression. In A. Costa, L. Reis, F. Souza & A. Moreira (Eds.), Computer Supported Qualitative Research. Advances in Intelligent Systems and Computing (Vol. 621, pp. 121-130). Cham, Switzerland: Springer. Retrieved from https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-61121-1_11

El Homrani, M., Ruiz, I., & Tadeu, P. (2018) Liderazgo intercultural de los estudiantes de La Universidad de Granada. In J. G. Sallan, & C. M. Juan (Eds.), Liderazgo y Gestión del talento en las organizaciones. Wolters Kluwer Eds. ISBN 978-84-9987-186-8

Gonçalves, F. (2018). Análise aos cursos de formação inicial em educação física, em Portugal: Estudo centrado nos planos de estudos, programas curriculares e conteúdos das disciplinas de avaliação pedagógica. Portugal: Novas Edições Académicas. ISBN-10: 6202178663.

Guedes de Pinho, L. M., Pereira, A. M., & Chaves, C. (2018). Quality of life in schizophrenic patients: The influence of sociodemographic and clinical characteristics and satisfaction with social support. Trends Psychiatry Psychother, 00(0), 1-8. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0002

Melo, A. S. (Org.) (2018). A educação artística no sistema de ensino português: Conquistas e desafios. Livro de Atas do Congresso de Investigação em Educação. Viseu: ESEV/IPV

Parreira, P., Paiva, T., Mónico, L., Alves, L., & Sampaio, J. H. (Eds.) (2018). As instituições de Ensino Superior Politécnico e a educação para o empreendedorismo. Guarda: Instituto Politécnico da Guarda. ISBN: 978-972-8681-75-3

Sá, C., Saraiva, L., Gonçalves, F., & Santos, F. (Eds.) (2018). Livro de resumos do III Seminário a cultura motora na Escola do 1º CEB. Viana do Castelo: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Santos, C., & Santos, O. (2018). 5X4 Receitas (com)edida. Leiria: IPLeiria. Livro multiformato. ISBN: 978-989-8797-23-0

Tadeu, P., & Brigas, C. (2018). Using online programs to centre students in the Twenty-First Century. In C. Fitzgerald, S. Laurian-Fitzgerald, & C. Popa (Eds.), Handbook of Research on Student-Centered Strategies in Online Adult Learning Environments (pp. 102-119). Hershey, PA: IGI Global. doi: 10.4018/978-1-5225-5085-3.ch005

Yuberrasco, A., Paiva, T., Tadeu, P., & Alves, L. (2018). Perceções da aprendizagem: Processos e modelos de desenvolvimento de competências. In P. Parreira, J. H. Sampaio, L. Mónico, T. Paiva & . Alves (Eds.), Análise das Representações Sociais e do Impacto da Aquisição de Competências em Empreendedorismo nos Estudantes do Ensino Superior Politécnico. Instituto Politécnico da Guarda. ISBN: 978-972-8681-76-0.

 

2017

Almeida, L., Melo, A. S., & Balula, J. P. (2017). A procissão dos livros: Performance de leitura ritualizada. In H. Cruz, I. Bezelga, & P. S. Rodrigues (Eds.), Práticas Artísticas Comunitárias (pp. 149-163). Porto: PELE | CHAIA | FCT.

Alves, D., Pinto, H., Dias, I., Abreu, M., & Muñoz, R. (Eds.). In Atas da VI Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. ISBN 978-989-8797-13-1. Retrieved from http://sites.ipleiria.pt/ipce2017/pt/livro-de-atas-2017/

Alves, R., & Menezes, L. (2017). Contributos da discussão matemática para a aprendizagem dos números racionais. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 53–66). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Amado, J., & Cardoso, A. P. (2017). A investigação-ação e suas modalidades. In J. Amado (Org.), Manual de investigação qualitativa em educação (3.º ed., pp. 187-197). Coimbra: Imprensa Universitária de Coimbra.

Balula, J. P. (2017). Estudos no âmbito da Didática do Português. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 119-120). Viseu: Escola Superior de Educação.

Barroco, C., Augusto, L., & Martins, L. (2018). Building food experiences: The case of food events in small regions. In Slocum, S.L. & Curtis, K.R. Food and Agricultural Tourism: Theory and Best Practice (pp. 57-59). Oxon, UK: Routledge

Benigno, V., Rego, B. & Felizardo, S. (2017). Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: Contributos de um estudo qualitativo. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 250-260). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN:978-989-96261.

Benigno, V., Rego, B., & Felizardo, S. (2017). Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo. In Menezes, L., Cardoso, A. P., Rego, R., Figueiredo, M., Balula, J. P., & Felizardo, S. (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 250-260). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261.

Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. Cardoso, A. P., & Rego, B. (2017). Metodologias de investigação na formação de professores: A investigação-ação e o estudo de caso. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 21-33). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN:978-989-96261

Carvalho, A. I., & Figueiredo, M. P. (2017). "Isto foi a melhor coisa que aconteceu": Reflexões partilhadas sobre cozinhas de lama. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 191-203). Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN:978-989-96261

Carvalho, G. S., Tracana, R. B., & Jourdan, D. (2017). Concepções de saúde (positiva e negativa) de professores: Implicações para a formação docente e a promoção da saúde em meio escola. In Júnior, C. A. O. M., Corazza, M. J. & Júnior, A. L. (Org.) Formação de professores de Ciências: Perspetivas e desafios. (pp. 77-90). Maringá: Eduem. ISBN: 978-85-7628-726-1.

Carvalho, M. P. & Capelo, A. (2017). Estudos no âmbito da didática das ciências, In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, S. Felizardo. Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 91-94). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Conceição, S., & Menezes, L. (2017). Conhecimento, conceções e envolvimento parental face a um novo programa de Matemática do 1.º ciclo do Ensino Básico. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 79–90). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Coutinho, E., Parreira, V., Martins, B., Chaves, C., & Nelas, P. (2017). The informal intercultural mediator nurse in obstetrics care. In Costa A., Reis L., Neri de Sousa F., Moreira A., Lamas D. (Eds.), Computer Supported Qualitative Research. Studies in Systems, Decision and Control (Vol. 71, pp. 63-74). Springer, Cham. Doi: https://doi.org/10.1007/978-3-319-43271-7_6

Delplancq, V., Amante, F. S, Fidalgo, S., Lopes, A., & Oliveira, A. (Orgs.) (2017). Um Conto em Língua Estrangeira. Viseu: Edições Esgotadas.

Eustáquio, L., & Carneiro de Sousa, C. (2017). Creative Collaborative Virtual Environments. In Encyclopedia of Information Science and Technology, Fourth Edition.

Felizardo, S. (2017). Necessidades educativas especiais e parcerias para a inclusão: Introdução Cap. 6. In L. Menezes, A. Cardoso, B. Rego, M. Figueiredo, J. P. Balula, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 216-220). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261.

Felizardo, S., & Ribeiro, E. (2017). Envolvimento parental e inclusão na escola. In L. Menezes, A. Cardoso, B. Rego, M. Figueiredo, J. P. Balula, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp.240-250). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261 (E-book).

Fernández Batanero, J. M., & Brigas, C. (2017). TIC y discapacidad. Principales barreras para la formación del profesorado. In J. Ruiz-Palmero, J. SánchezRodríguez, & E. Sánchez-Rivas (Eds.), Innovación docente y uso de las TIC en educación. Málaga: UMA Editorial.

Fernández Batanero, J. M., Santiago, A. G., & Carlos, B. (2017). Profesorado Universitario y estudiantes con discapacidad. In Respuesta e Intervenciones Educativas en una sociedad diversa (pp. 998-1008). Editorial Comares.

Figueiredo, M. P. (2017). A realização de investigação na formação inicial de professores: olhares e interpretações. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 11-20). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261

Figueiredo, M. P. (2017). Estudos no âmbito da Pedagogia de Infância. In L. Menezes, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 178-181). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261

Figueiredo, M. P. (2017). O conhecimento e o currículo: Transformações, modos de pensar e significados futuros. In Conselho Nacional de Educação (Ed.), Lei de Bases do Sistema Educativo: Balanço e prospetiva (Vol. I, pp. 293-310). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.

Figueiredo, M. P. (2017). Observação de pares multidisciplinar e formação pedagógica de professores do ensino superior: Cinco notas a propósito do "De Par em Par". In A. Mouraz & J.P. Pêgo (Orgs.), De par em par na Universidade do Porto (pp. 144-148). Porto: Edições da Universidade do Porto.

Gomes, H., Pedro, A. R., & Menezes, L. (2017). Processos de identificação, representação e comunicação no trabalho com padrões rítmicos na educação de infância. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 204–215). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Jerónimo, M., Duarte, A.L., Mangas, C. F., Sousa, C., Seco, G., Sousa, P., & Santos, T. M. (2017). Promoting good practices for equity and inclusion in Portuguese Higher Education: A comprehensive approach at the national and institutional level. In Dovigo, F. & Casanova, L. (Eds), Good practices for equity and inclusion in Higher Education. Collana Educazione Inclusiva - Inclusive Education Series. Department of Human and Social Sciences, University of Bergamo (Vol. 5). ISBN: 9788897413240

Lopes, A. M. C. et al. (2017). Espaços de intimidade e intimidação: Do objeto ao abjeto e ao retorno do sublime no romance O Visitante. São Paulo: Todas as Musas.

Lopes, M. S. P., Fontes, A., Sousa, J., & Lopes, S. (Orgs.) (2017). Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos. Lisboa: Coisas de Ler.

Lopes, M. S. P., Magalhães, F., & Sousa, J. (Orgs.) (2017). Reflexões sobre o Património Cultural. Leiria: Cics-Nova- ESECS Instituto Politécnico de Leiria (e-book) ISBN: 978-989-8797-15-5

Magueta, L.G. (2017). As atividades extracurriculares na formação do técnico superior profissional de intervenção em espaços educativos. In Fontes, A., Sousa, J.G., Lopes, M.S.P. & Lopes, S.M. (Orgs.), Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos (pp.139-154). Lisboa: Coisas de Ler.

Marques, I. F., Gomes, M. C. A., & Gonçalves, N. (2017). A Influência das tecnologias na promoção do pensamento abstrato com alunos do 1.º CEB. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261

Mateus, C., Figueiredo, M. & Rego, B. (2017). Participação de pais e e-portfólios: Práticas de avaliação participadas na educação pré- escolar. In L. Menezes, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 145-157). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261

Melão, D. (2017). Pelos mares da leitura literária no ensino superior: Há lugar(es) para/(d)o livro na era digital? In A. M: Ferreira, C. Morais, M. F. Brasete e R. L. Coimbra (Eds.), Pelos mares da língua portuguesa 3 (pp. 875-895). Aveiro: UA Editora. ISBN: 978-972-789-514-4. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/4648

Menezes, L. (2017). Estudos no âmbito da Didática da Matemática. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 35–38). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Menezes, L., Cardoso, A. P., Rego, B., Balula, J. P., Figueiredo, M., & Felizardo, S. (Eds.) (2017). Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261 (E-book).

Menezes, L., Gomes, H., Ribeiro, A., Martins, A. P., Flores, P., Viseu, F., Oliveira, A., Matos, I. A., Balula, J. P., & Delplancq, V. (2017). Humor no ensino da matemática: Tarefas para a sala de aula. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Milhano, S., & Carreira, A. (2017). Sentidos e significados das experiências práticas de aprendizagem musical vivenciadas pelos estudantes no Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Sociocultural e Desportiva. In A. Fontes, J. Sousa, S. Lopes, & M. S. P. Lopes (Org.), Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos (pp. 115-138). Leiria, Coisas de Ler. ISBN: 978-989-8659-98-9

Miragaia, E., & Balula, J. P. (2017). Estratégias para o desenvolvimento da compreensão de textos literários na sala de aula. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 131- 139). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261

Pereira, F., Silva, A. I. & Eira, P. (2017). Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional. In C. Camponez, F. Pinheiro, J. F., M. Gomes & R. Sobreira (Eds.), Comunicação e Transformações sociais: Comunicação Política. Comunicação Organizacional e Institucional. Cultura Visual (pp.427 - 437.) Coimbra: SOPCOM. ISBN: 9789899984011. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/4598.

Pereira, I. (2017). De par em par: Explorar a paisagem interior de um professor do Ensino Superior. In Mouraz, A., & Pêgo, J. P. (Orgs.). De para em par na Universidade do Porto (pp. 131-134). Porto: Universidade do Porto Edições.

Pereira, I., Cadima, R., Menino, H., & Araújo, I. (2017). E-mentoring: A content analysis design. In A. P. Costa, L. P. Reis, F. N. de Sousa, A. Moreira, & D. Lamas (Eds.), Computer Supported Qualitative Research (pp. 117–121). Switzerland: Springer International Publishing. Doi: http://doi.org/10.1007/978-3-319-43271-7_11

Pinto, H. (2017). O desenvolvimento do sentido da multiplicação de números racionais: uma trajetória hipotética de aprendizagem. In GTI (Org.) A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula (pp. 57-88). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Pinto, H. et al. (Eds.) (2017). Atas do XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Rodrigues, A., Cardoso, A. P., & Lopes, F.A. (2017). Educar para os valores através da Literatura Infantil: Um projeto de investigação-ação no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In L. Menezes, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp.121-130). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN:978-989-96261

Santos, M. J. (2017). Desenvolvimento e contextos socioculturais: Uma construção plural. In Fontes, A., Sousa, J., Lopes, M. S. P. & Lopes, S. (Coords.), Intervenção em contextos socioculturais e educativos (pp. 173-186). Lisboa: Coisas de Ler. ISBN 978-989-86-5998-9

Santos, O., Fernandes, D., Campos, N., Tinoco, E., Leite, C., & Torres, F. (2017). Programa de treino cognitivo para adultos com incapacidade intelectual – Nivel I. Évora: Edições Aloendro.

Silva, A. I. (2017). E se eu fosse s/Surda? Implicações para a Educação Básica. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, M. Figueiredo & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 221-230). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261. Retrieved from : http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/460.

Silva, A. S., & Felizardo, S. (2017). Contextos inclusivos e articulação educativa entre professores e pais de crianças com perturbações do autismo. In L. Menezes, A. P. Cardoso, B. Rego, M. Figueiredo, J. P. Balula, & S. Felizardo (Eds.), Olhares sobre a educação: Em torno da formação de professores (pp. 216-220). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-989-96261.

Souto-e-Melo, A. L. (2017). Enquadramento histórico e legal do Processo de Bolonha e o seu impacto no sistema de ensino superior português. In F. G. R. Junior Pôrto (Ed.), Processo de Bolonha e Formação: estudos e ensaios (pp. 17-81). Letónia: Novas Edições Académicas.

Souto-e-Melo, A. L. (no prelo). Bologna Process and the Rethinking of the Role of Higher Education: Teaching strategies focused on students' skills achievement. In C. Albuquerque, A. Gomes Ferreira, A. Lima Oliveira, M. P. Paixão, R. Paquete Paixão & A. M. Seixas (Eds.), Higher Education after Bologna. Challenges and Perspectives.

Tavares, D., Gonçalves, F., Menino, H. & Cadima, R. (2017). Todos juntos 2.º ano, Matemática 2º ano. Lisboa: Santillana.



2016

Alves, D., Pinto, H., Dias, I., Abreu, M., & Muñoz, R. (Eds.) (2016). Atas da V Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. Retrieved from http://sites.ipleiria.pt/ipce2016/en/livro-de-atas-2016/

Amante, S., Pinho, S., & Balula, J. P. (2016). Textbooks as a basic resource for the promotion of intercultural coexistence? A case study. In N. Johnson & S. Simpson (Eds.). Bridging Differences: Understanding Cultural Interaction in Our Globalized World (pp. 195-205). Oxford: Inter- Disciplinary Press.

Batista, J., Morais, N., & Ramos, F. (2016). Researching the Use of Communication Technologies in Higher Education Institutions in Portugal. In M. Pinheiro & D. Simões (Eds.), Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings (pp. 280-303). IGI Global. Retrieved from http://www.igi- global.com/book/handbook-research-engaging-digital-natives/141949

Brigas C., Ravasco C., Fonseca C., Mateus J., Bolota U. (2016) Use of ICT in school context: Pupil’s, parents’ and teachers’ perceptions. In M. Marcelino, A. Mendes, M. Gomes (Eds.), ICT in Education (pp. 97-113). Springer, Cham

Cadima, R. (2016). Análise de redes sociais e capital social. In R. Cislaghi, F. Gauthier & D. Andrade (Eds.), Perspectivas Interdisciplinares em Avaliação Educacional. Florianópolis: UFSC/EGC. ISBN 978-85-61115-13-5

Fernandes, R., Ferreira, J., & Martins, E. (2016). Bem-estar subjetivo e trabalho: Relevância da satisfação, sucesso e longevidade laborais. In F. Lobo (Ed.), Psicologia do Trabalho e das Organizações: Contributos (pp. 197-208). Braga: Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972556_19

Gomes, C. A., Figueiredo, M., Ramalho, H., & Rocha, J. (Coords.) (2016). Atas do XIII SPCE: Fronteiras, diálogos e transições na educação. Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-6-4

Kumpfer, K. L, Magalhães, C., & Kanse, S. (2016). Family Structure, Culture, and Family-based Interventions for Health Promotion. In M. Korin (Ed.), The Handbook of Health Promotion for Children and Adolescents (pp. 57-81). Springer Publishing.

Kumpfer, K. L. & Magalhães, C., Xie, J., & Kanse, S. (2016). Cultural and Gender Adaptations of evidence- based family interventions. In M. Van Ryzin, K. L., Kumpfer, G. Falco, & M. Greenberg, (Eds.), Family-based Prevention Programs for Children and Adolescents: Theory, Research, and Large-Scale Dissemination (pp. 256-281). NY: Psychology Press.

Kumpfer, K. L., & Magalhães, C. (2016). Prevention as Treatment: Enhancing resilience in high-risk children. In S. Maltzman, (Ed.), The Oxford Handbook of Treatment Processes and Outcomes in Counseling Psychology (pp. 309-333). Oxford: Oxford Press.

Kumpfer, K. L., Magalhães, C., Whiteside, H., & Xie, J. (2016). Strengthening Families for middle/late childhood. In M. Van Ryzin, K.L. Kumpfer, G. Falco, & M. Greenberg (Eds.), Family-based Prevention Programs for Children and Adolescents: Theory, Research, and Large-Scale Dissemination (pp.68-85). NY: Psychology Press.

Kumpfer, K., Magalhães, C., & Kanse, S. (2016). Impact of Family Structure, Functioning, Culture, and Family-Based Interventions on Children´s Health. In M. Korin (Ed.), Health Promotion for Children and Adolescents (pp. 57–81). London: Springer.

Lopes, A. M. C. (2016). Cântico Final, de Vergílio Ferreira, ou a insondável e inverosímil finitude do ser. In O. Borges Filho & S. Barbosa (orgs.). O Espaço Literário na obra de Vergílio Ferreira (pp 95-109). São Paulo: Todas as Musas.

Lopes, M. S. P., & Barreira, C. F. (Orgs.) (2016). Cadernos de intervenção cultural e educação artística: Experiências em animação, artes e educação (nº 1). Leiria: NIDE/Escola Superior Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, e-book: ISBN 978-989-8797-09-4

Magueta, L. G. (2016). Ensino e aprendizagem em Educação Básica: Analisar e (re)pensar processos pedagógicos em EaD. In Mill, D. & Reali, A. (Orgs.), Educação a Distância, qualidade e convergências: Sujeitos, conhecimentos, práticas e tecnologias. São Carlos: EdUFSCar.

Marcelino, M. J., Mendes, A. J, & Gomes, M. C. A. (Eds.) (2016). ICT in education multiple and inclusive perspectives. ISBN: 978-3-319-22900-3. Springer. Retrieved from http://www.springer.com/gp/book/9783319228990

Morais, N., & Ramos, F. (2016). The use of communication technologies in personal and learning contexts: The influence of gender in higher education students in Portugal. In M. J. Marcelino, A. J. Mendes, M. C. A. Gomes (Eds.). ICT in Education Multiple and Inclusive Perspectives (pp. 151-170). Springer. Retrieved from http://www.springer.com/gp/book/9783319228990

Pinto, H. et al. (Eds.) (2016). Atas da Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria.

Pombo, l., Morais, N., Batista, J., Pinto, M., Coelho, D., & Moreira, A. (2016). The Use of Communication Technologies in Higher Education in Portugal: Best Practices and Future Trends. In M. J. Marcelino, A. J. Mendes, M. C. A. Gomes (Eds.). ICT in Education Multiple and Inclusive Perspectives (pp. 1-20). Springer. Retrieved from http://www.springer.com/gp/book/9783319228990

Ribeiro, E. (2016). Identidade na criança e trajetórias da pedagogia de infância - Contributos para uma epistemologia da práxis. Viseu: Edições Esgotadas. ISBN 978-0989-8801-43-2

Ribeiro, E. (2016). Identidade na criança e trajetórias da práxis na educação de infância. Viseu: Edições Esgotadas

Sarmento, H., Roma, P., Marques, A., & Leitão, J. (2016). Tactical analysis of Barcelona, Inter Milan and Manchester United – A mixed Method Approach. In T. Favero, T., Drust, B., & B. Dawson (Eds), International Research in Science & Soccer II (pp.48-57). London: Routledge. ISBN: 978-1-138- 92089-7

Seco, G., Pereira, A.P., Filipe, L., & Alves, S. (2016). Promoção de sucesso académico e bem-estar em estudantes do IPLeiria: Alguns contributos do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE). In Almeida, L. S. & Castro, R. V. (Orgs.), Ser Estudante no Ensino Superior: O caso dos estudantes do 1º ano (pp. 123-145) (Ebook). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação da Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-45-1. Retrieved from https://iconline.ipleiria.pt/handle/10400.8/1897

Silva, A. I., Balula, J. P. R., Matos, I. A., Amante, S., Castelo, A., & Melão, D. (2016). Manuais escolares de português: Cenários didáticos de educação literária a partir das Metas Curriculares. In B. Hlibowicka-Węglarz, J. Wiśniewska & E. Jabłonka (orgs.). Língua Portuguesa. Unidade na Diversidade (Vol. II, pp. 193-206). Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marie Curie-Skłodowskiej.

Tavares, D., Gonçalves, F., Menino, H., & Cadima, R. (2016). Todos juntos 1.º ano, Matemática 1º ano. Lisboa: Santillana.

Tavares, D., Gonçalves, F., Menino, H., & Cadima, R. (Eds.) (2016). Todos juntos - Educateca, Matemática 1º ano. Lisboa: Santillana.

Tavares, D., Gonçalves, F., Menino, H., & Cadima, R. (Eds.) (2016). Todos juntos - Livro de atividades, Matemática 1º ano. Lisboa: Santillana.

Tavares, D., Gonçalves, F., Menino, H., & Cadima, R. (Eds.) (2016). Todos juntos - Livro de fichas de avaliação, Matemática 1º ano. Lisboa: Santillana.

Tavares, D., Gonçalves, F., Menino, H., & Cadima, R. (Eds.) (2016). Todos juntos - Livro de materiais manipuláveis, Matemática 1º ano. Lisboa: Santillana.

 

2015

Brito, E. (2015). (Re)pensar a formação de professores no contexto do Processo de Bolonha: Que constrangimentos? Que alternativas? Relatório do Estado da Educação 2014. Conselho Nacional de Educação. (pp. 278-289). Lisboa, Portugal. ISBN: 978-972-8360-91-7 / ISSN: 1647-8541.

Gonçalves, F., & Lima, R. (2015). Formação do professor de educação física: Implicações curriculares e operacionais. In R. Resende, A. Albuquerque & R. Gomes (Eds.), Formação e saberes em desporto, educação física e lazer (1 ed., Vol. 1, pp. 489-529). Lisboa: Omniserviços, Representações e Serviços, Lda.

Kumpfer, K. L., Magalhães, C., & Ahearn Greene, J. (2015). Strengthening families program. In J. Ponzetti (Ed.), Evidence-based parenting education: A global perspective (pp. 277-293). NYC: Routledge.

Kumpfer, K. L., Magalhães, C., Whiteside, H., & Xie, J. (2015). Strengthening families for middle/late childhood. In M. Van Ryzin, K. L. Kumpfer, G. Falco & M. Greenberg (Eds.), Family-based prevention programs for children and adolescents: Theory, research, and large-scale dissemination (pp. 68- 85). NY: Psychology Press.

Kumpfer, K. L., Magalhães, C., Xie, J., & Kanse, S. (2015). Cultural and gender adaptations of evidence- based family interventions. In M. Van Ryzin, K. L. Kumpfer, G. Falco & M. Greenberg (Eds.), Family-based prevention programs for children and adolescents: Theory, research, and large-scale dissemination (pp. 256-281). NY: Psychology Press.

Martins, E., Mendes, F., Fernandes, R., & Fonseca, S. (Coords.) (2015). Modelos e projetos de inclusão social. Viseu: Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-96261-4-0

Melão, D., & Balula, J. P. (2015). Re(a)presentações do/no espaço em a vida no céu – Romance para jovens e outros sonhadores – (Im)possibilidades e (des)encontros. In O. B. Filho (Org.), Espaço e literatura: Perspetivas (pp. 205-222). São Paulo: Ribeirão Gráfica e Editora. (ISBN: 978-85-7681). Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/3004

Menezes, L. & Batista, C. (2015). Sejam racionais! (história infantil). In L. Menezes, S. Novo, A. Lucas, M. Silva, C. Batista (Orgs.), Histórias... com Matemática III (pp. 23-29). Viseu: Escola Superior de Educação.

Menezes, L., Novo, S., Lucas, A., Silva, M., & Batista, C. (Orgs.) (2015) Histórias... com Matemática III. Viseu: Escola Superior de Educação.

Menezes, L., Oliveira, H. & Canavarro, A. P. (2015). Inquiry-based mathematics teaching: The case of Célia. In U. Gellert, J. Gimenez Rodriguez, C. Hahn & S. Kafoussi (Eds.), Educational paths to Mathematics (pp. 305-321). Cham: Springer.

Morais, N., Batista, J., & Ramos, F. (2015). Uso das tecnologias da comunicação em contextos de aprendizagem: Um estudo com docentes e estudantes no ensino superior público português. In D. Renó, L. Renó & C. Campalans (Eds). Nueva ecología de los medios y desarrollo ciudadano (pp. 84- 105). Colección de Ciencias Humanas - Bogotá: Editorial Universidad del Rosario.

Pinho, S., Amante, S. & Balula, J.P. (2015). Topoanálise e a celebração da diferença em O gato e o escuro e em O beijo da palavrinha, de Mia Couto. In A. M. C. Lopes, F. A. Lopes & O. B. Filho (Eds.), Espaço e literatura: Perspetivas (pp. 185-203). Brasil: Ribeirão Gráfica e Editora. ISBN: 978-85-7681-276.

Pinto, H. et al. (Eds.) (2015). Atas da IV Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria. Retrieved from http://sites.ipleiria.pt/ipce2015/livro-de-atas-2/

Ramos, F., Pinto, M., Coelho, D., Raposo, R., Pombo, L., Pedro, L., Almeida, P., Batista, J., Morais, N., Souza, F., Balula, A., Lucas, M., & Moreira, A. (2015). Tracing the use of communication technologies in higher education. In F. M. Ribeiro, Y. Politis & B. Culum (Eds.), New Voices in Higher Education Research and Scholarship (pp. 157-174). IGI Global. Retrieved from http://www.igi-global.com/book/new-voices-higher- education-research/112144?camid=3v11

Reis, C., Paiva, T., & Tracana, R. (2015). The progression model for initial teacher education and how to foster creativity in the classroom. In Osman T. (Ed.) Entrepreneurship via creativity for European citizenship in education. LAP Lambert Academic Publishing: Germany. ISBN: 978-3-659-49201-3.

Rodrigues, F. (2015). A formação de professores na União Europeia. In Formação Inicial de Professores. CNE: Lisboa. ISBN: 978-972-8360-94-8.

Sousa, C. C. (2015). Meta_body: Virtual corporeality as a shared creative process. In D. Doyle (Ed.), New opportunities for artistic practice in virtual worlds (pp. 187-214). Hershey, PA: Information Science Reference. DOI: 10.4018/978-1-4666-8384-6.ch009

Veloso, A. I., Ferreira, S., Soares, C., & Costa, L. (2015). O ensino das TIC aos cidadãos seniores em Portugal. In F. Ortiz & F. Santos (Orgs.), Gestão da Educação a distância: Comunicação, desafios e estratégias (pp. 177-198). Brasil: Editora Atlas-Salta. ISBN: 9788522497935.



2014

Avelar-Rosa, B., Ndrio de Carvalho, E., Xavier de Carvalho, L., Lima, J., & Figueiredo, A. (2014). Ética no desporto: Linhas orientadores para professores. Mafra: Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH). ISBN: 978-989-96575-2-6.

Avelar-Rosa, B., Ndrio de Carvalho, E., Xavier de Carvalho, L., Lima, J., & Figueiredo, A. (2014). Ética no desporto: Linhas orientadores para treinadores. Mafra: Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano (iLIDH). ISBN: 978-989-96575-3-3.

Canavarro, A. P., Oliveira, H., Menezes, L., & Ponte, J. P. (2014). Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professora. In Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 217–233). Lisboa: Instituto de Educação. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2438

Cardoso, A. P. (2014). Inovar com a investigação-ação: Desafios para a formação de professores. Coimbra: Imprensa Universitária de Coimbra.

Freire, C., & Silva, C. (2014). Perspetivas – utilização de audiovisuais por pessoas com necessidades especiais: Avaliação de uma intervenção do ponto de vista dos cuidadores. In A. Fontes, J. G. Sousa & M. S. Lopes (Orgs.), Da participação na Cultura à cultura da Participação (pp. 166-178). Óbidos, Portugal: RIAP – Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural – Nodo Português. ISBN: 978-989-20-4957-1.

Gonçalves, N. A., & Figueiredo, M. P. (2014). OpenLab ESEV: A narrative of libre software and free culture in a Portuguese Higher Education Institution. In P. Missomelius, W. Sützl, T. Hug, P. Grell, & R. Kammerl (Eds.), Medien - Wissen - Bildung: Freie Bildungsmedien und Digitale Archive (pp. 211-226). Innsbruck: Innsbruck University Press. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/2087

Gouveia, T. (2014). Produção audiovisual para plataformas digitais interativas: Os desafios do gênero documentário. In B. Passarelli, A. Malheiro. & F. Ramos (org.), E-infocomunicação: Paradigmas e Aplicações (pp. 269 - 290). São Paulo: SENAC.

Lopes, M. S. P., Fontes, A., & Sousa, J. (Coords.) (2014). Da participação na cultura à cultura da participação. Leiria: RIAP. ISBN 978-989-20-4957-1

Lopes, M. S. P., Fontes, A., Sousa, J., & Lopes, S. (Coords.) (2014). Cultura e participação: A animação sociocultural em contextos ibero-americanos. Leiria: RIAP. ISBN 978-989-20-5122- 2

Magueta, L. G. (2014). Desafios para a intervenção pedagógica com a expressão plástica. In Pereira, J.D.L, Vieites, M.F. & Lopes, M.S. (coord.) As Artes na Educação (pp. 71-78). Chaves: Intervenção Associação para a Promoção e Divulgação Cultural.

Magueta, L. G. (2014). Participação, expressão e criatividade em experiências com a linguagem plástica desenvolvidas em espaços educativos por animadores em formação. In Fontes, A., Sousa, J.G., Lopes, M.S.P. & Lopes, S.M. Cultura e Participação. Animação Sociocultural em Contextos Iberoamericanos (pp. 234-241). RIAP - Associação Rede Iberoamericana de Animação Sociocultural - Nodo Português.

Martinho, M. H., Tomás Ferreira, R., Boavida, A. M., & Menezes, L. (2014). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemáticas. Braga: APM. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2120.

Menezes, L., Tomás Ferreira, R., Martinho, M. H. & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 135-161). Instituto de Educação: Lisboa. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2429

Monteiro, C., & Pinto, H. (2014). MP.6 – Matemática para Pensar. 2.º Ciclo do Ensino Básico. 6.º Ano de Escolaridade. Lisboa: Leya. Sebenta.

Morais, N. S., Pombo, L., Batista, J. & Moreira, A. (2014). O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior: revisão de literatura. In F. Ramos & A. Moreira (orgs.), Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português: Análise, sistematização e visualização de informação nas perspetivas institucional e docente, Parte 1, (pp. 23-40), ISBN: 978-972-789-400-0.

Oliveira, H., Canavarro, A. P., & Menezes, L. (2014). Casos multimédia na formação de professores que ensinam Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 429–461). Lisboa: Instituto de Educação. Retrieved from http://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/2437

Oliveira, M., Santos, O. (2014). Ecossistemas Florestais. In Pinto, J. R., Lima, J. P. (coord.), Manual de Educação Ambiental - São Tomé e Príncipe. Ecossistemas, impactes ambientais e gestão responsável dos recursos naturais. São Tomé: MARAPA/ASPEA.

Oliveira, M., Santos, O. (2014). Litoral de São Tomé e Príncipe. In Pinto, J. R., Lima, J. P. (coord.), Manual de Educação Ambiental - São Tomé e Príncipe. Ecossistemas, impactes ambientais e gestão responsável dos recursos naturais. São Tomé: MARAPA/ASPEA.

Pereira, A. (2014). Ética, valores e o jovem atleta. Em busca da vitória ou da excelência? In M. Renaud (Coord.), Ética e Valores no Desporto (pp. 111-119). Lisboa: Edições Afrontamento e IPDJ / Plano Nacional de Ética no Desporto.

Pinto, H. et al. (Eds.) (2014). Atas da III Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria. Retrieved from http://ipce2014.ipleiria.pt/livro-de-atas/

Seco, G., Pereira, A. P., Alves, S. & Filipe, L. (2014). Necessidades educativas especiais: Manual de apoio para docentes (versão acessível e de impressão). Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-972-8793-63-0. Acessível em http://www.iconline.IPLeiriaeiria.pt/handle/10400.8/1210

Seco, G., Pereira, A. P., Alves, S. & Filipe, L. (2014). Necessidades educativas especiais: Manual de apoio para estudantes (versão acessível e de impressão). Serviço de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico de Leiria. ISBN: 978-972-8793-64-7. Acessível em http://www.iconline.IPLeiriaeiria.pt/handle/10400.8/1211

Sousa, J., & Lopes, M.S.P. (2014). Políticas públicas para a cultura: Reflexões a partir de experiências entre instituições parceiras no desenvolvimento cultural. In Baptista, M., & Campos, J. (Coords.), Políticas Públicas para a Cultura: dinâmicas, tensões e paradoxos (pp. 139-150). Coimbra: Grácio Editor. ISBN 978-989-98219-7-2

Tavares, D., Gonçalves, F., Menino, H., & Cadima, R. (Eds.) (2014). Projecto desafios Matemática 4º ano (edição revista – metas curriculares). Lisboa: Santillana.

 

2013

Alves, A. J., Melo, J., Gonçalves, S., Martins, E., Mendes, F., & Fernandes, R. (2013). Envelhecimento e actividade física: um estudo sobre algumas variáveis sociodemográficas. In A. Lobo, A. Gonzalez, A. Carvalho, C. Rodrigues, C. Antunes, M. Monteiro, M. Alves, & V. Rodrigues (Coords.) Acessibilidade e equidade nos cuidados de saúde: Relação com a qualidade de vida e satisfação (pp. 402-410). Vila Real: Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado.

Amado, J., & Cardoso, A. P. (2013). A investigação-ação e suas modalidades. In J. Amado (Org.), Manual de investigação qualitativa em Educação (pp. 187-197). Coimbra: Imprensa Universitária de Coimbra.

Bernard, S., Berger, D., Tracana, R., & Carvalho, G. (2013). Une enquête internationale représentations sociales, conceptions individuelles et pratiques d’enseignants de quinze pays. In Filles/Garçons Questions de genre, de la formation à l’enseignemen. Sous la direction de Christine Morin-Messabel. Presses universitaires de Lyon, 2013. ISBN: 978-2-7297-86X-X.

Carvalho, G. S., Ferreira, A., & Tracana, R.B. (2013) Prevenção de más posturas corporais em crianças dos 7 aos 12 anos, do Litoral e do Interior de Portugal. In P. T. M. Silva, S. A. R. Souza & I. C. Neto (Org.) O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional (vol.2, pp. 119-136) São Luís: Edufma. ISBN: 978-85-7862-294-7.

Ferreira, M., Cardoso, A. P., & Abrantes, J. L. (2013). Fatores preditores do sucesso escolar no ensino secundário. In L. Veloso e P. Abrantes (Orgs), Sucesso escolar: Da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar (pp. 29-59). Lisboa: Editora Mundos Sociais. ISBN: 978-989-8536-28-0

Ferreira, N., Pinto, H., & Ribeiro, C., M. (2013). Conhecimento matemático de futuros professores para ensinar racionais: A necessidade de delinear formas de melhorar a formação. In M. A. Cohen (Org.), Supervisão Liderança e Cultura de Escola (pp. 415-425). Mangualde: Edições Pedagogo.

Melão, D. H. (2013). Representações sobre a leitura e sua influência em práticas educativas. Um estudo no 1.º ciclo de Bolonha. In C. M. Sá (Org.), Transversalidade II: representações, instrumentos, práticas e formação (pp. 27-36). Aveiro: Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Laboratório de Investigação em Educação em Português. ISBN: 978-972-789-375-1. Retrieved from http://hdl.handle.net/10400.19/2021

Monteiro, C., Pinto, H., & Ribeiro, S. (2013). MP.5 – Matemática para Pensar. 2.º Ciclo do Ensino Básico. 5.º Ano de Escolaridade. Lisboa: Leya. Sebenta.

Pinto, H. et al. (Eds.) (2013). Atas da II Conferência Internacional, investigação, práticas e contextos em Educação. Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria. Retrieved from http://sites.ipleiria.pt/ipce2013/

Reis, C. I., Freire, C. S., Fernández, J. & Monguet, J. M. (2013). Patient centered design: Challenges and lessons learned from working with health professionals and schizophrenic patients in e-Therapy contexts. In R. Martinho, R. Rijo, M. M. Cruz-Cunha & J. E. Varajão (Eds.), Information systems and technologies for enhancing health and social care (pp. 120-135). USA: Medical Information Science Reference, IGI Global. ISBN: 978-14666366-7-5. Retrieved from http://www.igi-global.com/chapter/patient-centered-design/75624

Sarmento, H., Pereira, A., Campaniço, J., Anguera, M.T., & Leitão, J. (2013). Soccer match analysis: Qualitative study with first Portuguese League coaches. In D. Peters & P. O'Donoghue (Eds.), Performance Analysis of Sport IX (pp. 10-16). London: Routledge. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/255907453_Soccer_Match_Analysis_-_Qualitative_study_with_first_Portuguese_League_coaches

Tracana, R. B., Alpuim, M., & Carvalho, G. S. (2013) Diferenças de género e de idade na prática de modalidades em ginásio/academia. In P.T.M. Silva, S. A. R. Souza & I.C. Neto (Org.) O desenvolvimento humano - Perspectivas para o século XXI: Atividade física e saúde, inclusão social e formação profissional (vol.2, pp. 55-66). São Luís: Edufma. ISBN: 978-85-7862-294-7.

Varregoso, I., Pimentel, L., Santos, F., Rodrigues, C., Cainço, P., & Leal, S. (2013). Senior students in the knowledge society: A curricular program of digital literacy. In A. Oliveira (Coord.), Promoting conscious and active learning and aging: How to face current and future challenges? (pp. 231-245). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. Doi: http://dx.doi.org/10.14195/978-9 89-26-0732-0

                        

© Copyright 2018 IPV-CI&DEI