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Apoio Especial "Verão com Ciência" no Politécnico de Viseu

Verão nos Politécnicos, Verão nas Universidades

A FCT e a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) lançaram o apoio especial "Verão com Ciência", cujas candidaturas decorrem até às 17h00 (hora de Lisboa) de 26 de junho 2020. Trata-se de um apoio especial a "Escolas de Verão" em Politécnicos e Universidades no verão de 2020, com atividades presenciais de estudantes, docentes e investigadores, incluindo soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social, de resposta à pandemia de COVID-19.

INFORMAÇÃO GERAL

https://www.fct.pt/apoios/veraocomciencia/index.phtml.pt

 

DOCENTES/INVESTIGADORES POLITÉCNICO DE VISEU

CANDIDATURAS APRESENTADAS

 

Título: Agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis

Docente: Cristina Amaro da Costa

Contacto: amarocosta@esav.ipv.pt

Breve descrição: A transição para sistemas alimentares sustentáveis é um desafio da atualidade, em particular face às taxas alarmantes de insegurança alimentar e desnutrição e de "supernutrição" (obesidade), juntamente com a crescente perda de biodiversidade e mudanças climáticas. A agroecologia como motor de sistemas alimentares sustentáveis (SAS) procura dar resposta a estas questões, promovendo em simultâneo o papel da mulher e a igualdade de género, a agricultura familiar, a soberania e a justiça alimentar. Para tal, é crucial e urgente a formação dos futuros atores nas diversas componentes da agroecologia e de SAS, participando e promovendo iniciativas que se têm vindo a desenvolver a nível nacional, como as bioregiões ou a promoção de dietas alimentares sustentáveis ao nível de diversos municípios.

Propõe-se assim o plano de formação para a Escola de Verão "Agroecologia e sistemas alimentares sustentáveis"", estruturado ao longo de 12 semanas (48 horas), dividido entre uma sessão de formação semanal (4 horas) e a participação em projetos de investigação em curso no âmbito da Agroecologia e SAS. As atividades de investigação devem decorrer dos projetos em curso (ver anexo) ou dos estágios que estejam a desenvolver desde que se enquadrem no programa da Escola.

 


 

Título: Biocompósitos inovador na industria do mobiliário

Docente: Luísa Carvalho

Contacto: lhcarvalho@estgv.ipv.pt

Breve descrição: As indústrias de base florestal, num sentido lato, têm um elevado peso na economia nacional, em particular as fileiras do papel, dos aglomerados de madeira e do mobiliário. A região centro é a maior produtora nacional de matéria-prima para estas fileiras (fundamentalmente madeira de pinho e eucalipto). Contudo, dois grandes desafios se colocam: controlar/reduzir o risco de incêndio florestal e aumentar a competitividade do setor da exploração florestal. O nosso grupo de investigação tem vindo a desenvolver novos produtos baseados em matérias-primas alternativas (de base natural e local) que possam não só ser utilizadas nas indústrias do mobiliário e da construção, aumentando o valor acrescentado da fileira florestal.

A presente proposta pretende integrar alunos de licenciatura em cinco dos projetos atualmente ativos dando-lhe, não só, competências de investigação e desenvolvimento de novos produtos, mas também capacidade para produzir compósitos inovador baseados em matérias-primas alternativas (resíduos da exploração florestal e agrícola, resíduos industriais e espécies florestais sem valor comercial) e explorar a utilização desses novos compósitos na produção de mobiliário. Deste modo pretende-se que cada grupo dois alunos desenvolva um compósito e com base nesse compósito crie uma peça de mobiliário que explore as capacidades únicas desse compósito.

Propõe-se uma Escola de Verão para 12 participantes (12 bolsas de iniciação à investigação)

 


 

Título: Economia circular – Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis

Docente: Isabel Brás

Contacto: ipbras@estgv.ipv.pt

Breve descrição: Escola de Verão " Economia circular – Desenvolvimento de Soluções Sustentáveis", estruturado ao longo de 12 semanas, correspondendo a um total de 420 horas. A componente de formação está dividida entre sessões de formação semanal (4 horas) e a participação em projetos de investigação em curso no âmbito da inovação em produtos sustentáveis e valorização de resíduos.

Destina-se a estudantes pré-graduados (cursos técnicos superiores profissionais, licenciaturas ou mestrado) e graduados (mestrados e mestrados itegrados) das áreas das ciências da vida ou engenharias com conhecimentos de química e biologia. Prevê-se a seleção de 6 alunos para bolsas de iniciação à investigação e 4 alunos para bolsas de investigação.

 


 

Título: OHCoV - One Health: outros coronavirus pala além do SARS-Cov-2

Docente: Helena Vala

Contacto: hvala@esav.ipv.pt

Breve descrição: Competências em colheita e manipulação de amostras para investigação e diagnóstico de doenças infeciosas.

Este curso destina-se a estudantes de licenciatura em Enfermagem Veterinária da ESAV e cursos afins, que reúnam as condições para bolsa de iniciação à investigação, estando limitado a 18 o número máximo de formandos admitidos.


 

Título: Aplicação da impressão a 3D a projetos de I&D

Docente: Carlos Catorze Pereira

Contacto: ccatorze@estgv.ipv.pt

Breve descrição: Nas áreas das engenharias e tecnologia, a Manufactura Aditiva, juntamente com inteligência artificial e o "machine learning", é uma das áreas de maior interesse e com um enorme potencial de crescimento. Este projecto visa acrescentar à formação em engenharia, uma formação específica que sirva de introdução ao "mundo" da Manufatura Aditiva (ou Impressão 3D). Adicionalmente, as atividades I&D têm vindo a explorar cada vez mais as oportunidades abertas pela Manufactura Aditiva. A versatilidade desta ferramenta, a facilidade na construção de baixo custo, quer de peças individuais, quer de sistemas completos e os diferentes materiais à disposição, tornaram-na num aliado indispensável a qualquer investigador.

Adicionar este conhecimento específico à formação de base e aplicá-lo em atividades de I&D é, sem dúvida, uma mais valia para o futuro dos formandos e para o futuro da I&D nacional. Propõe-se assim o plano de formação para a Escola de Verão "A aplicação da manufatura aditiva a Projetos de I&D", estruturado ao longo de 12 semanas, dividido entre um conjunto de sessões de formação e a participação em atividades I&D em curso e no âmbito de projetos de investigação.


 

Título: Metodologias para que vos quero

Docente: Ana Branca Carvalho

Contacto: acarvalho@estgl.ipv.pt

Breve descrição: A produção de ciência na área social necessita de ter instrumentos de validação para obter resultados fiáveis. Neste sentido, a investigação pressupõe formação capacitante para entender as dinâmicas sociais. Antes de decidir que trabalho académico pretende realizar, importa perceber o que ele significa e quais podem ser as suas tipologias. Assim, de acordo com a sua complexidade, pode ser um mero resumo de um texto livre que o professor fornece na aula (uma notícia de jornal, por exemplo) ou uma tese de doutoramento (trabalho de grande envergadura científica realizado pelo estudante no curso da sua progressão académica). Todos eles têm objetivos idênticos e suportam-se em processos semelhantes, envolvendo a leitura, a reflexão, a tentativa de explicação sobre um determinado assunto e a conclusão, pese embora a diferença no grau de implicação e esforço intelectual que o autor tem no trabalho.


 

Título: Acompanhamento dos cuidadores formais de SAD

Docente: Nídia Abrunhosa

Contacto: nmenezes@estgl.ipv.pt

Breve descrição: O envelhecimento da população mundial é uma realidade visível. Este envelhecimento demográfico acarreta consequências a nível social, familiar e económico. Como afirma Pereira (2012) "(…) algumas das consequências do envelhecimento são risco de insustentabilidade de sistemas financeiros, maior taxa de abandono de idosos pelas famílias, baixa produtividade, fraca inovação tecnológica e diminuição do espírito empreendedor" (p.6). É neste sentido que surge a importância do Serviço Social e dos Cuidadores Formais , para que seja garantido que as pessoas idosas possam ter uma melhor comodidade e bem-estar, tendo por base a dignidade humana, a justiça social e a promoção da qualidade de vida. Propõe-se assim o plano de formação para a Escola de Verão "Acompanhamento dos cuidadores formais do SAD", estruturado ao longo de 12 semanas (28 horas), dividido entre sessões de formação semanal (8 horas) e investigação -ação participativa: 1º Perceber as dificuldades técnicas, físicas e sociais que o cuidador formal se depara diariamente.2. Perceber as necessidades formativas dos ajudantes de ação direta.


 

Título: Competências Emocionais e Prevenção do Abandono no Ensino Superior

Docente: Manuela Ferreira

Contacto: mmcferreira@gmail.com

Enquadramento: O insucesso académico, o abandono e a desmotivação de muitos estudantes é preocupante para as famílias, para as instituições de ensino superior e para o País. O insucesso é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino superior, pela falta de métodos de estudo e pela complexidade de contextos e ambientes emocionais vivenciados pelos estudantes.

Nesta fase da sua vida, os estudantes são confrontados com novas tarefas, desafios e um acréscimo de responsabilidades, mas também de oportunidades de desenvolvimento de projetos pessoais e académicos. Estes novos projetos podem, no entanto, ser motivo de frustração e desmotivação. Os estudantes podem não ter as competências emocionais e cognitivas necessárias à integração nesse contexto, podendo ter impacto negativo na sua adaptação e no sucesso académico, levando-os ao abandono do ensino superior.

Objetivo: O objetivo geral do estudo é o de diagnosticar e sistematizar os dados relativos ao abandono e insucesso académico no Instituto Politécnico de Viseu, nos seus diferentes domínios científicos. Como objetivos específicos pretendemos: identificar fatores preditores do sucesso e performance académica no Ensino Superior; identificar eventuais padrões de insucesso e abandono nos domínios estudados; analisar determinantes das competências emocionais dos estudantes e a sua relação com o sucesso académico; identificar os eventuais fatores que podem influenciar a decisão de abandono do ensino superior e, por fim, identificar as prioridades de intervenção de natureza preventiva e sugerir linhas de ação promotoras do sucesso. A proposta de formação será implementada pela equipa de investigação e centra-se na Gestão Emocional que permita o empoderamento dos Estudantes do IPV, para prevenção do abandono escola.


 

Título: Clean, Safe and Sustainable Tourism

Docente: Didiana Fernandes

Contacto: dfernandes@estgl.ipv.pt

Breve descrição: A produção de ciência exige o conhecimento e domínio de todas as metodologias, técnicas e ferramentas necessárias à validação da investigação e à aplicabilidade do conhecimento, permitindo a sua transferência para a comunidade e para as organizações e mercado de trabalho. Neste sentido, este projeto exige como alicerce a formação em I&D, fornecendo ao todos os estudantes os conhecimentos necessários para agirem nessa área. Propõe-se, assim, um plano de formação para o projeto "Clean, Safe and Sustainable tourism", estruturado em 45 horas de sessões de formação presencial, e investigação -ação participativa nas organizações parceiras, após a construção e validação das ferramentas de recolha de dados.


 

Título: Capacitação em Competencias Emocionais: Aumentar a Saúde Mental e o Bem-estar em Contexto Escolar

Docente: Sofia Margarida Guedes de Campos

Contacto: sofiamargaridacampos@gmail.com

Breve descrição: O presente estudo está integrado numa linha de investigação mais vasta sobre a intervenção socioeducativa sistémica, direcionada à capacitação dos intervenientes do processo educativo e, especificamente, à promoção do ajustamento comportamental e sucesso escolar de adolescentes com problemas socioemocionais e comportamentais, envolvendo pais, professores e alunos. A questão orientadora é: “Em que medida um programa de intervenção sistémico em promoção de competências socioemocionais e motivacionais contribui para a melhoria do funcionamento pessoal, social e de ajustamento escolar de alunos com comportamentos disruptivos e insucesso escolar?”.

Este projeto que tem como objetivo construir os materiais para as sessões do programa de intervenção, (DESENVOLVER+ ) a aplicar a alunos, e respetivos pais e professores em Agrupamentos de Escolas do ensino básico e secundário. Assim, pretendemos desenvolver um curso de empoderamento de competências emocionais para alunos do Ensino Superior que permita não só potenciar as suas aptidões emocionais, como posteriormente os capacite para desenvolver ações junto dos atores da comunidade educativa que têm impacto na saúde mental e bem estar dos alunos do ensino básico e secundário. O Programa de formação vai integrar os seguintes temas: A INTELIGENCIA EMOCIONAL; COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS; A COMUNICAÇÃO; EMOÇÕES/DESENVOLVIMENTO/PARENTALIDADE ;autoestima e autoconceito, autoconhecimento, comunicação e expressão, auto regulação emocional nos comportamentos de interação social, melhoria da perspetiva temporal futura, de motivação face à escola, construção de um projeto de vida e desenvolvimento moral; Desenvolvimento de estratégias de controlo e gestão de comportamento; Competências parentais; Métodos de estudo e de gestão de tempo; Conhecimento sobre alterações comportamentais ao longo do desenvolvimento e formas de lidar com essas situações (adolescência); desenvolvimento de competências de comunicação e expressão; autorregulação emocional, com vista a uma melhor interação social e pedagógica; premência da mudança e inovação em educação; importância da recetividade dos professores à inovação pedagógica; abordagem e dinamização de novas metodologias de ensino-aprendizagem;


 

Título: Programas para o desenvolvimento social

Docente: Paula Marques dos Santos

Contacto: psantos16@gmail.com

Breve descrição: A produção de ciência exige o conhecimento e domínio de todas as metodologias, técnicas e ferramentas necessárias à validação da investigação e à aplicabilidade do conhecimento, permitindo a sua transferência para a comunidade e para as organizações e mercado de trabalho. Neste sentido, este projeto exige como alicerce a formação em I&D, fornecendo ao todos os estudantes os conhecimentos necessários para agirem nessa área.


 

Título: Língua Inglesa no setor do Turismo - levantamento de necessidades no mercado de trabalho

Docente: Isabel Maria Soares Pinto de Oliveira

Contacto: ioliveira@estgl.ipv.pt

Breve descrição: O presente projeto pretende produzir conhecimento em línguas para fins específicos na área do turismo através da recolha e tratamento de dados. Pretende-se um contacto mais estreito com os profissionais para que exista transferência de conhecimento e adaptação da realidade formativa no ensino superior às necessidades identificadas pelo mercado de trabalho.

Assim, propomos uma formação em I&D que permita aos estudantes a aquisição de conhecimentos na área de investigação. O plano de formação para o projeto "Língua Inglesa no setor do Turismo - levantamento de necessidades no mercado de trabalho" contempla 20 horas de formação presencial, recolha de dados junto das organizações usando a metodologia de investigação- ação e tratamento dos mesmos.


 

Título: · MISeD - Metodologias de Investigação em Serviços Digitais

Docente: Bruno Morgado Ferreira

Contacto: morgado.ferreira@estv.ipv.pt

Breve descrição: A revolução digital é a realidade de 2020. Em contexto de pandemia, as empresas tiveram de reinventar-se para procurarem sobreviver à "paragem forçada" decorrente do confinamento e das novas normas de convivência social. Mais do que nunca, é importante despertar o interesse dos jovens estudantes para o universo da investigação. Neste quadro, o Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) propõe um plano de formação para a Escola de Verão designado "MISeD - Metodologias de Investigação em Serviços Digitais", estruturado ao longo de 6 semanas, dividido entre duas sessões de formação semanal (de 4 horas cada) e a participação em projetos de investigação em curso no âmbito dos projetos de investigação do CISED.

Procura-se assim permitir aos alunos do Politécnico de Viseu descobrirem o que é a investigação científica como atividade criadora e geradora de conhecimentos, o que é ser um investigador em 2020, e igualmente, adquirirem competências para realizarem um projeto de investigação científico numa das três áreas genéricas do CISeD (Gestão, Informática & Mecânica).

A formação em I&D consistirá no envolvimento dos participantes, ao longo de 6 semanas (8h presencial por semana), nas atividades em curso no âmbito de projetos de investigação no âmbito do CISeD, nomeadamente nos seguintes projetos de investigação:

(1) Investigação em Gestão

(2) Investigação em Finanças

(3) Investigação em Marketing

(4) Investigação em Sistemas de Informação

(5) Investigação em Informática (Inteligência Artificial & Internet-of-Things)

(6) Investigação em Engenharia Mecânica (Industrial & Automóvel)


 

Título: Mentores em Ação

Docente: Emília Coutinho

Contacto: emiliacoutinho@sc.ipv.pt

Breve descrição: A produção de ciência exige o conhecimento e domínio de todas as metodologias, técnicas e ferramentas necessárias à validação da investigação e à aplicabilidade do conhecimento, permitindo a sua transferência para a comunidade e para as organizações e mercado de trabalho, além de formar os estudantes enquanto cidadãos socialmente responsáveis. Neste sentido, este programa exige como alicerce a formação em I&D, fornecendo a todos os estudantes os conhecimentos necessários para agirem nessa área. Propõe-se, assim, um plano de formação para o programa “Mentores em ação”, estruturado em 45 horas de sessões de formação presencial, e investigação -ação, através da participação na construção de um programa de mentoria, a implementar a partir de setembro de 2020 no IPV.

Em termos genéricos, o programa engloba, então, formação integrada e investigação-ação, estruturando-se da seguinte forma: ETAPA A - 1) Formação para a I&D - 10 horas: metodologia de investigação e processo de investigação-ação; 2) Módulo “Mentoria e cidadania” - 8 horas : Fundamentos da mentoria; Cidadania e ação; 3) Módulo “Comunicação e Dinâmicas de grupo” - 10 horas; 4) Módulo “Gestão de tempo” - 5 horas; 5) Módulo “Métodos de Estudo” - 7 horas; 6) Módulo “Gestão de conflitos” - 5 horas. A ETAPA B concentrar-se-á na criação do plano de mentoria a implementar a partir de setembro de 2020 e na especificação de todas as atividades de acolhimento dos estudantes recém-chegados. Finalmente, na ETAPA C - pretende-se envolver os estudantes nas atividades de acolhimento do início do ano letivo, bem como avaliar a satisfação dos estudantes envolvidos neste programa. O programa será supervisionado pela coordenadora, Emília Coutinho e pelos docentes que integram o Grupo de Missão para a Inclusão (Paula Santos, Isabel Martins, Helena Vala, Ana Berta Alves, Cláudia Chaves, Artur Sousa, Carlos Quental, Cristina Peixoto, Cristina Amaro da Costa, Paula Correia, Olga Contente, Nídia Menezes, Sofia Campos).


 

Título: “Igualdade de género, interculturalidade e inclusão social”

Docente: Cátia Clara Ávila Magalhães

Contacto: cmagalhaes@esev.ipv.pt

Breve descrição: A violência de género, discriminação social e violência familiar são problemáticas universais, cuja gravidade aumenta em contextos sociais e económicos mais vulneráveis. Deste modo, a eliminação de todas as formas de violência e discriminação são objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. Portanto, é fundamental a crescente compreensão e consciencialização da importância de uma prevenção e intervenção eficaz, bem como dotar os futuros profissionais de um conjunto de conhecimentos, responsabilidades, competências e estratégias, para prevenir e responder às situações anteriormente elencadas.

O objetivo da Escola de Verão é aprofundar o conhecimento e desenvolver competências, para analisar, investigar e apoiar o trabalho na área da prevenção, mitigação e intervenção no âmbito das questões de violência de género, violência doméstica, violência familiar e consequentemente promoção da igualdade, cidadania e inclusão social, no âmbito do trabalho desenvolvido pelo SPECULA.

Propõe-se assim o seguinte plano de formação para a Escola de Verão " Igualdade de género, diversidade e inclusão social", estruturado ao longo de 12 semanas, com a participação em sessões de formação semanal (4 horas) e o envolvimento e participação em atividades/ iniciativas e projetos que estejam a decorrer no âmbito da temática em questão. A formação semanal contará com a presença de convidados internos e externos.


 

Título: Dinâmicas e Estratégias de Inclusão para a Promoção e Literacia em Saúde no Ensino Superior

Docente: Carlos Manuel de Sousa Albuquerque

Contacto: cmalbuquerque@gmail.com

Enquadramento do Curso: Proposta orientada no sentido de complementar iniciativas formativas prévias. No concreto, na génese deste curso de formação superior esteve o reconhecimento da necessidade de se responder às recomendações do recente Plano de Ação para a Literacia em Saúde: Portugal 2019-2021, editado pela Direção Geral de Saúde. Tendo por referência os desafios aí expressos, reconhece-se que as instituições do ensino superior, que almejam ser promotoras de saúde, devem ter, no seu todo, um conjunto de responsabilidades transversais, que passarão por: (i): providenciar recursos e estruturas organizacionais para apoiar os processos de promoção da saúde; (ii) criar uma cultura institucional promotora de saúde, e (iii) assumir um papel de liderança, de modo a contribuir para o aumento da saúde e do bem-estar da sociedade em geral.Esta linha de orientação, tem como matriz embrionária os pressupostos do anterior Plano Nacional de Saúde 2012-2016 para os contextos promotores de saúde, quando preconizava que “as instituições do ensino superior devem ser influenciadas e abrangidas no sentido de valorizarem a saúde escolar e a promoção da saúde, enquanto dimensão do desenvolvimento pessoal e social do jovem”. Partindo deste referêncial, diriamos que o objetivo principal deste curso de formação superior consiste na estruturação e implementação, junto dos participantes, de um programa formativo diferenciado centrado na dimensão da promoção de saúde ao nível do ensino superior, no sentido de promover e potenciar a capacidade da pessoa administrar e se co-responsabilizar pela sua saúde (até numa de resposta mais responsável à pandemia de COVID-19), adotar comportamentos saudáveis e utilizar os serviços de saúde de forma mais efetiva, assegurando a autonomia no processo de tomada de decisão. Plano de Formação (48 horas teóricas em 12 semanas; 4 horas/semana): 1. Literacia para a Saúde (LpS): oportunidades e desafios; 2. Abordagens metodológicas em LpS; 3. LpS no Ciclo de Vida; 4. LpS em Instituiçoes do Ensino Superior: contextos e políticas ; 5. Promover o conhecimento e a investigação em LpS; 6. Tecnologia e Inovação na promoção da literacia para a saúde; 7. Literacia Digital de Saúde: eLiteracia; 8. Cuidados de saúde e literacia em COVID-19. Formadores: Investigadores do programa de formação de I&D e Odete Amaral.


 

Título: Conhecer o perfil sócio - económico do turista que chega a Portugal através do Aeroporto Francisco Sá Carneiro; e quais as implicações para o turismo na região do Douro durante a pandemia por COVID-19

Docente: Anabela Fragata

Contacto: afragata@estgl.ipv.pt

Breve descrição: A produção de ciência exige o conhecimento e domínio de todas as metodologias, técnicas e ferramentas necessárias à validação da investigação e à aplicabilidade do conhecimento, permitindo a sua transferência para a comunidade e para as organizações e mercado de trabalho. Neste sentido, este projeto exige como alicerce a formação em I&D, fornecendo a todos os estudantes os conhecimentos necessários para agirem nessa área. Propõe-se, assim, um plano de formação para o projeto “O perfil sócio - económico do turista que chega a Portugal através do Aeroporto Francisco Sá Carneiro; e quais as implicações para o turismo na região do Douro.”, estruturado em 45 horas de sessões de formação presencial, e investigação -ação participativa nas organizações parceiras, após a construção e validação das ferramentas de recolha de dados.


 

Título: Projeto: INVEST - INiciação à inVESTigação e publicação científica: potencialidades da revisão sistemática da literatura e meta-análise

Docente: Maria Madalena Jesus Cunha Nunes

Contacto: madalenacunhanunes@gmail.com

Enquadramento: O estudante do ensino superior carece de adquirir ferramentas seguras para aceder e ou aplicar/divulgar a melhor evidência científica. O conceito “Evidence-Based” (baseado em evidência) teve um rápido desenvolvimento desde o seu surgimento em 1989, tendo em associação, emergido como metodologia de investigação, a necessidade crescente de realizar revisões sistemáticas da literatura (RSL). Estas assumem-se como peça fundamental para sintetizar o conhecimento atual em níveis de evidência e permitem aos estudantes manter-se atualizados quando sobrecarregados pelo grande volume de literatura científica. O curso visa dotar o estudante de conhecimentos e competências para compreender e ou realizar uma revisão sistemática com meta-análise, indicando todas as etapas do processo. Objetivos: Tornar acessível os passos que compõem uma RSL; Facilitar a interpretação e/ou produção de uma RSL. O projeto centra-se no empoderamento dos estudantes do ensino superior, porquanto é preciso ter adequado “methodological training” para realizar uma RSL válida e de qualidade, sendo igualmente necessário interpretar adequadamente as revisões e aplicar as suas conclusões à prática profissional.

 

ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Os estudantes podem candidatar-se a bolsas da FCT ou DGES para os estudantes (bolsas de iniciação científica para estudantes de licenciatura ou CTESP no valor de 412€ ou bolsas de investigação no valor de 798€, ou à extensão da ação social escolar (DGES)) durante os três meses da Escola.

Para tal, deverão candidatar-se, preenchendo o formulário em anexo, que deve ser enviado para VeraoComCiencia@fct.pt e contacto email do supervisor do Curso até dia 26.06.2020, pelas 17 horas. Esta candidatura é muito simples, mas implica a definição de um plano de trabalho que deve enquadrar-se no plano de formação da Escola, podendo ser solicitada ajuda a qualquer dos supervisores dos cursos propostos.

Está disponibilizado um e-mail para responder a dúvidas de preenchimento dos estudantes: icravo@sc.ipv.pt, para além do "oficial" VeraoComCiencia@fct. pt (só que este só responde no final do dia).

 

FAQ'S Politécnico de Viseu

 

DOCUMENTOS DO CONCURSO