Comemoração do Dia do Instituto Politécnico de Viseu

 

com a presença

 

do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A Aula Magna do IPV acolheu ontem (6 de Dezembro), a cerimónia solene comemorativa do Dia do Instituto Politécnico de Viseu, que contou com a honrosa presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor José Mariano Gago. Perante uma plateia de mais de 400 convidados, entre os quais os deputados da Assembleia da República, Governador Civil do Distrito de Viseu, vereadores das câmaras municipais de Viseu e de Lamego, deputados da Assembleia Municipal de Viseu, presidentes de Junta, diversos presidentes e representantes de universidades, institutos politécnicos e escolas superiores, presidentes das escolas secundárias de Viseu, entidades civis, militares e religiosas, bem como a comunicação social. Do público interno, estiveram presentes membros do Conselho Geral, presidentes e vice-presidentes das escolas superiores, conselhos técnico-científicos, pedagógicos, professores, funcionários, alunos e representantes das associações de estudantes do IPV.

Depois de oficialmente aberta a sessão, pelo Vice-Presidente do IPV, Professor José Costa, que conduziu a cerimónia, usou da palavra o Presidente da Associação Académica do IPV, Tiago Santos, que relevou algumas das vantagens do ensino politécnico em relação ao ensino universitário, nomeadamente a taxa de empregabilidade e o envolvimento dos politécnicos com o tecido empresarial. Nota ainda para a necessidade da melhoria contínua de que deve ser alvo a acção social, para não se retroceder na universalidade do acesso ao ensino superior.

Presidente da Associação Académica do IPV, Tiago Santos

 

A intervenção seguinte esteve a cargo da Presidente do Conselho Geral do IPV, Professora Doutora Avelina Raínho, que centrou o seu discurso nas origens do Instituto e na importância da comunidade envolvente para o seu surgimento. Com as suas palavras disse querer prestar "uma homenagem e dar um contributo em relação ao passado do IPV", enaltecendo a persistência e dedicação dos pioneiros da instituição.

Professora Doutora Avelina Raínho

Professor Doutor João Alberto Sobrinho Teixeira

Seguidamente, o Presidente do CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), Professor Doutor João Alberto Sobrinho Teixeira, abordou a importância, cada vez mais acentuada, do ensino politécnico para o desenvolvimento de Portugal, destacando a fase de grande afirmação e maturidade que o ensino politécnico vive nos dias de hoje. Enfatizou ainda que o ensino politécnico é um dos grandes alicerces do desenvolvimento dos países europeus, nomeadamente dos mais desenvolvidos.

No seu discurso, o Presidente do Instituto, Engenheiro Fernando Sebastião, fez um balanço da evolução da instituição ao longo dos últimos anos, salientou a sua importância para o desenvolvimento da região e do país e indicou o rumo para o seu futuro. A qualificação do corpo docente, que conta actualmente com mais de 100 doutores e 170 em doutoramento, a investigação, as parcerias com a comunidade envolvente e a criação e melhoramento de infra-estruturas são as grandes prioridades elencadas. O alargamento de bolsas a conceder aos docentes que se encontram em doutoramento ou que o pretendam realizar é um esforço que a instituição pretende fazer no objectivo superior da evolução académica do seu corpo docente. No que concerne à investigação, o Presidente do IPV anunciou a criação de uma nova unidade de investigação, designada Centro de Investigação Aplicada em Energias Renováveis e Sustentabilidade Energética. A integração do IPV na cidade e na região é outro dos grandes objectivos do Instituto, concretizada nesta data através da celebração de protocolos com diversas entidades. O Pavilhão Polidesportivo Multiusos, a ampliação da ESTGL e o novo edifício administrativo da ESAV constituem os grandes investimentos nos próximos anos. Na sua intervenção, relevou ainda o contributo determinante do IPV para a fixação de quadros na região, bem como na instalação de novas empresas e a modernização das já existentes.

Presidente do IPV, Engenheiro Fernando Sebastião

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Mariano Gago

O encerramento das intervenções esteve a cargo do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professor Doutor Mariano Gago. Na sua alocução, o Ministro começou por manifestar a honra que era para si associar-se a este dia festivo do Instituto Politécnico de Viseu. Uma instituição "extraordinariamente relevante para o país", que tem sabido levar a cabo "reformas absolutamente decisivas para esta região". Para o ministro, o grande desafio actual da sociedade portuguesa consiste em alargar a base social de acesso ao ensino superior, como forma de resolver o problema estrutural da qualificação: "este processo crescente de qualificação dos portugueses, e de todos os que cá habitam, é o nosso futuro. Não há outro caminho".

Após as intervenções, houve tempo para um momento musical com a voz arrebatadora de Cristina Aguiar, docente da Escola Superior de Educação do nosso Instituto, acompanhada ao piano por Alla Sosnovskaia.

 

 

 

O Programa continuou com as cerimónias de entrega das Bolsas de Mérito aos melhores alunos do IPV do ano lectivo 2009/2010, bem como dos Prémios Caixa Geral de Depósitos aos melhores alunos finalistas do Instituto do mesmo ano lectivo.

Alunos contemplados com bolsa por mérito:

Escola

Nome do aluno

Curso

Escola Superior de Educação

Joana Andrea de Almeida Pereira

Ensino Básico – 1º Ciclo

Tânia Marisa Rocha Cunha

Educação Básica

Filipa Isabel Nunes Ferreira

Educação Ambiental

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

Rita Almeida Jorge

Turismo

Aristides Francisco Lourenço

Tecnologias e Design Multimédia

Sílvia Catarina de Oliveira Moreira

Mestrado STI para Organizações

Fernando António Figueiredo Silva

Turismo

Jorge Rafael Pereira Gomes

Tecnologias e Design Multimédia

Carlos Manuel Alves dos Santos Silveira

Tecnologias e Design Multimédia

Escola Superior Agrária

Andreia Filipa Pires Loureiro

Engenharia Alimentar

ESTG Lamego

Roberto Manuel Melo Carvalho

Informação Turística

Escola Superior de Saúde

Ana Raquel Pires Parente

Enfermagem

 

Bolsas de Mérito

Prémios Caixa Geral de Depósitos

 

Alunos contemplados com o Prémio CGD:

Escola

Nome do aluno

Curso

Escola Superior de Educação

Mariana Mendonça Veloso

Animação Cultural

Pedro Miguel Almeida Rigueira

Comunicação Social

Filipa Isabel Nunes Ferreira

Educação Ambiental

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu

Rita de Almeida Jorge

Turismo

Dorina Bulhac

Marketing

Aristides Francisco Lourenço

Tecnologias e Design Multimédia

Jorge Rafael Pereira Gomes

Tecnologias e Design Multimédia

Vitor Manuel dos Santos Figueiredo

Engenharia Informática

Carlos Manuel Alves dos Santos Silveira

Tecnologias e Design Multimédia

Escola Superior Agrária

Marisa Isabel da Costa Correia Pedreiro

Engenharia Alimentar

ESTG Lamego

Ana Catarina Loureiro da Costa Pinto Almeida

Informação Turística

Escola Superior de Saúde

Liliana Sofia Ferreira Oliveira

Enfermagem

 Após a entrega das bolsas, seguiu-se a última cerimónia do programa – a assinatura de diversos protocolos celebrados entre o Instituto e instituições e empresas da região, que visam contribuir para o reforço da partilha do conhecimento entre o IPV e a comunidade.

- Protocolo IPV/Câmara Municipal de Lamego/Cruz Vermelha Portuguesa

Projecto de recolha e análise de dados socioeconómicos das freguesias do concelho de Lamego, com base numa parceria entre a Câmara Municipal de Lamego, a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Lamego e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (através da Associação de Voluntariado), integrado no Ano Europeu para o Voluntariado.

Assinaram o protocolo o Presidente do IPV, Eng.º Fernando Sebastião, o representante da Câmara Municipal de Lamego, Dr.ª Marina de Castro Sepúlveda do Valle Teixeira e o Representante da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Lamego, Tenente-Coronel José Ribeiro da Silva.

- Protocolos IPV/ Escolas Secundárias - Alves Martins, Emídio Navarro e Viriato

Protocolo de cooperação nas seguintes áreas de interesse comum:

a) Formação nas áreas de saber existentes nas instituições;

b) Formação contínua dos docentes;

c) Programas de Investigação;

d) Implementação de projectos conjuntos de interesses comuns no âmbito das suas formações;

e) Intercâmbio de informação e documentação científica e técnica;

f) Utilização de instalações e equipamentos.

Assinaram os protocolos o Presidente do IPV, Eng.º Fernando Sebastião, o Director da Escola Secundária Alves Martins, Dr. Adelino Manuel Martins Leitão de Azevedo Pinto, o Director da Escola Secundária Emídio Navarro, Dr. Paulo Pereira Viegas, e o Director da Escola Secundária de Viriato, Eng. Carlos Alberto Borges Oliveira.

Presidente do IPV e o Director da Escola Secundária Alves Martins

Presidente do IPV e o Director da Escola Emídio Navarro

Presidente do IPV e o Director da Escola Viriato

- Protocolos IPV/Instituto Piaget

O seu principal objectivo é a colaboração recíproca no âmbito do intercâmbio de docentes, quer no ensino quer na investigação e na prestação de serviços à comunidade.

Assinaram o protocolo o Presidente do IPV, Eng.º Fernando Sebastião, e o Presidente do Conselho Directivo do Instituto Piaget, Dr. Luís Manuel Cardoso.

- Protocolos IPV/Grupo Martifer

Protocolo de cooperação nas seguintes áreas de interesse comum:

a) A formação nas áreas de saber existentes nas instituições

b) A formação ao longo da vida;

c) O Emprego de oito (8) diplomados, por ano, pelo Grupo Martifer: os dois melhores alunos de Engenharia Civil; os dois melhores alunos de Engenharia Mecânica; os dois melhores alunos de Engenharia Eletrotécnica; o melhor aluno de Engenharia e Gestão Industrial e o melhor aluno de Engenharia Informática;

d) Atribuição dos Prémios de Mérito Grupo Martifer, anuais, aos cinco melhores estudantes do IPV, integrados nos cursos supra-mencionados;

d) Projectos de Investigação;

e) A implementação de projectos conjuntos, de interesse comum, no âmbito das suas áreas de saberes;

f) O intercâmbio de informação e documentação científica e técnica;

g) A utilização de instalações e equipamentos.

Assinaram o protocolo o Presidente do IPV, Eng.º Fernando Sebastião, e o Director Executivo do Grupo Martifer, Dr. Jorge Alberto Marques Martins.

- Protocolos IPV/Caixa Geral de Depósitos

Protocolo de cooperação nas seguintes áreas de interesse comum:

a) Concessão de doze prémios CGD, anuais, para os melhores alunos do Instituto;

b) Apoio da CGD às actividades de carácter científico e pedagógico, bem como a actividades que visem o apoio à promoção do conhecimento, inovação e empreendedorismo;

c) Aquisição de um autocarro de 51 lugares, por parte da CGD, e entregue ao IPV, ao abrigo da Lei do Mecenato, o qual será disponibilizado durante o mês de Dezembro de 2010.

Assinaram o protocolo o Presidente do IPV, Eng.º Fernando Sebastião, e o Director Coordenador Comercial da CGD, Dr. Rui Manuel Negrões Soares.

Após a assinatura dos protocolos, deu-se por encerrada a cerimónia comemorativa do Dia do Instituto Politécnico de Viseu, seguida pelo tradicional Dão de Honra, devidamente abrilhantado pela actuação sempre entusiasmante e contagiante da TUNADÃO 1998 – Tuna do Instituto Politécnico de Viseu.

Texto: Joaquim Amaral

Gabinete de Comunicação e Relações Públicas IPV

Fotografias: João Domingos / Joel Marques

Serviço de Comunicação, Cultura e Documentação do IPV