Instituto Politécnico de Viseu

< início < Projecto e-U . WiFi

 
Untitled Document

menu principal

cobertura

requisitos

configuração

faqs

Untitled Document

UMIC

POSI/C

Portal do Governo

FCCN

Projecto e-U

UE FEDER

  Untitled Document
Configuração EDUROAM – WPA2
Windows XP com Service Pack 3
 

 
Clicar em ‘Iniciar’ (1), ‘Definições’ (2) e depois em ‘Painel de Controlo’ (3).

 

 
Seguidamente entrar em ‘Ligações de Rede’ (4).

 

 
Clicar com o botão direito do rato sobre ‘Ligação de rede sem fios’ e escolher a opção ‘Propriedades’ (5).

 

 
Na janela que surge clicar na tab ‘Rede sem fios’ (6) e seguidamente no botão ‘Adicionar’(7), que irá abrir uma nova janela.

 

 
Na tab ‘Associação’ (8), preencher o campo ‘Nome de rede (SSID)’ com a palavra 'eduroam' (9). Colocar um visto na opção ‘Ligar mesmo que a rede não esteja a difundir’ (10). Colocar o valor ‘WPA2’ no campo ‘Autenticação de rede’ (11) e o valor ‘AES’ no campo ‘Encriptação de dados’ (12).

 

 
Na tab ‘Autenticação’ (13), colocar o valor ‘EAP protegido (PEAP)’ no campo ‘Tipo de EAP’ (14). Retirar os vistos das opções ‘Autenticar como computador quando a informação de computador estiver disponível’ (15) e ‘Autenticar como convidado quando a informação de utilizador ou de computador estiver indisponível’ (16). De seguida clicar no botão ‘Propriedades’ (17).

 

 
Na janela que surge, retirar o visto das opções 'Validar certificado do servidor' (18), 'Activar verificações de quarentena (19) e 'Desligar se o servidor não apresentaro enlace criptográfico TLV' (20). Colocar o visto na opção ‘Permitir religação rápida' (21). Escolher a opção 'Protegido por palavra-passe (EAP-MSCHAP v2) no item 'Seleccione os métodos de autenticação' (22). Clicar no botão 'Configurar...' (23).

 

 
Retirar o visto da opção ‘Utilizar automaticamente o nome de ínicio de sessão e a palavra-passe do Windows (e domínio se existente)’ (24).

 
De seguida clicar em OK até fechar todas as janelas que foram abertas.
 

 

Passados uns segundos surge um balão com a informação ‘Ligação de rede sem fios: Clique aqui para seleccionar um certificado ou outras credenciais para ligação à rede eduroam’, sobre o qual se deve clicar para se proceder à introdução das credenciais de acesso à rede Wireless (25).

 

 
Na janela que surge, introduzir as credencias fornecidas pela respetiva Escola/Unidade Orgânica/Instituição, nomeadamente o ‘Nome de utilizador’ (26) e a ‘Palavra-passe’ (27), deixando o campo 'Domínio de ínicio de sessão' vazio. De seguida clicar no botão ‘OK’ (28).

 

 
Se a autenticação decorrer normalmente, surge uma mensagem com a indicação que está ligado à rede sem fios 'eduroam'.