econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

A

 

A/c, A/C account, account current. conta, conta corrente.

A/D after date. após a data.

A/P authority to purchase. autorização de compra.

a/r, A/R all risks, against all risks. contra todos os riscos.

A/W, a/w actual weight. peso real.

A-1 first class. primeira classe.

Abandonment abandono. Eliminação de um bem de activo fixo.

Abandonment to insurers modalidade de regulamentação de danos pela qual, nos casos excepcionais determinados pela política, o segurado cede aos seguradores todos os direitos sobre o objecto em risco ou sobre o que resta deste, contra pagamento da indemnização prevista no contrato para o caso de perda total.

Acc., Acce., Acpt. acceptance. aceite.

Acceleration clause cláusula de antecipação. Empregada frequentemente nos Estados Unidos para os contratos que prevêem pagamentos parcelados. Estabelece que a totalidade do saldo será exigida quando qualquer das prestações/parcelas deixe de ser paga pelo devedor, e também em caso de interrupção dos pagamentos etc.

Acceptance aceite de título, contrato ou cambial por uma das partes envolvidas na transação. ("Bank acceptance": aceite de banco; "trade acceptance": aceite comercial). Quando se trata de saque à vista, há simultaneidade de aceite e pagamento.

Accommodation endorsement endosso de favor. Quando a pessoa assina ou endossa promissória ou título unicamente com o objectivo de levar o banco a emprestar dinheiro a cliente cujo crédito não é suficiente para garantir o empréstimo. Outra forma seria a da prática entre bancos em troca de comissão, a fim de tornar os títulos aceitáveis no mercado para negociação.

Accommodation note letra de câmbio ou outro título de favor: "papagaio". O mesmo que "Accommodation Bill".

Accountancy contabilidade (a profissão). Ciência contável.

Accounting contabilidade (o sector, o serviço em si).

Accoutant contador, contabilista.

Accrual aumento, acúmulo de juros, provisão reserva.

accrual date data em que foi feita a provisão.

Accruals (accrued interest) apropriação de receitas ou despesas por regime de competência. Antecipa-se o registro contável, em períodos determinados, para evitar a transposição de um exercício financeiro para outro.

Accrued interest juros acumulados de uma dívida, não pagos.

Acknowledge (to) acusar recebimento de uma carta, um documento etc.

Acknowledgement aviso ou notificação de recebimento.

Acquittance quitação. Documento que evidencia a desobrigação ou isenção de um débito ou compromisso financeiro. Recibo de pagamento.

Act of God Acto da Natureza. Fenómenos da natureza. Expressão encontrada em conhecimentos de embarque e certificados de seguro e que significa motivo ou caso de forca maior.

Acting Interino. Usa-se para expressar a interinidade de uma função exercida provisoriamente por outra pessoa. ("Acting Manager": gerente interino).

Actual real. (Actual cost: custo real; actual weight: peso real.

Additional premium expressão usada em seguros e que significa prémio adicional ou suplementar. Abreviatura: A. P.

Add-ons o mesmo que "cash letter".

Adjustment bond são "income bonds" utilizados na reorganização empresarial de sociedades anónimas.

ADR American Depositary Receipt - são títulos emitidos por bancos americanos destinados a captar recursos de investidores estrangeiros, com base em lastro de acções de empresas não-americanas. São negociados através dos bancos participantes do sindicato de lançamento dos títulos.

Advances (from ou to) adiantamentos (termo usado nos países de língua inglesa, ou onde a comunicação se faz nesse idioma).

Advertisement anúncio, comercial. Abrev. : ad.

After date após a data. Expressão utilizada em promissórias, saques e letras de câmbio que se refere à data de emissão ou aceita a partir da qual é fixado o vencimento desses títulos. Essa expressão, aposta a uma mercadoria, significa que esta é pagável certo número de dias após sua data de fabricação.

Against all risks contra todos os riscos. O mesmo que "all risks". Cláusula de seguro que se refere à cobertura de todos os riscos a que se pode estar sujeita a mercadoria. Abrev. a.a.r.

Agency arrangement acordo bilateral firmado entre dois bancos, normalmente para prestação de serviços (cobranças, cartas de crédito, ordens de pagamento etc.), compreendendo a troca de chaves secretas e assinaturas autorizadas.

Agency contract contrato de agente ou agenciamento. Contrato firmado entre o exportador e o agente que passa a exercer a função de intermediário nas negociações com o importador.

Agent é o líder de um empréstimo sindicado. Agindo em nome próprio e dos demais banqueiros-emprestadores, coordena toda a operação, desde as primeira negociações até a liquidação final do negócio.

Agreement Acordo, concordância, contrato.

Agribusines agro-indústria. Produção, processamento e colocação no mercado de produtos primários agrícolas, alimentícios e não alimentícios. Compreende maquinaria, rações e fertilizantes e têxteis a partir de fibras naturais.

Agt. agent. agente.

Airmail transfer transferência de fundos por via aérea ou ordem de pagamento por carta. Abrev. AMT.

All risks todos os riscos. Cláusula de seguro garantindo perdas físicas ou danos decorrentes de qualquer causa externa, independentemente do percentual de perda e/ou dano, porém, exclui riscos de guerra, greves, motins, apresamentos, detenções e outros riscos, excluídos pelas garantias F.C.&S. (Livre de captura e Apresamento) e S.R.& C.C. (greves, motins e guerras civis), salvo se especificamente citadas na apólice. Abrev. A/R.

Allowance adiantamento. Compensação, desconto, abatimento, redução. Crédito concedido em lugar de reembolso em dinheiro à parte insatisfeita numa transação comercial. Usa-se também no sentido de tolerância e às vezes de redução, principalmente nos créditos documentários.

Amalgation termo genérico que abrange diferentes formas de combinação de empresas, em que uma ou mais delas perde a existência. É mais restrito que a simples aquisição.

Amendment Emenda, mudança. Diz-se da alteração a ser introduzida nas cartas de crédito.

Amendment commission comissão de emenda. Comissão, geralmente fixa, cobrada pelos bancos pelas emendas em carta de crédito.

American export definitions definições comerciais americanas. Esta expressão após as siglas FOB, FAS, C&F, CIF etc., significa que direitos e obrigações do importador e do exportador se regem pelas normas estabelecidas nessa convenção.

AMT air mail transfer. transferência de fundos p/correio.

Analysis certificate Certificado de análise. Documento às vezes exigido para certificar a composição de um produto.

Annual report relatório anual. Relatório demonstrativo da situação do património e da posição financeira de uma empresa ao término de um exercício.

Appropriation orçamento, verba orçamentária, apropriação, fundo de reserva.

Arbitrage Arbitragem. Trata-se da terceira função do mercado de divisas e que se apoia na função do "clearing", sem a qual a arbitragem seria impossível. Podemos afirmar que o mercado de divisas tem uma função primária que opera como seu suporte; tal função é a de "clearing" internacional. Denomina-se arbitragem aquela operação de natureza especulativa que tem por intuito obter um lucro das eventuais diferenças de cotações, de uma determinada moeda, em duas praças diferentes. A arbitragem consiste em comprar uma moeda numa praça onde está a um preço inferior, para vende-la imediatamente em outra praça onde seu preço é superior.

Arrangement acordo, ajuste, combinação.

Arrears geralmente plural. Débito vencido e não pago; obrigação não cumprida ("In arrears": atrasado, em atraso).

ASAP as soon as possible (telegr.). o mais breve possível.

Assessment avaliação (para cobrança de imposto), tributação.

Assets & liabilities activos e passivos. As empresas americanas dividem o activo em circulante (current asset) e fixo (fixed asset), o primeiro compreendendo activo disponível e realizável, e o segundo o activo imobilizado.

Assignable transmissível, transferível (em créditos documentários).

Assigne procurador, agente, beneficiário de uma transferência.

Assignment Cessão. Transferência escrita de bens ou direitos de uma pessoa física ou jurídica para a outra.

Assignor cedente, transmissor.

At full lenght por extenso. Usa-se também "in words" para designar uma importância por extenso.

At sight à vista. Expressão usada em saques e letras de câmbio para indicar que o pagamento será efectuado contra apresentação.

Auction sale venda em leilão.

Auctions, ou leilões. "Local" virtual onde os compradores licitam competitivamente os produtos de fornecedores individuais. Adequado para bens difíceis de comercializar, como equipamento usado ou excedentário, e bens perecíveis. Está a tornar-se o canal mais popular para este tipo de produtos. Os preços sobem, mas os compradores podem adquirir os bens abaixo dos valores que constam da lista, enquanto que os vendedores, por sua vez, obtêm preços mais altos do que aqueles que atingiriam numa liquidação. Os leilões estão a tornar-se uma das modalidades disponíveis em muitos e-marketplaces. Alguns destes já usam o leilão como principal mecanismo de comercialização. Nos Estados Unidos é o caso, por exemplo, da AdAuction e da TradeOut.com, que comercializam equipamento usado. Os leilões podem ser dirigidos por clientes ou por fornecedores.

Authority to purchase autorização de compra. Documento geralmente usado nos negócios com o Extremo-Oriente. É o substituto da carta de crédito comercial e permite ao banco ao qual é dirigido o instrumento negociar títulos sacados sobre o importador em vez de sobre outro banco.

Average cost custo médio.

anterior ][ imprimir ][ contacto