econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

B

 

B/C bill for collection. letra para cobrança.

B/E bill of exchange. letra de câmbio.

b/f, B/F brought forward. transporte (escrita).

B2B (business to business) Comércio electrónico entre empresas, instituições e um outro agente económico, tendo como suporte a Internet. Fonte: icep

B2C (business to consumer) Negócio electrónico entre empresas e particulares. Fonte: icep

Back Office Por oposição ao Front Office, o Back Office reúne a parte do sistema de informação com a qual o utilizador final (interno ou externo à empresa) não tem contacto. Podem ser bases de dados, sistemas transaccionais, processos de tratamento interno das aplicações de gestão e ferramentas ligadas ao CRM (ver CRM) -, bem como todas as aplicações que não necessitem da intervenção do utilizador final.

Back to back garantia em moeda forte constituída no exterior. Operação financeira com clientes, para capital de giro, realizada por banco nacional, mediante garantia pelo financiador no exterior(depósitos em outro país na mesma ou em diferente moeda). Geralmente é feito entre firmas do mesmo grupo económico.

Back to back credit crédito documentário vinculado a primeiro crédito denominado "crédit maïtre" ou crédito principal. O beneficiário do primeiro crédito actua como intermediário que abre segundo crédito em favor do fornecedor da mercadoria.

Back value lançamento valorizado.

Bail fiança, garantia.

Bailee mutuário, fiador, depositário.

Bailment transferência por contrato.

Balance saldo, balanço.

Balance of payments balanço de pagamentos. Define-se correctamente, balanço de pagamentos como um registro compreendendo o lançamento sistemático de todas as transações económicas ocorridas em dado período entre indivíduos económicos do país (residentes) e indivíduos económicos do exterior (não-residentes).

Balance of trade balança comercial. Diferença entre importações e exportações de mercadorias.

Balance on capital account balanço de capitais. São registradas na conta de capitais as operações que implicam mudanças na situação devedora-credora da nação e, bem assim, as alterações havidas nos estoques de ouro e divisas. Decorre, ainda do precedente, que o saldo das transações correntes e o das transações inclusas no balanço de capitais devem apresentar valores idênticos e de sinais contrários, servindo o resultado final no balanço de capitais para compensar o déficit ou superavit verificado nas contas correntes. O balanço de pagamentos na sua totalidade é, pois, necessariamente equilibrado.

Balance on current account balanço de transações correntes. Abrange, por sua vez, transações nitidamente distinguíveis: as importações e exportações de mercadorias (registradas no balanço comercial), os pagamentos e recebimentos referentes a serviços internacionais (incluindo fundamentalmente serviços de transporte, seguro, turismo, despesas de Governo etc.) e a remessa e o recebimento de rendimentos de factores.

Balance sheet balancete, balanço geral.

Bandwidth (Largura da Banda) Termo que (na linguagem comum) designa a quantidade de informação passível de ser transmitida por unidade de tempo, num determinado meio de comunicação (fio, onda rádio, fibra óptica etc). Normalmente medida em bits por segundo, kilobits por segundo, megabits por segundo, kilobytes por segundo, megabytes por segundo. Em canais analógicos, a largura de banda é medida em hertz, mas é comum falar-se sempre em Kbps, Mbps etc. Fonte: icep

Bank discount desconto bancário. Juros pagos antecipadamente, melhor dizendo, juros descontados do valor do empréstimo a ser concedido, calculados sobre o valor a ser restituído no vencimento.

Banker´s acceptance título (cambial = draft) aceito por um banco para desconto no mercado mobiliário (securities)

Bankruptcy bancarrota. Situação de insolvência, judicialmente declarada, dando início ao processo legal de liquidação. Suas duas formas - "voluntary" e "involuntary", correspondendo à concordata e à falência do Direito, respectivamente.

Banner Ad Anúncio colocado num site na Internet.

Basis point A cada ponto percentual da yield, ou do rendimento de uma determinada obrigação, correspondem 100 basis points. Por exemplo, quando o yield de uma obrigação se altera em meio ponto percentual (por exemplo, de 5,11% para 4,61%), diz-se que variou 50 basis points (neste caso, desceu 50 basis points).

Basket cheque-ouro de exportação. O mesmo que LISP.

Basket purchase - cesta de compras. Aquisição de lote de diversos bens ou mercadorias, geralmente por preço global.

Bear Market Nome que se dá ao mercado quando os preços se encontram em baixa. Mercado em depressão ou em descida. Tendência de queda generalizada das cotações, relativamente prolongada, reflectindo o sentimento de pessimismo dos investidores.

Bear Pessoa com uma previsão pessimista sobre os mercados. Contrasta com a posição do Bull.

Bear Trap (armadilha Bear) Situação em que se colocam os Bears, num cenário de inversão de bear market para bull market. Ao anteciparem maiores quedas no mercado, estes continuam a vender, sendo forçados com a subida do mercado, a fecharem posições pela compra a preços cada vez mais altos.

Bearer depositary receipts (B.D.R.) vide Floating Rate Notes.

Bearer stock (SHARE) acção ao portador.

Bearish gíria que designa os que acreditam em tendência de baixa no mercado. Deriva de "bear" (urso), que ataca de cima para baixo. Na Bolsa, diz-se que o mercado está bearish quando as cotações da generalidade das acções estão em queda. Reflecte portanto, um sentimento de pessimismo relativamente à evolução de um mercado bolsista.

Benchmarking Processo contínuo de avaliação e comparação do nível de desempenho das melhores empresas do mercado, com o objectivo final de obter melhorias de desempenho. Este tipo de análise utiliza a concorrência como termo comparativo, podendo também utilizar empresas ligadas a outros sectores de actividade.

Benchmarking (1) Aplicado à informática, este método de análise técnico-económica consiste em avaliar a produtividade do sistema de informação duma empresa. Compara os resultados obtidos com os de um referencial de performances estabelecido com base em práticas de sucesso. O problema é que o benchmarking constitui para os dirigentes internos um meio de mostrar aos seus superiores que são eficazes e que por isso todo o dinheiro gasto é sempre bem empregue…

Best efforts basis contrato de venda de uma emissão de títulos, em que os intermediários financeiros não assumem com a empresa emitente o compromisso de comprar por conta própria.

Best-efforts underwriting Tomada não-garantida de uma emissão de títulos por parte de um intermediário financeiro, que se compromete perante o emitente apenas a desenvolver os melhores esforços com vista à colocação da emissão no mercado.

Bid oferta, adjudicação, lance (leilão).

Bid (taxa de juros) nível mais baixo de taxa diária de mercado, remuneratória de depósitos interbancários.

Bid bond garantia de participação em concorrência internacional e de assinatura de contrato, se vencedora a empresa.

Bill conta, nota, factura; nota, cédula (de papel-moeda); nota promissória, saque.

Bill of exchange letra de câmbio, saque ou cambial. Ordem de pagamento emitida pelo credor (sacador) contra o devedor (sacado), para que seja paga a ele (sacador) ou à pessoa por ele designada, determinada importância. Título equivalente no mercado interno: duplicata. Abrev.: B/E.

Bill of sale contrato de venda, factura.

Billing facturação. Acto de extrair uma factura ou enviá-la ao vendedor.

Bills of materials function, ou função de lista de materiais. Conceito usado no comércio electrónico "b2b" para definir a capacidade de apresentar uma lista pré-estabelecida dos items habitualmente procurados pelos compradores. Tem como principal vantagem simplificar o processo de planeamento. Em mercados sectoriais, o desafio que se coloca é o de criar uma lista completa dos items necessários ao desenvolvimento de cada produto ou projecto. A PartMiner, empresa norte-americana que fabrica componentes electrónicos, utilizou esta função para desenvolver uma visão completa da actividade compradora, tanto a nível das aquisições feitas a fornecedores contratados como das que são satisfeitas pontualmente por diferentes fornecedores. A "função de lista de materiais" torna possível combinar num mesmo mercado uma abordagem de criação de canais com uma perspectiva de exchange (ver exchange).

Black market mercado negro, mercado paralelo de compra e venda de moedas.

Blocked account conta bloqueada. Fundos de não residentes que não podem ser transferidos livremente.

Blue Chips Empresas com boa notoriedade e dimensão, com um longo historial de resultados positivos estáveis e com uma política consistente de distribuição de dividendos. As blue chips caracterizam-se ainda por apresentarem elevada liquidez em Bolsa.

Blue-collar workers operários, trabalhadores braçais, cujo ambiente de trabalho exigem roupas resistentes, geralmente macacões.

Board of directors direcção.

Bona fide holder portador de boa-fé. Diz-se da pessoa que negocia um título sem conhecimento de que ele está irregular.

Bond obrigação, título. "Reconhecimento formal, por escrito, de uma dívida, pelo qual uma das partes, promete pagar certa importância, em determinada data futura, e mais juros, em datas prefixadas, até o vencimento.

Bond (to) reter na alfândega. ("In bond": retido na alfândega; armazenagem de mercadoria até o pagamento das taxas alfandegárias).

Bonded warehouse armazém onde mercadorias são depositadas sem pagar direitos aduaneiros até serem retiradas.

Bondholder ou stockholder accionista.

Bonus stock bonificação em acções.

Book value valor contável.

Bookbuilding Sistema de venda de valores mobiliários por oferta pública que fixa um preço máximo e um preço mínimo para as ordens de compra dos investidores. O processo permite adequar o preço final da transacção às condições de procura efectivamente registadas.

Boom Termo inglês que traduz um crescimento súbito muito acentuado. Diz-se que houve um boom nas acções quando os seus preços aumentaram rapidamente para valores muito acima dos anteriores, acompanhados de aumento do volume de transacções.

Border tax imposto de fronteira. Tributação ou isenção que se relaciona com os impostos de um país.

Borrower mutuário. Aquele que obtém fundos através de empréstimo por período de tempo determinado.

Bottom Fisher Investidor permanentemente atento a acções que se encontrem a fazer mínimos anuais ou históricos, na expectativa de uma possível inversão de tendência.

Boxing day primeiro dia útil após o Natal, que nos países de língua inglesa observa-se como feriado, dia em que tradicionalmente distribuíam-se os presentes (gifts ou boxes).

Brainstorming Método colectivo que visa a geração de um conjunto de novas ideias através da participação em grupo. Este método baseia-se no pressuposto de que um grupo consegue gerar mais e melhores ideias do que um único indivíduo sozinho.

Brand marca. Um nome, termo, sinal, símbolo ou uma combinação deles, que serve para identificar os bens e serviços de uma vendedor.

Branding Diferenciação de um bem ou serviço através da atribuição de um nome ou marca indicativa, que representa para o consumidor um determinado nível de qualidade e garantia.

Breadth (fôlego) Percentagem de acções que participam num determinado movimento de mercado. Os analistas consideram que uma adequada contribuição para esse movimento (diário ou não) deverá ser sempre superior a dois terços das acções listadas numa determinada Bolsa.

Break even concluir uma operação de compra e venda ou vice-versa, sem lucro ou prejuízo.

Break-even point Ponto crítico em que as receitas de uma empresa igualam os seus custos (fixos e variáveis), ou seja, representa o ponto a partir do qual a empresa começará a evidenciar lucros.

Breakout Ponto em que a cotação de um título cruza uma linha de tendência (ou um canal) com volume. Este cruzamento tanto pode ser no sentido ascendente, como no sentido descendente.

Bridge loan ou bridging advance empréstimo de curto prazo a que o tomador recorre enquanto espera o deferimento de financiamento de longo prazo.

Broker corretor. ("customs broker": agente de navios).

Broker Palavra inglesa que significa intermediário especializado na compra e venda de uma determinada categoria de bens, geralmente aplicações financeiras tais como acções, em mercado próprio, cobrando, por esse efeito, uma comissão que geralmente representa uma percentagem do montante de cada negócio efectuado. É alguém que faz da sua profissão a compra e venda, por conta de terceiros (os seus clientes), de bens num mercado onde possui uma posição priveligiada. Um broker é um corretor e também faz o serviço de aconselhamento ao cliente.

Brokerage corretagem sobre serviços. Amplamente utilizado no mercado financeiro quando são feitas negociações bancárias através de corretores.

Browser Programa utilizado para aceder e interpretar arquivos HTML, existentes na Web, formatando-os e exibindo-os para o utilizador. A maioria dos browsers pode também exibir arquivos de vídeo ou som. Fonte: icep

Budget orçamento, previsão, verba ("Monetary Budget": orçamento monetário). Plano em que se quantificam as projecções para os custos e proveitos de uma empresa, a ocorrer num dado período futuro.

Bull Market Nome que se dá ao mercado quando os preços se encontram em alta. Mercado em ascensão ou em euforia. Tendência de subida generalizada das cotações, relativamente prolongada, reflectindo o sentimento optimista dos investidores.

Bull Pessoa com uma previsão optimista sobre os mercados. Contrasta com a posição do Bear.

Bulletin Board A forma mais simples de troca. Boletim onde os compradores e vendedores anunciam os produtos que pretendem comprar ou vender, o que significa, que quem entra no eMarket não sabe quais os produtos que irão constar do Bulletin Board numa próxima visita. Fonte: icep

Bullish Termo inglês para designar uma tendência de valorização dos preços num determinado mercado financeiro. Na Bolsa, diz-se que o mercado está bullish quando as cotações da generalidade das acções estão em fase de crescimento.

Bushel medida de capacidade para cereais.

Business day dia útil. Também "workday" ou "weekday".

Bust depressão.

Buyer´s credit financiamento ao comprador.

Buyers market Diz-se quando o mercado está favorável aos compradores. Mercado para compradores.

Bylaw estatuto. regulamento (de uma companhia, associação etc.).

By-product subproduto.

anterior ][ imprimir ][ contacto