econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

C

 

C.I.A., c.i.a. cash in advance. pagamento antecipado.

C.O.D., c.o.d. cash on delivery. pagamento contra entrega.

C/D certificate of deposit. certificado de depósito.

C/N credit note. nota de crédito.

c/o care of. aos cuidados de.

Call opção de compra de acções a preço determinado por um certo período de tempo. Trata-se de uma modalidade de operação a termo, efectuada na Bolsa de Nova York, realizada através de contrato, de que participam um comprador, um vendedor, um corretor, um endossador. Difere da operação a termo efectuada noutras bolsas, uma vez que esta "não é uma opção de compra ou venda, como call ou put, praticados na bolsa de NY, mas sim um contrato irrevogável de compra e venda de acções, para pagamento e entrega no futuro.

Call a bond (to) dar aviso de resgate de título.

Call a loan (to) exigir o pagamento de um empréstimo.

Call Center É um conjunto de meios materiais, humanos e organizacionais que gere à distância as comunicações provenientes dos clientes actuais e potenciais da empresa. Inclui tanto o correio electrónico como os formulários on-line e outros mecanismos de interacção utilizados na Internet, como a gestão de voz no IP. A tecnologia de base do call-center é o CTI.

Call deposits depósitos de pré-aviso. Os saques a esse tipo de depósito dependem de aviso antecipado, a prazos que variam entre 7 a 15 dias, ou de acordo com a praxe local. Ver CONTAS CALL.

Call premium prémio pagável pelo devedor de uma obrigação para resgate antes do vencimento.

Cancelled check diz-se do cheque que foi pago e debitado na conta do depositante.

Capital Asset Pricing Model (CAPM) Modelo que estuda a relação entre risco esperado e rentabilidade esperada. O modelo baseia-se na teoria que os investidores exigem maior rentabilidade para assumirem maiores riscos. Afirma que a rentabilidade de um activo resulta da soma de uma taxa de juro sem risco com um prémio de risco.

Capital goods bens de capital.

Capital market mercado de capital, onde se negociam investimentos e fundos a longo prazo.

Carry over transferir, passar adiante. Diz-se da parcela remanescente de stock que passa de um para outro exercício, ou que se transfere para o exercício seguinte. Diz-se igualmente de prejuízos que se compensam em exercícios futuros.

Cash dinheiro em espécie, pagamento em dinheiro, numerário, moeda corrente.

Cash and carry Compra de um título e venda simultânea de um contrato futuro, sendo o respectivo saldo financiado por um empréstimo ou por fundos obtidos através de acordos de recompra.

Cash basis regime financeiro de determinação. Métodos de contabilidade em que as receitas são registradas no momento em que são recebidas (entrada na caixa) e as despesas são registradas no momento do desembolso (saída da caixa). Venda a dinheiro.

Cash budget orçamento de caixa.

Cash Cow Negócio ou empresa que gera uma continuidade de cash-flows ao longo do tempo. Este tipo de negócios apresenta normalmente marcas bem estabelecidas no mercado, cuja familiaridade estimula a compra repetida por parte dos consumidores.

Cash Dinheiro em numerário (notas ou moedas) ou activos facilmente transformáveis em numerário.

Cash discount desconto para pagamento à vista.

Cash flow fluxo de caixa. Demonstração financeira dos recebimentos e desembolsos de caixa efectivamente ocorridos durante um determinado período.

Cash flow É um indicador financeiro que mede os fundos gerados por uma empresa ao longo de um determinado exercício. Distingue-se dos lucros pelo facto de incorporar, para além do resultado do exercício, as provisões e amortizações.

Cash letter formulário de depósito para encaminhamento de quaisquer documentos cujos pagamentos se processem à vista (travelers checks, cheques bancários, International Money Orders - IMO etc.), desde que tais papeis estejam desacompanhados de instruções especiais.

Cash on delivery entrega de mercadoria contra pagamento. Abrev. COD.

Cash with order pagamento efectuado com o pedido de compra.

Cashier's check cheque sacado contra o próprio banco que o emite. Cheques bancários negociáveis fora do mercado.

cd. forwd. - carried forward. a transportar (escrita).

Certificate of deposit certificado de depósito. O mesmo que "warrant".

Certificate of manufacture certificado emitido por um fabricante, confirmando que a mercadoria foi fabricada e se encontra à disposição dos compradores.

Certificate of origin certificado de origem da mercadoria.

Certified check cheque visado.

Ch. ppd. charges prepaid. despesas pagas antecipadamente.

Chairman presidente (de sociedade anónima, de junta, de conselho etc.)

Charge account acordo de venda ou de compra a crédito, mediante o qual o comprador é debitado em conta corrente pelos valores comprados, pagando-os de acordo com combinação previamente estabelecida.

Charges forward expressão bancária inglesa significando que as comissões bancárias, juros, despesas e taxas decorrentes de embalagem de um artigo no estrangeiro são por conta do sacado.

Charm price preço chamariz; preço de promoção.

Chattel mortgage penhor no qual os bens empenhados permanecem em poder do devedor.

Checking account conta bancária que permite a emissão de cheques contra saldos disponíveis.

Chief Executive Officer (CEO) O principal responsável pelas actividades de uma determinada empresa. Habitualmente, CEO é o título também atribuido ao Presidente do Conselho de Administração de uma empresa.

Chief Financial Officer (CFO) O principal responsável pelas actividades ligadas à área financeira de uma determinada empresa. Habitualmente, CFO é o título também atribuído ao Director Financeiro de uma empresa.

Chips fecho diário da COMPE em New York.

CIF, C.I.&F., c.i.&f. cost, insurance and freight. custo, seguro e frete.

Circa cerca de, aproximadamente. Expressão que aparece nas cartas de crédito e serve para indicar uma tolerância, para mais ou para menos, de até 10% sobre o valor do crédito, quantidade, valor ou peso da mercadoria. Abrev. CA.

Clean credit crédito realizável sem apresentação de documentos.

Clean draft saque limpo, é quando o jogo de documentos é remetido directamente ao importador e entregue ao banco apenas o saque.

Clean letter of credit carta de crédito utilizável sem apresentação de documentos de embarque.

Clean on board mercadoria posta a bordo em perfeitas condições. Diz-se dos documentos de embarque sem qualquer anotação indicando o estado defeituoso da mercadoria e/ou embalagem, o que evidencia estarem em boas condições.

Clean payment Diz-se do pagamento efectuado a uma pessoa sem a exigência da apresentação de documentos comprobatórios e/ou justificativas (ex.: factura).

Clearing compensação. Sistema de pagamento internacional por compensação.

Clearing account conta em que se efectuam os débitos e os créditos decorrentes das transações entre países que operam com base em convénio.

Clearing funds são fundos disponíveis após um (1) dia útil referentes a transferências bancárias ou a cheques encaminhados à compensação.

Clearing house câmara de compensação.

Client-Server, ou Cliente-Servidor. Conceito obrigatório quando os PC começaram a substituir os terminais não-inteligentes, Teve como efeito tornar obsoleta a lógica de programação vigente em inúmeros processos, como os serviços de dados, serviços de tratamento e serviços de aplicações. Este modelo de informática distribuída levou, contudo, a uma sobrecarga de postos de trabalho, conduzindo a grandes problemas de expansão e de segurança. A segunda geração de clientes-servidores viu surgir um reequílibrio das tarefas em benefício dos servidores, tendo a Internet acentuado essa tendência - nomeadamente com a chegada dos clientes "magros".

Closing rate (exchange) taxa de fecho (câmbio).

Co. Company. Companhia.

Coaching O coaching pode ser tomado como um processo que visa fomentar no colaborador o conhecimento de si mesmo e impulsionar o desejo de melhorar ao longo do tempo, bem como a orientação necessária para que a mudança se produza. Fonte: Diário de Notícias (24/03/06)

Collaborative Commerce Trocas on-line para facilitar o fluxo de informação em vez de processar transacções. Fonte: icep

Collateral garantia, caução. Bens oferecidos pelo devedor ao credor, como garantia do pagamento de um empréstimo. Geralmente são aceitos como tais: matérias-primas, títulos e imóveis. Salários e bens de consumo duráveis podem garantir o crédito ao consumidor.

Co-manager é o banqueiro que, não integrando o grupo de "managers" de determinado empréstimo, subscreve, nesse negócio, parcela de valor significativo.

Combination export manager profissional ou técnico de exportação que trabalha para diversas empresas exportadoras. Autónomos especializados em exportação. Abrev. CEM.

Comission fee taxa de comissão cobrada pelos bancos sobre operações de câmbio com seus clientes.

Commercial invoice factura comercial emitida por empresas exportadoras.

Commercial paper título comercial, de curto prazo, sem garantia real, emitido por empresas, podendo ser objecto de colocação junto a investidores por parte de instituições financeiras.

Commitment obrigações; ordem de compra e venda de acções.

Commitment são os montantes que os managers de determinado empréstimo se obrigam a subscrever e/ou a repassar a terceiros.

Commitment fee é a comissão destinada a remunerar o compromisso de manter disponíveis o valor subscrito e não desembolsado em determinado empréstimo.

Commodities mercadorias, no sentido de produtos primários ou básicos, como café, algodão, açúcar, trigo e minérios etc.

Commodity Mercadoria ou bem económico. Expressão atribuída a bens transaccionáveis, como produtos agro-pecuários e recursos naturais.

Commodity Exchange Semelhante a uma Bolsa de Valores tradicional. Encontram-se sempre os mesmos produtos, embora os preços possam variar, de acordo com as flutuações da oferta e da procura. Os eMarkets que utilizam esta função, comercializam geralmente produtos normalizados, como por exemplo bens de consumo. Fonte: icep

Commom stock acções ordinárias ou comuns

Completely knocked down produto fornecido completamente desmontado. Abrev. CKD.

Composition concordata; composição, acordo com credores.

Compound interest juro composto; juros periodicamente computados e adicionados ao principal

Concerted lending dinheiro novo.

Confirmed credit crédito confirmado. Diz-se quando o banco avisador/pagador assegura ao beneficiário o pagamento do crédito aberto por banco seu correspondente, desde que cumpridas todas as condições e exigências do crédito.

Consignee consignatário; destinatário; recebedor da mercadoria em consignação.

Consignement consignação. Mercadorias entregues para vendas futuras. Equivalente a embarque.

Consolidation fusão. União de duas ou mais empresas, visando a constituição de uma nova.

Consortia eMarkets Portal constituído por um grupo de companhias, que procuram satisfazer um objectivo particular. Podem ser categorizados, como orientados para a venda (sales-oriented) ou orientados para a compra (purchasing-oriented) e verticais ou horizontais. Fonte: icep

Consular invoice factura consular; documento emitido pelo Consulado do país importador.

Consumer goods bens de consumo.

Container cofre de carga; recipiente; equipamento composto por módulos rectangulares, internacionalmente padronizado para o transporte de mercadorias. Contentor.

Contas call (Call Account ou Call Deposits) depósitos remunerados, cujos saques dependem de aviso antecipado, com prazos que variam de 7 a 15 dias.

Convenience goods bens de conveniência. Itens de baixo preço, cuja compra é repetitiva e frequente e cujos pontos de venda são altamente disseminados; exemplo típico é o cigarro.

Convertible currency moeda conversível; moeda que pode ser livremente convertida em outra moeda.

Correction approved emenda aprovada. Expressão utilizada para ressalvar emendas feitas em documentos.

Corretor (Broker) Indivíduo ou entidade que compra ou vende títulos por conta de outrem, cobrando uma comissão por esse serviço. Possui clientes particulares e institucionais.

Counterfeit contrafacção, falsificação.

Counterfoil talão; canhoto (de cheque etc).

Countersignature contra-assinatura, como nos travelers checks, por exemplo. Assinatura com que se autentica uma outra; também nos documentos em que se exigem duas assinaturas, a assinatura adicional é chamada contra-assinatura.

Countertrade também conhecido pelo nome de "barter" é, em grande parte, um fenómeno decorrente da actual crise de pagamentos que enfrentam os países em vias de desenvolvimento. Operação de comércio exterior em que o pagamento é feito com mercadorias, comercializáveis interna ou externamente no país do recebedor. Entre as modalidades operativas de counter trade podemos distinguir três tipos bem definidos: a) Barter Trade - ou troca absoluta de mercadorias, materializa-se sempre por meio de um contrato acompanhado de garantia bancária. Supõe execução prolongada e é sempre imprescindível uma cláusula de revisão periódica dos preços. b) Counter Purchase - é o caso em que a operação é integrada, em parte por troca de mercadorias e em parte por pagamento em dinheiro. c) Buy Back - é empregado na venda de projectos de engenharia, como, por exemplo, seria do caso da venda de uma fábrica na modalidade "turn-key", que será paga em parte com os produtos a serem elaborados pela fabrica a se instalar.

Countervailing duties direitos compensatórios estabelecidos por um país para compensar subsídios à exportação concedidos por outros país.

CR., cr. credit, creditor. crédito, credor.

Crash Queda precipitada nas cotações, resultante de quebras na actividade económica e/ou na confiança dos investidores, após períodos de elevadas subidas nas mesmas. O crash de 1929 e a segunda-feira negra de 1987 nos EUA são exemplos deste tipo de fenómeno.

Crating charges despesas de embalagem.

Crawling peg (sliding peg) mini-desvalorizações cambiais. Política cambial que consiste em reajustar a renda dos exportadores, desestimular a especulação e evitar os movimento de "hot money". O mesmo que "Flexible exchange rate"; taxa de câmbio flexível.

Credit line linha de crédito. É uma forma de crédito rotativo concedido a bancos e serve geralmente para financiar/estimular as exportações do país que a concede.

Credit rating Índice de crédito. Avaliação de classificação de pessoas ou firmas quanto a sua capacidade de cumprir obrigações financeiras assumidas.

Credit squeeze contenção de crédito. Termo indicativo de uma conjuntura em que o sistema financeiro apresenta baixa liquidez, resultante da escassez de crédito e da consequente elevação das taxas de juros.

Credit standing capacidade de crédito, limite de crédito de empresa ou pessoa.

Credit terms condições de crédito.

Cross rates taxas cruzadas. Em câmbio, as taxas servem para expressar a equivalência de uma moeda estrangeira com relação à moeda doméstica.

Crossed check cheque cruzado. Não é reconhecido nos Estados Unidos, mas só na Inglaterra e outros países.

Curate curador. Trata-se de exibir os produtos e serviços da empresa de forma especial tendo em vista seduzir uma comunidade distintiva de utilizadores que visitará as lojas da marca como se fossem museus. Exemplos: Ikea, Starbucks e iPod. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26.

Currency rate taxa de câmbio de uma moeda.

Current asset activo corrente ou circulante (disp. + realizável em um ano).

Current liabilities passivo corrente ou circulante.

Custom house alfândega. Aduana.

Customer Journey mapa do cliente. Consiste em estudar e "mapear" a forma como o consumidor interage com o nosso produto antes de comprar. Exemplo: se viu os anúncios, foi à Internet comparar preços ou visitou a loja pela primeira vez. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26.

Customs barrier barreira aduaneira, no sentido de obstáculos tarifários à importação.

Customs clearance desembaraço aduaneiro ou alfandegário.

Customs declaration declaração aduaneira; despacho alfandegário.

Customs duties direitos ou impostos aduaneiros. Direitos de importação.

Customs entry form formulário de declaração à alfândega.

Customs warehouse armazém da alfândega.

anterior ][ imprimir ][ contacto