econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

D

 

D/A document against acceptance. documento contra aceite.

D/d day's date. dias de data.

D/P documents against payment. entrega de documentos contra pagamento.

Damage and cost danos e prejuízos.

Data bank banco de dados. Sistema de armazenamento de informações, para efeitos de processamento electrónico de dados.

Day trader Tipo de corretores nos mercados identificados pelo seu estilo de intervenção, que consiste em manter posições abertas apenas durante o dia, encerrando no final de cada dia qualquer posição que detenham.

Days of grace dias de carência ou de tolerância concedidos para pagamento após o prazo de vencimento ou para contagem do prazo de vencimento. Na Inglaterra são concedidos 3 dias após o vencimento, assim como antigamente o eram nos Estados Unidos.

Dead Cat Bounce Forte subida nas cotações depois de uma queda abrupta. Normalmente, esta recuperação resulta do facto de existirem vendedores a descoberto (short sellers) que estão a fechar posições no mercado, comprando as acções e encaixando as respectivas mais-valias.

Deadline prazo de entrega; prazo final para pagamento de uma obrigação.

Deal negócios, transação. ("a great deal" = grande quantidade; "it's deal: negócio fechado").

Dealer Intermediário na transacção de títulos em Bolsas organizadas, que também pode comprar e vender títulos para a sua própria carteira. Em Portugal, equivalem às sociedades financeiras de corretagem.

Dealers-room lugar especial (sala) onde é mantido contacto permanente com o mundo financeiro local e internacional, para efeito de contratação de operações.

Dear money dinheiro obtido somente a altas taxas de juros.

Debt trading compra e venda de títulos representativos de dívidas oficiais de qualquer país. O Banco actua por conta e risco de muitas instituições, empresas e governos.

Decision making tomada de decisões, processo decisório.

Deep-in-the-money Diz-se de uma opção que se fosse imediatamente exercida, dadas as actuais condições de mercado, geraria um lucro muito significativo.

Deep-out-of-the-money Diz-se de uma opção que, nas actuais condições de mercado, se encontra distante de poder ser exercida com lucro.

Deferred payments pagamentos a serem feitos no futuro. Todas as transações de crédito, assim como instrumento de crédito a prazo envolvem "deferred payments".

Delay interest juros de mora.

Delivery against acceptance entrega contra aceite. Diz-se quando se pretende que os documentos relativos a uma venda sejam entregues contra aceite de uma letra de câmbio, duplicata etc. Abrev. DA.

Delivery against payment entrega ou liberação de mercadoria somente contra o pagamento de seu valor. Abrev. DAP e DP. O mesmo que "delivery payment".

del'y, dely delivery. entrega.

Demand procura, demanda, pretensão, exigência ("on demand": à vista, contra entrega).

Demand deposits depósitos à vista de livre movimentação. Não são remunerados com juros ou correcção monetária. Pelas suas características de semelhança com a moeda circulante, estão incluídos no conceito de meios de pagamento.

Demand draft cheque pagável contra apresentação ao sacado. Também denominado "à vista" ou "contra apresentação".

Depletion allowance cota de exaustão. Importância correspondente à diminuição do valor de recursos (minerais e florestais) resultante de sua exploração, podendo ser computada como custo ou encargo da empresa em cada exercício.

Deposits placed aplicações com terceiros em contas de depósitos (demand, call ou time)

Deposits taken obrigações assumidas com terceiros por depósitos recebidos

Depreciation depreciação. Importância correspondente à diminuição do valor dos bens do activo, resultante do desgaste pelo uso, acção da natureza e obsolescência normal, que poderá ser computada como custo ou encargo da empresa em cada exercício.

Deputy representante, delegado, adjunto, substituto, vice, interino etc.

Direct cost custo directo.

Direct purchasing compra directa do produtor, sem interferência de agente ou corretor.

Direct shipment embarque directo (do fabricante ou fornecedor ao consumidor).

disc. discount. desconto.

Discharge descarga, descarregamento, desembarque, pagamento, quitação (de débito).

Discretionary income renda discricionária. Parcela da renda pessoal total, não comprometida com despesas ou poupanças fixas essenciais, sobre a qual o indivíduo pode exercer algum grau de discrição quanto ao seu destino.

Dishonor (to) deixar de pagar um título; recusar-se a aceitar ou a pagar um título.

DITTO idem; a mesma coisa.

Dividend Yield Rácio entre o dividendo por acção e a cotação de uma acção. Corresponde à rendibilidade da acção ignorando as flutuações no respectivo preço.

Do. ditto. idem.

Documentary credit crédito documentário. Instrumento emitido por um banco, a pedido e de conformidade com instruções de cliente (tomador do crédito) e que autoriza outro banco a efectuar pagamento a terceiro (beneficiário) contra entrega de documentos nele estipulados e cumpridos seus termos e condições.

Documentary draft saque ou título acompanhado de documentos de embarque, tais com factura, apólice de seguro, conhecimento de embarque etc.

Documents against acceptance notificação de que os documentos não podem ser libertados ao sacado antes de o título ser aceito. Abrev. D/A.

Documents against payment notificação de que os documentos não podem ser libertados ao sacado antes de o título ser pago. Abrev. D/P.

Door to door porta a porta. Fórmula utilizada em operações comerciais de exportação, através da qual o importador exige, no respectivo contrato, a entrega da mercadoria em seus armazéns dentro dos prazos fixados.

Double Witching Dia em que duas classes relacionadas de futuros e opções expiram. Por exemplo, as opções e os futuros em relação a um mesmo índice subjacente podem expirar no mesmo dia, dando origem a diversas estratégias por parte dos arbitragistas, visando o fecho das suas posições.

Down payment sinal, entrada.

Downsizing Estratégia empresarial em que uma empresa reduz o seu tamanho e complexidade, tentanto aumentar os seus rácios de eficiência e rentabilidade. Esta estratégia é implementada normalmente através de uma reestruturação, que significa, na prática, redução de efectivos e a venda de activos ou áreas de negócio não directamente ligadas com o negócio principal da empresa (core business).

Downtime paralisação. Período de tempo em que uma máquina permanece parada, independentemente da vontade do operador, para ajustamentos, manutenção ou reparos.

Dr. debitor, drawer. devedor, sacador.

Draft saque. Ordem de pagamento, emitida por um credor ou sacador (creditor ou drawer), contra um devedor ou sacado (debtor ou drawee) para o pagamento de uma importância determinada a uma terceira parte identificada ou ao portador (payee). O lançamento do aceite (acceptance) pelo sacado na ordem de pagamento implica o reconhecimento de sua responsabilidade pelo pagamento. Se o saque é pagável no momento de sua apresentação ao sacado, denomina-se saque à vista (sight draft). Se o pagamento é efectuado em prazo certo, a contar da apresentação, ou em data futura predeterminada é chamado de saque a prazo (time draft).

Draft contract minuta de contrato.

Drawback regime de importação de bens destinados à produção de outros produtos e que por isso gozam de isenção de imposto de importação e/ou outras facilidades alfandegárias.

Drawee sacado. Pessoa ou firma contra a qual é emitido um título ou uma letra e de quem se espera o pagamento.

Drawer sacador. emitente do título ou saque.

Due from ou due to (banks, costumers, offices etc.) - titulação contável usada para recebimento ou colocação de recursos, especialmente depósitos.

Dumping venda de um produto em mercados externos por preços inferiores aos da colocação do mesmo produto no mercado doméstico, para a obtenção de vantagens na competição com outros fornecedores internos ou externos.

Dumping No mercado bolsista, significa vender largas quantidades de acções sem qualquer preocupação pela evolução da cotação ou pelo seu impacto no mercado.Em termos económicos, significa a venda de uma mercadoria abaixo do seu custo marginal. Esta estratégia gera perdas para a empresa, mas permitirá a eliminação progressiva da concorrência. Precisamente por isso, é uma prática impedida por lei.

Duty direito. Taxa cobrada pelo governo, especialmente sobre importações. "Customs Duties": direitos alfandegários, imposto aduaneiro; Duty free: isento de impostos ou tarifas alfandegárias.

anterior ][ imprimir ][ contacto