econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

F

 

F.O.C., f.o.c. free of charge(s). livre de despesas.

F.X., fx. foreign exchange. câmbio.

Face value valor facial, valor declarado, valor nominal.

Facilities facilidades, meios, recursos, instalações.

Factoring Actividade de uma instituição financeira especializada na compra de créditos que diversas empresas detêm sobre os respectivos clientes e respectiva cobrança, assumindo o risco de incumprimento pelos devedores. Distingue-se do desconto bancário uma vez que o "factor" (a instituição financeira) não dispõe de direito de regresso contra a empresa emitente dos títulos. As suas diferenças com o forfaiting: prazos mais curtos, total independência em relação às negociações da operação de exportação; muitas vezes há a negociação global de todos os créditos, até um certo valor, do exportador, geralmente não é solicitado aval especial, além daquele que fora dado ao exportador, taxas mais altas.

Factory cost custo de fábrica. Custo de produção no estabelecimento produtor.

Fair price preços justos. Expressão empregada para indicar que as cotações não foram artificialmente manipuladas, com o objectivo de "dumping".

Fake falso. "fake money": dinheiro falso.

Featherbedding práticas ou normas sindicais destinadas a aumentar artificialmente o número de pessoas empregadas.

Federal funds (FED FUNDS) são fundos oficiais reguladores da liquidez imediata dos bancos. Tais fundos, disponíveis imediatamente, destinam-se, precisamente, à compensação diária. Os bancos utilizam o sistema de FED Funds para repassar os seus excessos de liquidez ou cobrir-se pelas eventuais faltas, objectivando o nivelamento de suas posições financeiras.

Figures cifras, algarismos. Palavra utilizada em expressão como: "five (six, seven etc) figures" e que indica valor em 5 (6 ou 7) algarismos, isto é, 00.000. Costuma-se utilizar em informações de carácter sigiloso como em cadastro, para indicar o valor de saldo de conta do informado e também na concessão de linha de crédito. Comumente aparece precedida das palavras "HIGH", "LOW", e "MEDIUM", como nos exemplos: "HIGH SIX FIGURES": indica que o crédito ou o saldo da conta é representado por um número de seis algarismos, na faixa de 900.000 a 999.999, podendo ser arredondado para 1.000.000. "LOW FIVE FIGURES" significa que o valor é representado por um número de cinco algarismos na faixa de 10.000 a 29.999. e "MEDIUM SIX FIGURES" significa um número de seis algarismos na faixa de 400.000 a 699.999.

Financial standing position ou condition situação financeira.

Firewall Dispositivo que controla a troca de informações entre a Internet e um computador ligado a ela. Impede que utilizadores não autorizados entrem neste computador, via Internet, ou que dados de um sistema que possam ser acedidos por esse computador sejam utilizados sem a prévia autorização. Fonte: icep

First half primeira metade. Expressão comumente utilizada para designar, no caso de mês, a primeira quinzena e, no caso de ano, o primeiro semestre.

First hand de primeira mão, em primeira mão.

First in first out (FIFO) primeiro a entrar, primeiro a sair. Método contável de avaliação de stoks.

First mail primeira mala (postal). Em negócios internacionais, os bancos costumam expedir duas remessas de documentos.

First of exchange original de letra de câmbio. As cópias são denominadas "second of exchange, third .. etc..

Fixed asset activo fixo. Corresponde ao activo realizável a longo prazo (mais de um ano) e ao activo imobilizado, segundo a lei da sociedades por acções.

Fixed costs custos fixos.

Flat fee e management fee são comissões cobradas pelos "managers" pela realização de um empréstimo. Os "managers" repassam parte dessas comissões aos demais banqueiros-emprestadores.

Flat rate taxa fixa.

Flexible exchange rates taxas flexíveis de câmbio. Sistema de determinação de taxas de câmbio em função de mecanismos de oferta e procura no mercado internacional.

Float tempo em que os recursos permanecem à disposição de alguém (banqueiro) sem remuneração.

Floating rate notes títulos com taxas flutuantes, lançados no euromercado. O seu nome oficial é "Bearer Depositary Receipts", que pode ser traduzido livremente como "recibos de depósitos ao portador". Esses títulos possuem algumas das características dos certificados de depósitos bancário, dos empréstimos comuns em eurodólares e dos bónus.

Floor Limite inferior da taxa de juro de um título emitido a taxa variável.

Flow chart fluxograma. Gráfico que mostra o movimento de formulários entre diferentes unidades ou pessoas da organização, as operações executadas em cada unidade e a sequência em que ocorrem tais movimentos e operações.

Forced saving poupança forçada. Poupanças involuntárias, realizadas por pessoas físicas, resultantes de diferentes causas.

Foreclosure execução de hipoteca, cobrança executiva.

Foreign currency moeda estrangeira (divisa).

Foreign exchange geralmente este termo aplica-se à negociação ou troca de moedas estrangeiras. Câmbio.

Forex forward (sold ou Bought) câmbio futuro (vendido ou comprado)

Forfait aquilo que se perde ou paga em punição de um crime ou uma falta, pena, penalidade.

Forfaiting (factoring) compra de títulos com vencimento futuro, originado em actividades mercantis, especialmente exportação (desconto), sem direito de regresso.

Forgery falsificação. Alteração de qualquer documento com intuito de defraudar ou prejudicar alguém. O mais comum conceito de falsificação é a assinatura falsa.

Fortnight quinzena; período de 15 dias.

Forward (contrato a prazo) Acordo entre duas partes em transaccionar um determinado activo (acção, obrigação, moeda, mercadoria) numa data futura a um preço pré-definido. Distingue-se de um contrato de futuros por não ser tipificado (em termos de quantidades e maturidades), por não ser objecto de transacção em Bolsa e por não implicar uma movimentação financeira diária consoante as variações de preço (mark-to-market).

Forward basis nas operações financeiras, condições de taxa a prazo.

Forward exchange mercado futuro. É onde são negociados compromissos actuais de compra e venda de divisas, por compromissos futuros de compra e venda dessas mesmas divisas.As suas três funções básicas são: cobertura do risco cambial nas operações de comércio exterior, cobertura de taxa de juros ou "swap"

Forward rate agreement (FRA) operação de hedge de taxas de juros. Cobertura de uma taxa flutuante para cobrir uma fixa.

Forward Rate Agreement (FRA) Acordo financeiro visando um empréstimo a iniciar numa data futura, sendo a taxa de juro fixada no momento presente.

Frame Relay Tecnologia de comutação que organiza os dados em unidades de tamanho variável chamadas "frames" e dispensa qualquer retransmissão devido a erros, o que acelera os processos. É ideal para tráficos que têm momentos de pico. Permite ao utilizador visualizar uma conexão contínua mas dispensa o pagamento pelo uso full-time da linha, num serviço denominado PVC (Permanent Virtual Circuit). Fonte: icep

Franchise franquia, concessão. Privilégio especial, geralmente concedido por um governo a um indivíduo ou empresa, para exploração de um serviço público. Parcela não coberta pelo seguro. Concessão especial obtida do fabricante, para exploração de um serviço ou marca.

Free livre; sem custo ou despesas.

Free Cash-flow Fundos libertados por uma empresa antes de qualquer decisão de carácter financeiro. Quantifica o total de fundos gerados, após impostos, que a empresa tem à sua disposição para remunerar credores e accionistas.

Free currency moeda conversível; moeda de curso livre.

Free market mercado aberto. Lugar onde geralmente os preços são determinados pela livre e aberta competição entre compradores e vendedores.

Free of charge livre de despesas. Abrev. FOC.

Free of duty diz-se geralmente das mercadorias que são introduzidas no país livre de impostos ou tarifas.

Free-float Quantidade de acções "livres". O free-float pode definir-se como a percentagem do capital social que se encontra disperso em bolsa (nas mão de accionistas minoritários), relativo a uma determinada empresa admitida à cotação nesse mercado.

Fringe benefits benefícios adicionais ou suplementares, como: assistência médica, seguro de vida, etc.

FTP File Transfer Protocol - Protocolo de transferência de arquivos. Permite que sejam enviados e recebidos arquivos a partir de um computador ligado à Internet. Muito popular pois efectua a transferência de forma mais efectiva, suprimindo uma série de campos usados em outros aplicativos, agilizando a cópia dos arquivos. Fonte: icep

Full branch são agências bancárias externas autorizadas a realizar todos os tipos de operações, sem limitação de valor, funcionando como banco comercial do tipo universal, dentro das normas permitidas pela legislação do país onde se situam.

Funding recursos tomados a terceiros para realizar uma operação financeira com cliente.

Funding Custos de financiamento de uma empresa. São os custos que uma empresa tem de suportar em resultado do seu endividamento ou passivo remunerado.

Funds fundos. Capital. Dinheiro disponível ou seu equivalente, e.g., cheques, letras, 'money orders'.

Fusion (merger) incorporação. Operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações

Future delivery denominação anglo-saxônica de operações a prazo.

Future price preço de venda ou compra a termo.

fwd forward. remeter.

anterior ][ imprimir ][ contacto