econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

G

 

Garantias no comércio exterior no mercado internacional a função de garantia é preenchida fundamentalmente por bancos, muito embora nos EUA e na Grã-Bretanha, ela também seja cumprida por instituições de seguro. Dividem-se, principalmente em 4 tipos: Bid Bond, Performance Bond, (performance bond é utilizada em contratos de prestação de serviços. Nos contratos de venda de bens de consumo duráveis, que não fazem parte de um contrato de prestação de serviços, é utilizado um "Supply Bond", ou seja, uma garantia de fornecimento); Advanced Payment Bond (Garantia de pagamento antecipado) Esta garantia surge da necessidade , de quem encomendou a obra ou bem, de ter certeza de que o pagamento antecipado será devidamente utilizado na execução do serviço, uma vez que o Banco faz o financiamento correspondente ao executante. Surge, desta forma, a necessidade de controlar o andamento do serviço, já que se for detectado qualquer desvio, será cobrada a garantia; Maintenance Bond (Garantia de Manutenção), pode ser considerada uma extensão do Performance Bond, já que ele garante que os bens ou serviços entregues, e durante um certo prazo, não apresentem defeitos.

Garnishement notificação judicial para que o empregador retenha uma parte do salário de um empregado, para cumprimento de uma obrigação ou liquidação de uma dívida.

GATT (General Agreement On Tariffs And Trade) Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio. Entidade de âmbito internacional que estabelece e regulamenta as tarifas, fretes marítimos e problemas tarifários entre as nações.

Gearing coeficiente depósitos/património líquido de filiais no exterior.

General ledger razão (livro de contabilidade).

Gold standard padrão ouro. Sistema em que o valor internacional de uma moeda é mantido estável devido a sua livre conversibilidade em ouro.

Golden Share Acções detidas pelo Estado numa empresa pública, objecto de uma privatização total ou parcial, que lhe conferem direitos particulares e disposições estatutárias especiais, que normalmente incidem sobre decisões de carácter estratégico para a empresa (ex: fusões, aquisições e alteração dos estatutos).

Goods produtos, mercadorias, bens.

Goods in process produção em curso. Mercadorias em fabricação.

Goodwill Valor não físico ou intangível e por isso contabilizado à parte, que expressa o valor da empresa para além do seu valor contabilístico ou do valor de venda dos seus activos, líquidos do seu passivo. O goodwill também se pode definir como a capacidade ou a potencialidade da empresa em gerar lucros.

Grace v. "days of grace".

Grace period período de carência. Período durante o qual uma conta pode ser paga sem incorrer em penalidade, mesmo depois de vencida.

Grain grão. Designa qualquer tipo de cereal, como trigo, milho, soja etc.

Grant in aid subvenção, subsídio.

Greenshoe Cláusula contratual, que numa operação de emissão de acções, atribui ao sindicato de colocação a opção de compra de um lote adicional de acções da sociedade emitente para satisfazer um eventual excesso de procura.

Gross bruto; sem dedução (gross income: renda bruta).

Gross national product (GNP) produto nacional bruto (PNB)

Gross profit lucro bruto. O excesso das vendas líquidas sobre o custo das mercadorias vendidas.

Groupware Conjunto de ferramentas destinadas a favorecer o trabalho em equipa. No seio dos softwares de trabalho de grupo existe um servidor de mensagens. Este é geralmente completado por ferramentas de partilha de documentos, de gestão de agenda, de gestão de contratos, de workflow e de videoconferência. Ultimamente, o sistema de mensagens instantâneas veio alargar os meios de comunicação - as fronteiras do trabalho de grupo estão prestes a ser redefinidas. Os principais fornecedores têm vindo a reposicionar as suas ferramentas no campo da gestão do conhecimento. (ver knowledge management).

Guarantee garantia, fiança, aval.

Guaranteed letter of credit termo usado para definir as cartas de crédito de viajantes ou Carta de Crédito Comercial, em que os pagamentos feitos são garantidos pelo banco emitente.

Guaranty Garantia. Um contrato, um acordo envolvendo três partes: a primeira, a que dá a garantia (fiador ou garantidor); a segunda, em nome de quem é dada a garantia (o garantido); e a terceira, a beneficiária da garantia (credor).

anterior ][ imprimir ][ contacto