econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

H

 

H.O. head office. direcção geral.

Handling charges despesas de manuseio, de manutenção.

Hard cash dinheiro em moeda metálica, em oposição a "paper money". Também "hard money".

Hardware termo relacionado com os sistemas de processamento de dados e refere-se ao equipamento físico, como os componentes mecânico, magnético ou electrónico. Em oposição a "software".

Head & Shoulders Formação típica de inversão de tendência. Caracteriza-se por ser constituída por uma cabeça e dois ombros. A base dos ombros é unida pela neckline. O volume deverá decrescer à medida que se forma. Esta formação costuma aparecer no final de uma tendência forte. A projecção para o fim do movimento é dada pela distância entre a cabeça e a neckline, projectada desde o ponto de quebra.

Head office Matriz. Direcção geral, sede.

Headquarters sede, matriz.

Hedger Investidor que executa uma operação de cobertura de risco.

Hedging (hedge) operação com mercadorias para prevenir perda devido à variação de preço. Faz-se através de uma compra ou venda presente contra uma compra ou venda para entrega futura. Garantia. Cobertura. Salvaguarda.

Hedging Técnica ou estratégia de cobertura de risco, utilizada pelos gestores, que visa a protecção de uma determinada posição (actual ou futura) num activo (moeda, obrigação, acção, mercadoria), contrato (de futuros ou opções) ou índice em relação ao risco de perda do seu valor.

Help desk Serviço de assistência técnica que se dirige tanto aos utilizadores internos das infra-estruturas informáticas da empresa (help desk interno), como à clientela exterior (help desk externo). É um dos domínios de aplicação dos call center. Gere os pedidos com níveis de tratamento, dependendo do know-how necessário para responder às situações. É uma das funções possíveis de uma ferramenta de CRM.

Heuristics heurística. Roger Martin, reitor da Rotman School of Management da Universidade de Toronto, disse que "os gestores vão tornar-se cada vez mais mestres da heurística - a arte e a ciência da descoberta ou da invenção - do que mestres de algoritmos". Dito por outras palavras, os gestores vão estar mais orientados para a inovação e a resolução de problemas do que para os processos e a gestão financeira. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26.

High five (six, seven, etc.) Figures ver figures.

Hire purchase No Reino Unido, o mesmo que "installment"(prestação).

Holder in due course portador ou proprietário de um título ou documento adquirido sob as seguintes condições: 1) que ele está regular e completo no seu aspecto; 2) que o portador o adquiriu sem conhecimento de que tenha sido desonrado anteriormente; 3) que o portador o recebeu de boa fé; 4) que na época da negociação, o portador não tinha conhecimento de qualquer vício no instrumento ou defeito na pessoa do negociante.

Holding company empresa que possui todas ou a maioria das acções de suas constituintes subsidiárias e por isso mantém o controle destas.

Holding Sociedade que detém uma elevada posição accionista sobre outra empresa (que pode atingir os 100%, embora não necessariamente), possuindo desse modo o controlo efectivo desta última. Estas sociedades têm como objectivo a aquisição e a posse de acções (ou quotas) de outras empresas (geralmente participações maioritárias de capital ou de direitos de voto), exercendo o controlo da sua gestão.

Hold-overs termo usado, principalmente nos grandes bancos, para designar uma porção de trabalho que deve ser processada à noite pelo acumular de serviço nos turnos normais (horas extraordinárias).

Home company companhia nacional.

Home department - Ministério do Interior.

Home leave - faculdade que é dada ao administrador de, ao fim de cada dois anos de permanência no exterior, usufruir férias no país de acolhimento, abonadas pelo Banco as passagens aéreas de ida e volta, classe turista, inclusive para os dependentes económicos inscritos no Banco que o acompanharem.

Home market mercado interno.

Honor (to) honrar (cheques, saques etc.) Cumprir o compromisso. Pagar um cheque na apresentação ou uma conta no seu vencimento (honor a draft: pagar ou aceitar um saque).

Hosted Outsourcing Hubs Plataforma electrónica para coordenar a cadeia de comércio e facilitar a sincronização entre empresas nas trocas comerciais. Fonte: icep

Hosting Manter e armazenar os dados que constituem uma localização na Internet.

Hot money Chamado dinheiro quente. É aquele dinheiro empregue a curto prazo e que pode tornar-se disponível a qualquer momento.

House bills diz-se da letra de câmbio sacada por um banco contra um agência, filial ou subsidiária.

Hyperlink Elemento de um documento electrónico que faz uma ligação com um outro local do mesmo documento. São o principal ingrediente dos sistemas de hipertexto, incluindo a World Wide Web.

anterior ][ imprimir ][ contacto