econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

I

 

Idle money dinheiro ocioso. Dinheiro que não é investido.

Import credit crédito de importação (v. documentary credit ou letter of credit). Abrev. IC.

Import license ou permit licença de importação (prévia). Guia de Importação. Documento emitido por órgão competente permitindo o ingresso da mercadoria estrangeira no território nacional.

Importer importador.

In force em vigor, vigente.

Inc. Incorporated. incorporada.

Income renda, receita, rendimento, ganho (income tax: imposto de renda).

Income bonds tipo de obrigação cujos juros são pagáveis se houver lucros.

Incomes statement demonstração de lucros e perdas. Relatório contável das receitas, das despesas e da diferença ente ambos (lucros ou prejuízo) durante o exercício financeiro.

Incoterms - termos de comércio internacional que definem as condições e responsabilidades em comércio exterior, inclusive as inerentes ao contrato de transporte de mercadoria, por via marítima, e sua cobertura através do seguro marítimo.

Incurs no charges sem gastos. Livre de despesas, Menção consignada sobre as cobranças, correspondente ao nosso "livre de despesas".

Indent comission comissão de venda de mercadorias.

Indent order pedido de mercadorias. Encomenda.

Inflation inflação. Movimento ascendente, generalizado e persistente, no nível geral de preços. Segundo Simonsen, a inflação provoca um conjunto de distorções na economia, tais como: a) a instabilidade e a desordem salarial, pela heterogeneidade das taxas de reajuste; b) o desinteresse em investimentos nos serviços de utilidade pública, os quais costumam ser remunerados a partir dos custos históricos de instalação; c) o desincentivo às exportações e o déficit no balanço de pagamentos, como resultado do atraso sistemático das taxas de câmbio em relação aos preços internos; d) o desinteresse do público pelos títulos de renda fixa, em geral, e pelos do Governo, em particular, dada a insuficiência da taxa de juros diante da perda do poder aquisitivo da moeda; e) o desinteresse pela aquisição de imóveis para aluguer sujeitos a congelamentos ou semicongelamentos; f) a atrofia da oferta de crédito a longo prazo, em geral, e de hipotecas, em particular, como consequência de uma taxa real negativa de juros; g) a ilusão de lucro nas empresas, devido ao cálculo das depreciações pelos custos históricos e devido à absorção de ganhos nominais na reposição do capital de giro; h) a injustiça do sistema tributário que passa a tributar ganhos ilusórios; i) prémio aos maus contribuintes, que se atrasam nos impostos, para pagar em moeda desvalorizada.

Inflation, cost-push inflação de custos. Resultante da fixação artificial de alguns preços, sem a interferência das forças da oferta e procura, determinando uma elevação dos custos de produção e o início do processo inflaccionário.

Inflation, demand-pull inflação de procura. Resultante da elevação da renda de investidores e consumidores a taxas mais altas do que as de aumento da oferta de bens e serviços.

Inflationary gap hiato inflaccionário. O valor do excesso da procura sobre a oferta de bens e serviços numa economia em pleno emprego. Em consequência, sobem os preços iniciando-se uma inflação de procura.

Informed Intuition intuição informada. Os palpites estão de volta. Como o mundo dos negócios valoriza cada vez mais a inovação e a criatividade, "dar ouvidos às primeiras impressões" pode resultar. Nasceu do livro Blink, de Malcolm Gladwell. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26.

Initial markup valor adicionado ao custo para fixar o preço; margem de lucro. Também chamado "markon" ou "mark on".

Inland bills letras de câmbio pagáveis no mesmo país em que foram emitidas.

Input, throughput, output entrada, transformação, produto.

Inquiry pedido de informação, consulta comercial. Sindicância, investigação.

Ins. - insurance seguro.

Inside day O intervalo diário (range) das cotações do dia corrente encontra-se totalmente contido no intervalo diário das cotações do dia anterior.

Inside Trading Transacções efectuadas com base em informação privilegiada por indivíduos detentores desse tipo de informação.

Insider São as pessoas que por terem uma posição previlegiada em empresas ou acesso a meios de obtenção de informação confidencial (não disponibilizada ao público em geral), se servem disso para obterem lucros no mercado de valores mobiliários. A CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) proíbe essa prática.

Insolvency insolvência, falência.

Inst. instant do corrente mês.

Instalment (installment) prestação. Pagamento a prazo, em prestações. (by instalment). No Reino Unido: "hire purchase".

Institute strike clause cláusula de seguro, utilizada internacionalmente, cobrindo riscos de greve.

Institute war clause idem, idem cobrindo riscos de guerra.

Institutional buyer instituição compradora para uso próprio, como hospitais, quartéis, escolas e similares.

Insurance policy apólice ou certificado de seguro.

In-the-Money Situação em que o preço de exercício de uma opção se situa abaixo (call) ou acima (put) do preço corrente do activo de base.

Intent letter carta de intenção, que expressa desejo de cumprir um compromisso, mas não representa contrato firme.

Interest juros (interest rate: taxa de juros; interest on late payment: juros de mora).

Interoffice operações financeiras entre agências (uma capta e repassa a outra, ganhando um "spread").

inv. invoice factura.

Inventory inventário; conjunto de bens representado por mercadorias, matéria-prima, materiais etc.; stock.

Invoice factura (invoice price: preço de factura). O mesmo que "commercial invoice".

Inward transfer transferência do exterior.

IOU I owe you. devo-lhe (vale).

Irrevocable credit crédito irrevogável. Crédito que não pode ser revogado ou alterado sem a anuência de todas as partes intervenientes: tomador, instituidor, avisador ou pagador e beneficiário.

Issue emissão (de acções etc.); edição, tiragem; número (de jornal, revista etc.); publicação.

Item termo usado na prática bancária para designar instrumentos negociáveis, tais como cheques, ordens de pagamento, saques etc. É normalmente utilizado em combinação com outro termo que o qualifica: "cash items", "collection items" etc. Parcela (de conta).

anterior ][ imprimir ][ contacto