econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

L

 

L/C letter of credit. carta de crédito.

Last in first out (LIFO) último a entrar, primeiro a sair. Método contável de avaliação de stocks.

Late date document documento velho. Denominação dada aos documentos apresentados ao banco negociador depois da data prevista para negociação do crédito.

Law suit processo, demanda judicial. Procedimento legal, acção judicial.

LBO (Leverage buyout) Aquisição de uma empresa essencialmente através do recurso a fundos alheios, normalmente por parte de um grupo em que se incluem alguns dos gestores da empresa-alvo.

Lead Generation ou criação de informação privilegiada. Fornecimento de informações úteis a fornecedores, a troco de comissões ou da partilha de receitas.

Lead time tempo decorrido entre a adopção de uma providência e sua concretização (ex.: o tempo havido entre a formulação do pedido e o recebimento da mercadoria correspondente).

Lead underwriter (líder na tomada firme) Instituição financeira que lidera a tomada firme de uma emissão de títulos.

Leap year ano bissexto.

Lease contract contrato de locação, de aluguer ou arrendamento. Um contrato onde uma parte conhecida como arrendador ou locador (Lessor), permite a outra parte, conhecida como arrendatário ou locatário (Lessee), o direito de uso, a posse ou ocupação de bens de propriedade do arrendador.

Lease Contrato de locação financeira.

Leasehold arrendamento, propriedade arrendada.

Leasing arrendamento, locação. Aluguer de equipamentos, de bens moveis ou imóveis.

Leasing internacional operações a partir de US$ 500 mil, por prazo de 2 a 5 anos. As modalidades mais usuais são o leasing de importação, o leasing de exportação e o sale-and-leaseback.

Legal entity pessoa jurídica.

Legal opinion parecer legal pertinente à operação.

Lessee arrendatário.

Lessor arrendador.

Letter of assignment termo utilizado nos países de língua inglesa para "declaração de cessão".

Letter of credit conta com a garantia de um ou mais bancos. Toda carta de crédito constitui um crédito documentário, mas o inverso não é verdadeiro, uma vez que o crédito documentário pode ser instrumentalizado de forma diversa de uma carta de crédito. (acceptance letter - carta de crédito realizável por aceite; clean letter - crédito "limpo" (não documentário); sight letter - carta de crédito à vista; time letter - carta de crédito realizável por saque no vencimento sobre o banco emitente.

Letter of indenmity carta de garantia. Caução.

Leverage alavancagem. Geralmente associado ao conceito de alavancagem financeira (financial leverage) e alavancagem operacional (operational leverage). Alavancagem financeira é o efeito da utilização de fundos, pelos quais a empresa para um retorno fixo (capital de terceiros: títulos de empréstimo e alguns tipos de acções preferenciais), sobre a sensibilidade do lucro por acção ordinária - LPA (lucro dos proprietários) em relação ao lucro antes do pagamento de juros e do imposto de renda - LAJI. O nível LAJI em que é indiferente qualquer combinação de capital de terceiros e de capital próprio é aquele que representa uma taxa de retorno sobre o investimento - ROI igual à taxa de juros paga pelo capital de terceiros. Acima desse ponto, a alavancagem é favorável. Abaixo desse ponto, a alavancagem é desfavorável. O grau de alavancagem financeira traduz a sensibilidade do LPA em relação ao LAJI. Quanto maior a proporção de capitais de terceiros em relação ao capital próprio, mais elevado o grau de alavancagem financeira. Alavancagem operacional é o efeito da utilização de activos pelos quais a empresa paga um custo fixo sobre a sensibilidade do lucro líquido em relação às variações da produção. O resultado da combinação dos dois efeitos obtêm-se pela multiplicação do grau de alavancagem operacional pelo grau de alavancagem financeira. Uma empresa que opere próxima ao ponto de ruptura apresenta grande alavancagem operacional e grande instabilidade de lucros, uma vez que pequenas variações na produção provocam intensas alterações nos lucros.

Leverage fund fundo de aplicação especulativa que utiliza não só o seu património como também recursos oriundos de créditos bancários ou empréstimos.

Liability responsabilidade, obrigação, passivo, dívida, passivo exigível.

Libor (London Inter Bank Offered Rate) taxa de juros básica em vigor na praça de Londres, fixada para operações financeiras entre bancos de primeira linha.

Lien direito de retenção, penhor, garantia, hipoteca, ónus.

Limit preço ou cotação pelo qual um comprador ordena a aquisição de mercadoria ou acção. Nos créditos, valor máximo pelo qual podem ser utilizados.

Line of credit linha de crédito (ver credit line)

Liner navio de linha regular, vapor de carreira.

Liner terms condição de transporte, em que o armador é responsável pelo pagamento das despesas com operação de carga, descarga e taxas portuárias.

Listing admissão dos títulos de uma empresa à cotação numa Bolsa de valores.

Lloyd's associação de seguradoras particulares com sede em Londres.

Loan empréstimo, suprimento. empréstimo bancário para qualquer finalidade.

Loan sindication empréstimos sindicalizados, onde várias instituições contribuem com uma parcela do total desejado pela empresa.

Lockout greve de empregadores ou patrões; fecho de fábricas em represália à ameaça de greve por parte dos operários.

Long-term liabilities exigível a longo prazo.

Loss perda, prejuízo, extravio, desaparecimento. Prejuízo material ou financeiro.

Loss ratio taxa de prejuízo do segurador. É a diferença entre o valor dos prémios ganhos e as indeminizações pagas.

Low five (six, seven etc) figures ver figures.

Lump sum números (soma) redondos, importância global ou bruta.

Lump sum appropriation verba orçamentária global, isto é, sem discriminação detalhada.

anterior ][ imprimir ][ contacto