econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

M

 

M.O. money order, mail order. ordem de pagamento, vale postal.

Mail mala postal, correio; a própria carta, correspondência postal.

Mail (to) enviar pelo correio, expedir.

Mail tranfer ordem de pagamento por via postal.

Mailing list relação de endereços para venda pelo correio.

Mail-order house empresa de venda pelo correio.

Main principal, grande, essencial. (main office: matriz, escritório central; main pieces: peças mestras).

Mainframe Grande sistema de computação. Muitas vezes utilizado como servidor.

Make amends for (to) indemnizar, compensar, reparar.

Malfeasance infracção, conduta ilegal, não cumprimento de contrato.

Management administração, gerência, direcção.

Management trust fundo de investimento que goza de grande liberdade em sua política de aplicação.

Manager director, gerente, administrador ou empresário.

Managers são os banqueiros que firmam entre si o compromisso de subscrever e/ou repassar a terceiros, determinado montante de um empréstimo sindicado.

Manufacturer fabricante, industrial.

Manufacturer's agent agente de fabricantes e industriais, geralmente exclusivos, que trabalha mediante contrato de representação.

Manufacturing cost custo de fabricação, custo industrial.

Marginal cost custo marginal. aumento do custo total resultante da produção adicional de uma unidade. O custo marginal tende a reduzir-se até determinado limite de produção, em consequência da economia de escala. Após certo ponto, caso os factores de produção permaneçam fixos, o custo marginal tende a aumentar pelo efeito da lei dos rendimentos decrescentes.

Mark on margem de lucro, taxa de lucro em relação ao custo, ou à venda. Também "MARKON". Ver markup.

Mark to Market Ver ajuste diário de perdas e ganhos.

Markdown rebaixa de preço, redução feita no preço original.

Market entry strategy estratégia de entrada no mercado. Plano de acção global e sistemático para ingresso da empresa num determinado mercado. As alternativas mais frequentes são: aquisição, desenvolvimento interno e desenvolvimento conjunto.

Market Maker Membro dos mercados de futuros e opções que tem por função específica assegurar liquidez para os contratos relativamente aos quais se compromete a actuar nessa qualidade.

Market maker ou Criador de mercado; Num e-marketplace bolsista, os market makers dominam as acções e permitem aos outros agentes que as comprem ou as vendam. Podem ganhar ou perder dinheiro em função dos movimentos de preços. Fora da comunidade financeira, os market makers fazem convergir os compradores e vendedores, independentemente de possuírem ou não as acções.

Market order ordem de compra ou venda de acções ao preço de mercado.

Market Outperform Recomendação dada pelos analistas a uma acção que se espera venha a registar uma performance superior à do mercado.

Market Perform Recomendação dada pelos analistas a uma acção que se espera venha a registar uma performance idêntica à do mercado.

Market share participação no mercado.

Market Underperform Recomendação dada pelos analistas a uma acção que esperam venha a registar uma performance abaixo do mercado.

Marketable securities títulos cotados em bolsa.

Marketing mix complexo de marketing. Conjunto de variáveis de marketing, controláveis pela empresa, num determinado ponto de tempo. Abrange preço, promoção (propaganda e venda pessoal), colocação (distribuição) e produto.

Markup margem de lucro bruto. Percentagem acrescentada pelo negociante ao custo da mercadoria para alcançar o preço de venda (v. initial markup).

Maslow´s hierarchy needs hierarquia das necessidades, segundo Maslow. Divide-se em três níveis e 5 subníveis: 1) necessidades físicas: a) fisiológicas (condições de sobrevivência, incluindo fome e sede), b) segurança (protecção contra o perigo, ameaça e privação). 2) necessidades sociais: a) amor e ajustamento ao grupo (aceitação pelos membros da família e de outros grupos primários como pessoa importante para eles), b) estima e "status" (desejo de posição elevada em relação aos outros, incluindo capacidade profissional, reputação e prestígio). 3) necessidade do "eu" (necessidade de auto-realização, como um desejo de conhecer, compreender, sistematizar, organizar e construir um sistema de valores. Dentro desse quadro, as necessidades surgem apenas quando e à medida que as anteriores são saciadas. Assim, um homem com fome sacrificará sua segurança para obtenção de alimento, e um indivíduo inseguro ou desajustado ao grupo não se preocupará com sua auto-realização. Por outro lado, uma necessidade satisfeita não é um elemento de motivação do comportamento.

Maturity vencimento de um título, de um prazo. A data na qual o título, uma letra ou outro documento negociável, torna-se devido e exigível o seu pagamento.

mdse. - merchandise. mercadoria.

Merchant's credit carta de crédito emitida pelo próprio comprador que encerra responsabilidade ou obrigação por parte dos bancos.

Merger fusão, incorporação, união, consolidação de sociedades, bancos e companhias.

Mfg manufacturing. fabricante.

Mill certificate certificado de fábrica.

Monetary correction factor correcção monetária.

Money market mercado monetário. No sentido técnico é o "open market", mercado onde se negociam empréstimos a curto prazo, em oposição a "capital market" que é o mercado para empréstimos a longo prazo.

Money order ordem de pagamento, remessa de fundos ou vale postal.

Money supply meios de pagamento. Moeda em poder do público mais depósitos à vista no sistema bancário.

Mortgage hipoteca ou penhor no qual o devedor conserva o uso do bem oferecido em garantia. Ónus.

Mortgagee credor hipotecário.

Mortgagor devedor hipotecário.

Motivation - hygiene theory teoria higiénica, de F. Herzbert, segundo a qual os factores que geram a satisfação no cargo são separados e distintos dos factores que provocam a insatisfação no cargo. Portanto, haveria dois conjuntos de factores diferentes: um de "insatisfação não insatisfação" e outro de "satisfação - não satisfação". Factores de insatisfação: política e administração, supervisão, salário, relações interpessoais e condições de trabalho. O aprimoramento desses elementos não motiva os empregados, mas apenas evita sua insatisfação. Daí, a denominação de factores higiénicos ou de manutenção. Os factores de satisfação pertencem ao próprio conteúdo do cargo, tais como: realização, reconhecimento, o trabalho em si, responsabilidade e desenvolvimento. São os chamados factores de motivação. A ausência de factores de motivação aumenta a sensibilidade dos empregados em relação aos factores higiénicos, acarretando uma exigência crescente pelo aprimoramento constante das condições de trabalho.

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