econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

O

 

Obligation obrigação, compromisso, encargo financeiro, título.

Odd lot lote fraccionário. Quantidade de acções inferior ao mínimo negociável em bolsas de valores como lote individual.

Off no mercado de acções, expressão que indica preços mais baixos. Preço abaixo da cotação anterior. Também significa "without" (sem) - (dividends off: sem dividendos).

Offering telex é a mensagem de convite para participação em determinado empréstimo sindicado. Geralmente transmitida pelo "Agent", em seu nome e dos demais "Managers", contém as principais características do negócio que se irá contratar.

Officers certificates são os documentos firmados por pessoas autorizadas que declaram a inexistência de razões que impeçam o desembolso da operação.

Official funcionário, funcionário público; oficial.

Official checks ordem de pagamento através de cheque oficial de livre curso, cujos fundos são disponíveis à vista.

Off shore operação para ser conduzida fora do pais, geralmente em "paraísos fiscais".

Offshore banking unit (OBU´S) dependências de bancos estrangeiros instaladas em praças como Grand Cayman detentoras de licença concedida pelas autoridades financeiras locais, para operarem por conta das suas matrizes, dentro de regime de absoluta liberdade fiscal. O raio de acção dessas dependências é limitado à realização de negócios com instituições estrangeiras, não podendo efectuar operações de crédito interno, ou seja, com pessoas físicas e/ou jurídicas residentes no país, excepto nos financiamentos de projectos específicos de desenvolvimento, aprovados pelos governos locais.

On account por conta, pagamento parcial.

On application mediante solicitação

On behalf of em nome de, por conta de, por ordem de, a favor de, em benefício de.

On consignement em consignação. mercadoria consignada.

Ontology ou Ontologia; Uma hierarquia de relações e um glossário utilizados como dispositivo de normalização para descrever bens e serviços e facilitar o comércio na Internet.

Open account conta aberta, conta corrente. (To pay in open account: pagar em conta corrente). A dívida não é amparada por promissória, hipoteca, ou outra prova escrita formal de dívida. Existe entretanto uma promessa de pagamento, conforme acordado entre as partes.

Open Interest Número de contratos de opções ou futuros em aberto no mercado, ou seja, ainda não exercidos ou fechados.

Open market mercado aberto. Mercado em que o governo coloca ou resgata títulos de sua emissão, visando aumentar ou diminuir a liquidez da economia.

Operating income lucro (ou resultado) das operações.

Operating losses prejuízos, perdas nas operações. Em oposição a operating income.

Order ordem, pedido (de mercadoria), encomenda. Estado, condição (in good order: em bom estado). Também ordem de pagamento (postal order).

Order and blank endorsed à ordem e endossado em branco.

Ordinary interest juros simples.

Out market fora de mercado, preço fora de mercado, muito caro.

Outgoing que parte, que sai (an outgoing ship) Saída, partida (outgoing mail: correspondência expedida).

Outgoings gastos, despesas.

Outlay desembolso, gastos, dispêndio monetário, despesas.

Out-of-the-Money Situação em que o preço de exercício de uma opção se situa acima (call) ou abaixo (put) do preço corrente do activo de base.

Output produção, rendimento (de uma fábrica, de uma mina etc.)

Output management ou Gestão do fluxo de documentos à saída dos softwares; por vezes traduzido pelo termo "informática de difusão", o output management é o conjunto de ferramentas que permite organizar a difusão de documentos ou das informações de saída dos softwares. O objectivo é controlar de modo preciso que informação - todo ou parte de um documento - é distribuída a quem - no seio de uma lista de difusão - e por que meio - edição de papel, páginas WEB, etc. - garantindo a integridade das fontes, a finalização da transacção e a confidencialidade do conteúdo.

Outright directo, directamente.

Outsourcing Contratar fornecedores e trabalhadores fora da empresa para desempenhar funções que habitualmente seriam realizadas dentro dela (ver também gestão externa da informática).

Outstanding dívida, conta não saldada, pendente. Valores a receber ou a pagar em mãos de terceiros.

Outstanding balance saldo pendente.

Outstandings dívida, conta não saldada, pendente. Valores a receber ou a pagar em mãos de terceiros.

Overcharge (to) cobrar a mais, debitar em excesso.

Overbought Conceito associado normalmente a indicadores técnicos de momento (Momentum, RSI, Estocástico, etc.). Diz-se que uma acção está sobrecomprada, quando após um determinado movimento forte de aceleração rompe determinado "tecto". Este "tecto" é definido individualmente para cada indicador técnico e pode variar de indicador para indicador. Significa, na prática, que se registaram fortes movimentos de procura dessa acção, com subida rápida associada a esse movimento. Quando um título se encontra nesta situação, deverá, em teoria, ser vendido, pois poderá verificar-se uma reversão de descida no curto prazo, no seguimento do forte movimento anterior. Normalmente, um sinal de venda efectivo só é gerado quando o indicador cruza a linha de "tecto" no sentido descendente. Em Bull Market, poderá acontecer que determinada acção entre em zona "sobrecomprada" e se mantenha nessa zona por algum tempo.

Overdraft abertura de crédito especial em conta corrente, visando suprir eventuais necessidades de recursos.

Overdraw (to) sacar a descoberto.

Overdue débito vencido e não pago.

Overhead overhead costs, expenses - despesas de aluguer, luz, telefone, Despesas gerais.

Overhead expenses despesas gerais, necessárias ao andamento de um negócio (luz, aluguer, publicidade etc) excepto as de fabricação.

Overload sobrecarga.

Overnight (depósitos) aplicação de recursos financeiros excedentes da posição diária, ao final do expediente, no mercado especializado, rendendo juros para retorno após a abertura do expediente do dia útil seguinte.

Overprice parcela acrescentada no preço como lucro extra.

Overrate (to) superestimar, exagerar no valor de, avaliar em excesso.

Oversea branches agências no exterior.

Oversold Conceito associado normalmente a indicadores técnicos de momento (Momentum, RSI, Estocástico, etc.). Diz-se que uma acção está sobrevendida, quando após um determinado movimento forte de desaceleração rompe determinado "suporte". Este "suporte" é definido individualmente para cada indicador técnico e pode variar de indicador para indicador. Significa, na prática, que se registaram fortes movimentos de oferta dessa acção, com rápida descida associada a esse movimento. Quando um título se encontra nesta situação, deverá, em teoria, ser comprado, pois poderá verificar-se uma reversão de subida no curto prazo, no seguimento do forte movimento anterior. Normalmente, um sinal de compra efectivo só é gerado quando o indicador cruza a linha de "suporte" no sentido ascendente. Em Bear Market, poderá acontecer que determinada acção entre em zona "sobrevendida" e se mantenha nessa zona por algum tempo.

Own próprio, bens ou coisas próprias de cada um.

Ownership propriedade, título de propriedade, posse.

anterior ][ imprimir ][ contacto