econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

P

 

p.a. per annum. por ano.

P.C. per cent. por cento.

p.m. post meridien. depois do meio-dia.

P.O.B. post office box. caixa postal.

p.p., per pro per procuration. por procuração.

PA. power of attorney. procuração legal.

Pageviews O número de vezes que é visitado um determinado site da Internet.

Paid up realizado, integrado.

Papers papéis, documentos negociáveis. Termo usado na prática bancária para designar documentos negociáveis, como cheques, cambiais, saques ou documentos em geral, como facturas.

Par par, paridade, equivalência. É quando o valor de negociação de um instrumento é igual àquele estampado no documento.

Par value valor ao par (valor nominal). Valor impresso nas acções e títulos de crédito. À medida que o PL difere do capital social o valor ao par perde seu significado como representativo do valor das acções. Por isso, hoje emitem-se acções sem valor ao par (no-par stock).

Parity paridade, equivalência. Em arbitragem, equivalência; termo derivado de par, significando o preço equivalente de certos produtos ou moedas com referência a outros produtos ou moedas em outro mercado, após processados os reajustes de taxa de câmbio, juros e outros.

Partial payment pagamento parcial, prestação.

Parties to a contract pessoas que assinam um contrato e são responsáveis por seu cumprimento.

Partner sócio, parceiro.

Partnership sociedade, parceria, sociedade ou firma comercial.

Party parte interessada. uma das partes de um contrato.

Past due vencido (prazo). Débito vencido e não pago. O mesmo que over due.

Pay against receipt (to) pagar contra recibo.

Pay down (to) pagar à vista.

Pay in open account (to) pagar em conta corrente (v. open account)

Pay off (to) liquidar. Pagar totalmente um débito.

Pay out (to) liquidar as contas.

Payable to bearer pagável ao portador. O título pode ser negociado por mera entrega, sem endosso.

Payback period Período de tempo necessário para recuperação de um determinado investimento inicial.

Payee recebedor, beneficiário. Entidade legal nomeada no instrumento como recebedor da importância.

Payer pagador. A parte responsável pelo pagamento do valor mostrado no instrumento.

Payment order ordem de pagamento. Instrução por escrito autorizando o pagamento a terceiro de uma quantia.

Payment terms condições de pagamento.

Payoff period período de retorno. Método de avaliação de despesas de capital, como elemento de apoio em decisões sobre diferentes alternativas de investimento.

Payout ratio índice que expressa a relação entre dividendos por acção e lucro por acção.

Payout Ratio Percentagem dos lucros que a empresa distribui pelos seus accionistas sob a forma de dividendos.

Payroll tax encargos sociais.

pd paid. pago.

Peak pico. Em linguagem bancária, o período de maior volume de serviço (peak hour: hora de pico; peak day: dia de pico).

Per annum por ano, ao ano.

Performance actuação, desempenho, execução, cumprimento.

Performance appraisal avaliação de desempenho.

Performance bond garantia de cumprimento de contrato de fornecimento de bens ou prestação de serviços.

Performance fund fundo de investimento que objectiva realizar ganhos superiores à média.

Personal property bens moveis, como dinheiro , valores, moveis, mercadoria. Em oposição a "real property".

Petrodólares dólares resultantes da venda de petróleo, pelos países da OPEP (excedente não aplicado nos gastos internos de cada país exportador) lançados no mercado financeiro internacional.

Placing memorandun é uma publicação, de carácter confidencial, divulgando informes acerca do tomador e garante de um empréstimo, contendo inclusive as características do negócio que se irá realizar.

Pledge penhor, garantia, fiança, caução (in pledge: empenhado).

Pledge agreement contrato com garantia de penhor.

Pledge assets bens empenhados, oferecidos em garantia ou em fiança.

Plow Back Percentagem dos lucros que a empresa retém para investimento, ou seja, é o inverso do payout ratio.

PN promissory note. nota promissória.

Point out (to) apontar, ressaltar, salientar.

Policy política. Programa. Plano de acção ("foreign policy: política externa). Apólice de seguro.

Portfolio carteira de títulos negociáveis, pertencentes a um indivíduo ou instituição. Termo usado para designar a soma dos investimentos, valores e papéis comerciais possuídos por um banco ou outra organização de investimento.

Position posição. Na prática bancária, usa-se para designar o somatório das obrigações ou contratos com vencimento futuro. (December position: posição de dezembro. Nelas deverão estar computados todos os compromissos que se vencem no próximo mês de dezembro)

Post (to) enviar pelo correio. passar um lançamento no livro razão.

Post free livre de porte, isento de porte.

Post office box caixa postal. Abrev. P.O.Box.

Post paid porte pago.

Postage despesas postais, porte, franquia postal, selagem.

Postal order vale postal

Postpone (to) adiar, transferir para outra ocasião. O mesmo que put off.

Pouch loose Concessão especial dos correios dos E.U.A. aos bancos americanos.

Pound libra. Unidade de peso equivalente a 454 gramas. Também a unidade monetária da Inglaterra. O mesmo que "pound sterling", ou simplesmente "sterling".

Power of attorney é a outorga de poderes conferida por uma pessoa (física ou jurídica) a outra, para representá-la perante terceiros. Procuração.

Preço de Abertura (Open) O preço correspondente ao primeiro negócio de uma sessão. Ao analisar informação diária, o Open é importante pois reflecte o preço de consenso do mercado desde o fecho do dia anterior e até a esse momento

Preço de compra (bid) O preço a que um investidor informa estar disposto a comprar um determinado título, opção ou contrato de futuros.

Preço de exercício (Strike price ou exercise price) Preço ao qual a opção pode ser exercida e o activo subjacente comprado ou vendido.

Preço de Fecho (Close) O último preço a que um título transaccionou durante uma sessão. Devido à sua importância, o Close é muito utilizado nas análises. A relação entre o Open e o Close é considerada muito importante por grande parte dos analistas técnicos. Esta relação é sobretudo visível a nível dos gráficos de velas (Candlesticks).

Preço de venda (ask) O preço a que um investidor informa estar disposto a receber pela venda de um determinado título, opção ou contrato de futuros.

Preço Máximo (High) O preço mais alto a que um determinado título transaccionou num determinado dia. Reflecte o ponto em que começam a aparecer mais vendedores do que compradores (o High representa o máximo preço que os compradores estiveram dispostos a pagar para deter essa acção em carteira).

Preço Mínimo (Low) O preço mais baixo a que um determinado título transaccionou num determinado dia. Reflecte o ponto em que começam a aparecer mais compradores do que vendedores (o Low representa o mínimo preço que os vendedores estiveram dispostos a vender uma determinada acção da sua carteira).

Preço Spot (Spot price) Preço de uma transacção no mercado à vista (spot).

Preferred shares ou stock acções preferenciais.

Premises edifício, prédio, local, recinto. No uso bancário, serve para designar as instalações de um banco.

Prepayment pagamento antecipado, isto é, antes do débito haver vencido.

Prestação de garantias fiança, aval e cartas de garantia, tais como: bid bond (habilitação em concorrências), performance bond (cumprimento de contrato) ou refundment bond (garantia do reembolso de antecipações).

Price Book Value (PBV) O PBV é um rácio obtido através da divisão da cotação de uma acção pelo seu valor contabilístico. O valor contabilístico é, por sua vez, o resultado da divisão da situação líquida da empresa pelo número de acções emitidas. Quanto maior é o PBV, maior é o afastamento entre a cotação de mercado e o valor contabilístico e menor será, em teoria, a perspectiva de valorização futura.

Price Cash Flow (PCF) É um indicador de rentabilidade potencial de acções, obtido através da divisão da cotação pelo cash flow por acção da empresa cotada. Quanto menor é este indicador, maior é, em teoria, o potencial de valorização da acção.

Price Earnings Ratio - PER É também um indicador de rentabilidade potencial de acções, obtido através da divisão da cotação do título pelo lucro líquido por acção da empresa cotada. Quanto menor é este indicador, maior é, em teoria, o potencial de valorização da acção.

Price level adjustment correcção monetária.

Price-earnings ratio índice de preço-lucro (ou índice P/L). Preço de mercado de acção de uma empresa, expressa como número múltiplo. Obtém-se pela divisão da cotação da acção no último pregão pelo lucro líquido por acção do último exercício.

Prime banker's acceptance rate taxa aplicável às operações de "Banker's Acceptance" de bancos de primeira ordem.

Prime rate of interest (prime rate) taxa preferencial de bancos americanos para melhores clientes. Taxas de juros básica, utilizada nas operações entre bancos de primeira linha, nos EUA. Essa taxa sofre as naturais influências do mercado financeiro, o qual, por seu turno, pode também ser influenciado pelas autoridades monetárias. A maioria das operações bancárias conduzidas com bancos de segunda linha e com clientes são realizadas, normalmente, a uma sobretaxa (spread) de juros acima da "prime". Para alguns economistas, esta taxa apresenta uma tendência histórica de situar-se 3 pontos de percentagem acima da taxa de inflação.

Prime Rate Taxa de juro cobrada pelos bancos aos clientes com menor risco de crédito.

Prior notice aviso prévio (Without prior notice: sem aviso prévio)

Private banking orientação para pessoas físicas quanto a investimentos no mercado financeiro internacional, compra e venda de activos financeiros e administração de fluxo de caixa.

Private limited company Companhia com número limitado de associados, num mínimo de dois e máximo de 50, sem autorização para fazer chamadas públicas ou emitir valores negociáveis.

Pro rata proporcionalmente, proporcional, rateado de acordo com a participação de cada um.

Proceed (to) proceder, prosseguir, continuar, seguir.

Proceed against (to) processar, instaurar processo contra.

Proceedings processo judicial, medidas legais, transações.

Proceeds - produto (dinheiro), rendimento, renda, resultado, lucro.

Produce - produto não industrial, geralmente produzido no campo.

Product - produto, artigo manufacturado, resultado.

Product life cycle ciclo de via do produto. Sucessão de estágios que caracterizam a evolução da maioria dos produtos, cada fase com oportunidades e problemas próprios no que concerne à estratégica de marketing e o potencial de lucro. Reconhece-se 4 fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio. Durante o declínio pode ocorrer uma reversão da tendência através do esforço de marketing orientado para um rejuvenescimento do produto.

Product mix complexo de produtos. Conjunto de produtos oferecidos à venda por uma empresa.

Profit and loss lucros e perdas.

Profit center centro de lucro. Instrumento de controle administrativo, utilizado para avaliação de unidades da organização ou centros de responsabilidades.

Proforma invoice factura pro forma. Factura para fins de cotação de preço ou para apresentação prévia. Factura provisória.

Promissory note nota promissória.

Prompt pronto, imediato, rápido.

Property coisa possuída, bens, posses. Classifica-se em "Real property: bens imóveis e "Personal property: bens moveis.

Prospective customer possível cliente.

Protected check é o cheque para cuja emissão são adoptadas medidas para evitar alterações. O cheque filigranado, por exemplo.

Protest Protesto; declaração ("under protest: sob protesto; protest waived: dispensado de protesto).

Provision Cláusula (contratual etc.); provisão, fornecimento, géneros.

Proxy procuração, poderes, procurador, delegado (By proxy ou per proxy: por procuração).

Public bodies instituições públicas.

Public limited company equivalente à nossa S.A., com número de accionistas mínimo de sete. Sob a condição de respeitar as regras de controle de emissões, tem a faculdade de poder convidar o público a subscrever seus títulos.

Purchasing power (buying power) poder de compra, poder aquisitivo. Quantidade de bens e serviços adquiríveis com uma unidade monetária.

Put off (to) adiar desconcertar. Também desembarcar (um passageiro).

Put Termo de origem inglesa geralmente utilizado para designar uma opção de venda, embora também possa designar uma venda qualquer de um produto ou serviço.

anterior ][ imprimir ][ contacto