econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

R

 

Raider Pessoa individual ou colectiva que pretende assegurar o controlo da gestão de uma empresa através da compra de uma participação qualificada para o efeito.

Rare off comissão ilícita.

Rate razão (relação entre duas quantidades); percentagem, taxa (de juros, de câmbio); tarifa, valor, preço, velocidade, marcha, andar.

Rate of exchange taxa de câmbio.

Rate of interest o preço de cotação do dinheiro de um país. O preço do dinheiro de um país cotado no dinheiro de outro.

Rate of return on invested capital taxa de retorno do capital investido. Índice da rentabilidade das empresas. Geralmente abrevia-se para ROI (return on investment). Obtém-se pela multiplicação da margem operacional líquida (lucro líquido operacional dividido pelas vendas) pelo giro (vendas divididas pelo ativo operacional). Simplificando-se, divide-se o lucro líquido operacional pelo activo operacional (capital de giro mais activo fixo).

Rating Classificação de uma empresa ou instituição de acordo com o risco. A avaliação pode incidir genericamente sobre a empresa/instituição, tendo em conta a sua situação económico-financeira e perspectivas de lucros, ou, especificamente, sobre o seu risco de crédito, considerando a capacidade de cumprimento do serviço das dívidas.

Ratio rateio, taxa, razão, proporção.

Raw material matéria-prima, produto básico.

Rcd. received. recebido.

Re. regarding. com referência a.

Real estate bens móveis, imóvel, propriedade imobiliária. O mesmo que "Real property".

Real estate bonds letras imobiliárias.

Real property bens imóveis.

Real wage salário real. Poder de compra dos salários.

Realize (to) conceber, imaginar, auferir, lucrar (determinada quantia), render, perceber, compreender.

Rebate desconto, abatimento, reembolso de parte de preço pago. Parte dos juros cobrados ao mutuário que pode ser devolvida em caso de liquidação antecipada do empréstimo.

Receipt recibo, quitação, receita.

Receivable do activo realizável: contas a receber.

Receiver recebedor, depositário, consignatário, destinatário, receptor.

Reciprocal credits agreement convénio de créditos recíprocos.

Reciprocity reciprocidade. Cooperação. Mútua troca de favores ou privilégios entre duas ou mais partes.

Reconciliation reconciliação, conciliação (de contas). Acto de conferir os lançamentos efectuados numa conta, através dos avisos com o extracto da conta.

Record registro, lançamento, documento.

Record (to) arquivar, registar, gravar, contabilizar ("on record: registado, declarado publicamente).

Records arquivos, anais, registos, cadastro, antecedentes.

Recourse recurso, apelação. Capacidade de exigir que uma pessoa cumpra uma obrigação. Termo frequentemente encontrado nos documentos negociáveis em que o endosso "WITHOUT RECOURSE" é reconhecido como um "endosso qualificado". O direito que tem o "Holder in due course" de exigir dos endossantes anteriores "Prior endorsers" o pagamento de instrumento não honrado pelo sacado, emitente ou aceitante.

Recover (to) rectificar, corrigir.

Red chips Títulos de reduzida liquidez e/ou capitalização bolsista. Nestas acções, o spread entre comprador (bid) e vendedor (ask) é normalmente bastante largo.

Red clause (cláusula vermelha). Cláusula especial inserida nas cartas de crédito que autoriza o Banco avisador ou negociador a fazer adiantamentos ao beneficiário antes da apresentação dos documentos. É assim chamada porque originalmente foi escrita em tinta vermelha para chamar a atenção para esta singularidade.

Refundment bond garantia de devolução de pagamento, se cancelar o contrato.

Reg'd registered. registado.

Reimbursement reembolso, restituição, devolução.

Reimbursement at sight of usance reembolso à vista contra apresentação de saque a prazo (expressão utilizadas nas cartas de crédito).

Reimbursement garanty garantia de reembolso.

Reimbursing bank banco reembolsador.

Reinstate a letter of credit (to) restabelecer uma carta de crédito.

Reinsurance resseguro.

Reiterate (to) reiterar.

Relative Strength Index (RSI) Indicador desenvolvido por Wilder e é normalmente utilizado para identificar topos e fundos em cotações de acções, pela focalização em determinados níveis-chave definidos no gráfico do próprio indicador (normalmente, 30 e 70), cuja escala varia entre 0 e 100. O indicador é ainda utilizado para detectar movimentos que poderão ainda não ser totalmente aparentes no gráfico das cotações; "Failure swings" acima de 70 e abaixo de 30 que poderão avisar de possíveis inversões de tendência; níveis de suporte e resistência e divergências entre o RSI e o gráfico de cotações, normalmente utilizadas como indicador de inversão de tendência.

Release (to) - livrar, desobrigar, libertar "release a guarantee": levantar uma garantia. "Release of a mortgage: baixa de uma hipoteca.

Remain (to) permanecer, perdurar, ficar.

Remission redução de multa.

Remittance remessa, transferência de fundos. Em geral o termo é empregado com relação a alguma forma de pagamento em satisfação de um débito. Na prática bancária, usa-se para designar o encaminhamento de documentos pelo Correio.

Renewal renovação, prorrogação (de empréstimo existente).

Rent aluguer, arrendamento, renda, rendimento.

Repay (to) reembolsar, retribuir, pagar, compensar.

Replace (to) repor, recolocar, substituir. Tomar o lugar de; prover substituto para.

Report (to) relatar, informar, comunicar, dar parte; queixar-se. Também. relatório, relato.

Reporting relato, apresentação de um relatório.

Representative representante, agente comercial (representative office: escritório de representação).

Request pedido, solicitação, requisição, requerimento (a request for information: um pedido de inf.)

Requirements requisitos, exigências, necessidades.

Reserve reserva, fundo, provisão. Parte do lucro que é alugada em conta de reserva para proteger as depreciações de valores do activo.

Resources recursos, reservas, riquezas, bens.

Restraint of trade restrição de comércio (reserva de mercado).

Restricted letter of credit carta de crédito negociável somente junto ao banco nela indicado.

Retail venda a retalho.

Retailer retalhista.

Retained earnings lucros retidos ou lucros não distribuídos.

Return item um instrumento negociável, especialmente um cheque, que foi enviado para cobrança e pagamento e que por alguma razão é retornado não pago.

Return tax declaração, guia de imposto.

Returns lucro, rendimento, receita, relatório.

Revaluation reavaliação, correcção monetária.

Revenue renda, rendimento, receita.

Reversal estorno (reversal entry: estorno de lançamento contável).

Reverse an entry (to) estornar um lançamento.

Revert (to) reverter, estornar, retornar.

Revocable credit crédito revogável. Carta de crédito que pode ser cancelada pelo banco emitente sem consentimento do beneficiário.

Revolving credit (crédito rotativo). Espécie de linha de crédito utilizável por período determinado e que se renova automaticamente nas mesmas condições.

Revolving letter of credit carta de crédito de valor específico que se renova automaticamente pelo mesmo valor e que permite sua utilização várias vezes no prazo concedido.

Rider aditamento a uma apólice de seguro, a um contrato etc.

Risco de incumprimento (default risk) Possibilidade do emitente de determinada dívida não ter a capacidade financeira necessária para pagar juros e/ou capital em dívida na data e no montante prometido.

Risk risco, perigo. (Ver "all risks", "against all risks").

Roll over sistemática de captação de recursos, utilizada no mercado monetário internacional, especialmente no euromercado, que permite obter recursos de curto prazo para aplicações a médio e a longo prazos. Consiste em resgatar os títulos vencidos e lançar novas emissões para a captação de dinheiro.

Roll Over Extensão de um contrato de futuros para além da sua data de vencimento original. Representa, na prática, a troca de um contrato que está no seu vencimento, pelo contrato com vencimento seguinte. Esta situação ocorre normalmente nos dois últimos dias antes do fecho de contratos (3 sexta-feira de cada mês), pelos investidores que desejam manter as suas posições abertas por mais tempo.

Round lot número mínimo de títulos permitido para negociação na bolsa.

Royalty realeza. Majestade. (Geralmente no plural: "royalties"). Originariamente, o direito ou a prerrogativa da Coroa de receber participação pela exploração de minas do domínio real. Actualmente, o pagamento feito a um inventor ou a um autor pelo direito de fabricar e vender o produto daqueles. A concessão de direitos para explorar marca, patente etc.; o pagamento de tais direitos.

Ry. railway. caminho de ferro.

anterior ][ imprimir ][ contacto