econogloss - glossário

de termos técnicos em inglês

de economia, finanças e e.commerce

S

 

S/D sight draft. saque à vista.

Safe deposit box cofre de aluguer bancário para guarda de valores. O cliente dispõe de chave do cofre e os valores nele guardados não são do conhecimento do banco.

Safe deposit vault a secção destinada ao uso dos clientes que alugam os cofres de aluguer.

Safekeeping custódia, guarda. Serviço prestado pelos bancos para guarda de valores declarados, sob inteira responsabilidade dos bancos.

Sale venda (on sale: à venda; for sale: vende-se); leilão (to put up for sale: levar a leilão); liquidação (de sobras ou mercadorias velhas).

Sales forecast previsão de vendas. Representa a base de todo o processo de planeamento e controle de uma empresa.

Sample amostra, espécime, exemplar (sample order: pedido de amostra)

Sampling amostragem.

Sanction sanção, aprovação. Pena ou recompensa com que se procura assegurar a execução de uma lei.

Savings account conta de poupança, não sujeita a retirada por cheque. Em alguns estados americanos os bancos comerciais não são autorizados a aceitar "savings accounts"(V. special interest account).

Savings and loan association associação de poupança e empréstimos. Entidade que congrega as diversas empresas que integram o sistema.

Savings bank banco de poupança, caixa económica. Associação de bancos que promove os hábitos de economia e poupança dentro da comunidade.

Schedule tabela, relação, programa, horário. Itinerário de navios, de visitas. Horários de aviões.

SDR Special drawing rights. direitos especiais de saque.

Securities títulos (acções, obrigações, valores).

Securities Termo inglês para designar títulos ou valores mobiliários.

Security caução, segurança, garantia, fiança, protecção.

Sell side Aplicações e serviços que ajudam as empresas a vender os seus produtos online, incluindo catálogos, processadores de transacções, processadores de pagamentos, e métodos e ferramentas de gestão da cadeia de abastecimento.

Sellers's market - mercado de vendedor. Situação de mercado em que a procura é maior que a oferta.

Selling value valor negociável.

Set conjunto, colecção, jogo, série, aparelho (set of documents: jogo de documentos).

Settle (to) liquidar, pagar (contas, etc.) fixar, solucionar.

Settlement liquidação, ajuste, pagamento (de contas), solução, estabelecimento.

Shade expressão que denota uma leve concessão nos preços.

Share parte, porção. Acção (de sociedade anónima), quota, participação (share holder: accionista).

Sharp rally forte elevação de preços no mercado de commodities.

Shex sundays and holidays excepted. exceto domingos e feriados.

Shortage escassez, deficiência, falta, desfalque, déficit.

Sight basis expressão utilizada nas cartas de crédito para indicar que o banco instituidor concederá financiamento ao seu cliente (importador), a cargo do qual ficarão as despesas relativas ao desconto do saque. Expressão equivalente: reimbursement at sight of usance draft.

Sight bills títulos pagáveis na apresentação. O mesmo que "demand bills" e "presentation bills".

Sight credit forma abreviada da expressão "SIGHT LETTER OF CREDIT". Documento que autoriza saques à vista.

Sight draft saque (ou letra de câmbio) à vista.

Sinking fund fundo de amortização..

Sliding peg ver crawling peg.

Slips comprovante relativos à contabilidade de uma empresa, excepto cheques.

Social Networking Mapping mapa das relações sociais. Consiste em desenhar as redes de relações sociais entre clientes e a quantidade e qualidade dessas interacções. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26.

Software literatura sobre programas, rotinas e linguagens simbólicas usadas em computador. Documento contando informação sobre operação e manutenção de computadores, tais como manuais, diagramas de circuitos, etc. Oposto de Hardware.

Sole agent agente ou representante exclusivo.

S.P. stop payment. suspensão de pagamento.

Special drawing rights abrev. SDR's. Direito especial de saque. Espécie de fundo de reserva suplementar de disponibilidades, criado na reunião do FMI, realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1967, com o fim de atender às necessidades de seus participantes. Os SDR's foram alocados entre os países membros em proporção às suas cotas no Fundo, aumentando assim as reservas das nações membros.

Special interest account termo usado pelos bancos comerciais para designar "SAVINGS ACCOUNT". Como alguns estados americanos não permitem aos bancos comerciais manter contas de poupança, eles aceitam depósitos nas mesmas condições e pagando os mesmos juros da conta de poupança, mas sob outras denominações, como esta e "THRIFT ACCOUNTS".

Specie dinheiro, moeda metálica. Diferente de dinheiro papel (paper money).

Spin - off termo que designa as empresas que resultam de projectos de investigação realizados em universidades ou por grupos de pesquisa de empresas. O objectivo principal é o desenvolvimento de produtos ou serviços de alta tecnologia.

Split Incremento do número de acções de uma determinada sociedade, mediante o desdobramento das acções existentes em outras de menor valor nominal.

Spot basis nas operações financeiras, condições de taxa à vista.

Spot contract contrato à vista.

Spot deal negócio eventual. Operação feita esporadicamente.

Spot market mercado em que produtos minerais ou agrícolas (commodities) são transaccionados à vista, para entrega imediata. Distingue-se dos mercados futuros ou a termo, em que se realizam contratos para entrega futura.

Spread diferença entre as taxas de recursos e de aplicação de uma operação (margem de lucro bruto). Comissão de "underwriter" de títulos mobiliários. Opção para vender e comprar títulos a determinados preços e prazos.

Spread ou margem é um termo de origem inglesa que representa a diferença ou o diferencial entre os preços de oferta de compra e de venda de um determinado activo ou derivado.

Spread Bid-Ask Diferença entre os preços fornecidos pela Bolsa para a compra (bid) e para a venda (ask) de um determinado título.

Spread de Futuros Diferença de cotação entre dois vencimentos de um mesmo contrato.

Spread horizontal Compra e venda simultâneas de duas opções que apenas diferem na sua data de exercício.

Spread vertical Compra e venda simultâneas de duas opções que apenas diferem no seu preço de exercício.

Stagflation palavra criada recentemente pelos países de língua inglesa para descrever a coexistência da inflação com a recessão económica.

Stale vencido. Fora do prazo. Caduco. Aplica-se aos cheques e a outros documentos apresentados fora do prazo. Nos Estados Unidos o cheque com mais de 90 dias da data de emissão é considerado caduco.

Stand by em reserva, de emergência.

Stand by credit linha de crédito em aberto, utilizável na medida das necessidades. (Oficial) FMI - abertura de crédito em favor de um país membro, o qual se compromete a cumprir condições estipuladas em acordo.

Stand by letter of credit carta de crédito em aberto garantindo a exportação. Utilizável à medida que for cumprido o contrato.

Standardization padronização.

Stand-by underwritting contrato de venda de uma emissão de títulos, em que os intermediários financeiros assumem com a empresa emitente o compromisso de colocar o saldo da subscrição do novo lançamento, adquirindo por conta própria as acções não subscritas dentro de determinado prazo.

State (to) expressar, enunciar, expor, declarar, fixar, especificar (datas, números etc.).

Stated value valor declarado, valor facial.

Statement demonstração, exposição (de um assunto), afirmação, extracto.

Statement of account extracto de conta.

Steady no mercado de acções, a expressão denota que os preços estão firmes ou que há pequena variação.

Stock capital por acções; acção, inventário de mercadorias.

Stock Termo de origem inglesa para designar, essencialmente, os bens ou as existências armazenáveis adquiridos ou produzidos pela empresa e que as destinam à transformação, à venda ou, ao consumo.

Stock exchange bolsa de valores. Nos EUA existem 16 bolsas, a principal é a New York Stock Exchange.

Stock holder accionista.

Stock split elevação do número de acções através da redução do valor nominal. Muito utilizado nos EUA para: a) a empresa pretende efectuar nova emissão de acções e aumenta o número de acções existentes no mercado, a fim de reduzir o preço de lançamento e facilitar a colocação dos papéis; b) a empresa receia uma tomada do controle accionário por oferta pública e aumenta o número de acções existentes no mercado, a fim de promover maior distribuição dos papéis.

Stop loss Nível de cotação a que o investidor resolve vender uma determinada acção, limitando as suas perdas, perante um cenário em que essa acção começa a descer. Representa, na prática, o máximo que o investidor está disposto a perder, perante um negócio que começa a correr mal.

Stop payment (to) suster o pagamento; contra-ordem dada pelo emitente de um cheque para que não se efectue o seu pagamento, geralmente por motivo de perda ou furto.

Storytelling contador de histórias. Relativo à arte de criar histórias apaixonantes à volta de um produto ou marca, de forma a ligar-se emocionalmente com os clientes. in revista DIA D de 09/01/06, pag. 26.

Straddle Combinação de uma opção de compra (call) e de uma opção de venda (put) com o mesmo preço de exercício.

Straight letter of credit carta de crédito negociável somente junto ao banco nela indicado.

Straight underwritting contrato de venda de uma emissão de títulos, em que os intermediários financeiros assumem com a empresa emitente o compromisso de subscrever, com recursos próprios, a emissão total, para colocação futura no mercado, por sua conta e risco.

Strike greve.

Strikes, riots and civil commotions insurance cláusula de seguro que cobre os riscos de greve e desordens internas.

Stub canhoto (talão).

Subject assunto, tema; objecto sob exame, e.g., a entidade da qual se solicitou informação sobre cadastro.

Sublease sublocação, subaluguer.

Subscription subscrição (de acções); assinatura (de revistas etc).

Subsidiary subsidiária. Empresa controlada parcial ou totalmente por outra (Wholly-owned subsidiary): subsidiária integral.

Subsidy subsídio, subvenção. Assistência financeira concedida pelo Governo a pessoa ou entidade privada, geralmente indústria, a fim de tornar os seus preços mais competitivos junto a outros mercados.

Sue (to) processar, accionar, mover uma acção judicial, demandar.

Suppliers credit crédito concedido directamente pelo fornecedor.

Support price preço de sustentação, preço mínimo.

Supporting document comprovante.

Surcharge sobretaxa.

Surety fiança, garantia. O fiador.

Surplus superavit, excesso (Surplus cash: dinheiro excedente, superavit em espécie).

Surtax sobretaxa, adicional de um imposto.

Survey perícia, sindicância.

Survey report relatório de inspecção. Relatório emitido por um perito (parte neutra).

Surveyor perito encarregado de vistorias.

Surveyor's certificate certificado de vistoria emitido por empresa credenciada a inspeccionar mercadorias.

Swap operações de câmbio onde há a compra à vista e a simultânea venda a prazo da moeda. Visa proteger de riscos cambiais durante o prazo de vigência da transação. Também conhecido como hedge cambial. Operações simultâneas de compra e venda de moedas, com prazos e valores idênticos.

Swap Operação financeira que consiste na troca de um produto financeiro por outro. Como exemplo, temos os swaps de taxa de juro, através dos quais uma empresa acorda com uma instituição bancária, por exemplo, a troca de um empréstimo de taxa de juro fixa por um de taxa variável.

SWIFT Society For Worldwide Interbank Financial Telecomunication S.C. - trata-se de empresa sem fins lucrativos, sediada em Bruxelas, criada com o objectivo de padronizar e dar segurança, rapidez e economia às operações bancárias internacionais. Os seus serviços são prestados através de sistema padronizado de troca de mensagens e possibilita:

- controle da transmissão de todas as mensagens;

- redução de erros e de custos, através da padronização e da automatização;

- aumento da eficiência, através de estruturas pré-definidas, para os diversos tipos de mensagens.

O Sistema SWIFT responsabiliza-se pela segurança das mensagens, desde o momento da transmissão pelo computador do banco emitente até o computador do banco destinatário, através de processos de autenticação e criptografia.

Switch Desvio, mudança. Operação triangular; divisas de convénio negociadas com terceiro país fora do convénio. Corretagem internacional, cuja realização associa a compra-venda de mercadorias à arbitragem de divisas. O campo de aplicação das operações "shitch" limita-se aos intercâmbios efectuados dentro do âmbito de acordos bilaterais com países de moedas não conversíveis ou de conversibilidade limitada. Estas operações são realizadas geralmente por firmas comerciais financeiramente fortes com sólidas relações internacionais.

SWOT a análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas como parte do planeamento estratégico dos negócios. O termo SWOT representa as iniciais das palavras Streghts (forças - vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Weaknesses (fraquezas - desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes), Opportunities (oportunidades - aspectos positivos da envolvente com o potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa) e Threats (ameaças - aspectos negativos da envolvente com o potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa). O que se pretende é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam na envolvente global da empresa, seja ao nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura económica e das imposições legais.

anterior ][ imprimir ][ contacto