CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

PARTICIPOU

NO COLÓQUIO

"Dos Mares de Cabral ao Oceano da Língua Portuguesa"

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

Escola Superior de Educação

 

 

No ano em que se comemorou o 5.º Centenário da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, a Escola Naval promoveu as Jornadas do Mar, entre os dias 20 e 24 de Novembro de 2000, realizando o colóquio "Dos mares de Cabral ao Oceano da Língua Portuguesa".

O Colóquio teve os seguintes objectivos:

a. Evocar a viagem e o contacto civilizacional concretizados por Cabral, os seus antecedentes e as consequências tecnológicas, sociais, económicas e culturais que deles advieram;

b. Promover o estudo e a reflexão sobre as potencialidades do Mar em todos os seus aspectos, com ênfase especial para a formação e afirmação da Comunidade de Língua Portuguesa.

 

Este Colóquio era dirigido aos estudantes do Ensino Superior que poderiam apresentar comunicações concernentes a diversos temas.

Assim, neste âmbito, orientámos e acompanhámos dois grupos de alunas do Curso de Comunicação Social, que apresentaram as seguintes comunicações: "Uma viagem", da autoria de Elisabete Gonçalves e Ana Catarina Amaral e "A Carta a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil", elaborada por Marisa Batista e Carla Aparício.

 

O Colóquio integrou as seguintes temáticas:

 

· Da História e da Sociologia

· Da Literatura e da Linguística

· Da Economia e da Geografia

· Da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente

· Das Relações Internacionais, do Direito e da Estratégia

 

O Colóquio proporcionou ainda aos participantes conferências e actividades culturais, incluindo visitas de estudo a exposições e instalações da Marinha e Escola Naval.

Consideramos que a delegação do Curso de Comunicação Social soube honrar e dignificar a Escola Superior de Educação e o Instituto Superior Politécnico de Viseu, numa iniciativa que deu a possibilidade aos discentes do Curso de enriquecimento pessoal, bem como de demonstrar publicamente a qualidade da formação que recebem, plenamente plasmada na excelente receptividade das comunicações apresentadas.

 

«« SUMÁRIO