EDITORIAL

 

Após um conjunto de vicissitudes de natureza multiforme, sai agora a lume o número 4 da revista FORUM MEDIA, publicação da responsabilidade do Curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação, editada sob o patrocínio do Departamento Cultural do Instituto Superior Politécnico de Viseu.

Fiel à sua filosofia genesíaca, a revista apresenta um conjunto de textos de natureza polifacetada, de discentes, docentes e colaboradores de várias instituições, factor sinérgico que muito nos honra.

Na verdade, esta publicação existe ab initio como fonte de convergências textuais e não só - , reunidas sob o pólo aglutinador do universo da Comunicação. Este número faz justiça ao espírito da criação deste projecto.

Mais uma vez, temos o privilégio de contar com a colaboração de diversos autores, de entre os quais salientamos André Veríssimo (Universidade do Porto), Gilson Monteiro (Universidade do Amazonas), e Cláudia Guerra Monteiro (doutoranda da Universidade de São Paulo).

Os destaques deste número são, sem dúvida, a entrevista que nos concedeu o cineasta Lauro António e o surgimento da secção Forum das Letras, que pretendemos que se institua como espaço de divulgação de textos do universo literário.

Agradecemos a todos os que colaboraram nesta revista. Como somos norteados por duas palavras que tentamos nunca olvidar - memória e gratidão pensamos que nunca será demais agradecer a Maria da Conceição Pereira (que nos ofereceu a sua reflexão cuidada sobre Leni Riefenstahl), ao Dr. Paulo Medeiros (cuja qualidade e competência é atestada em cada produção do Departamento Cultural que tem o seu contributo) e ao Doutor Vasco Cunha, que sempre apoiou a revista FORUM MEDIA (pelo que as nossas palavras terão eternamente o pecadilho da parcimónia face à nobreza de espírito com que nos ilumina) e que tornou o Departamento Cultural num marco incontornável do Instituto Superior Politécnico de Viseu.

E seguindo as palavras de Torga, recomeçámos, no caminho do futuro, em liberdade, colhendo ilusões sucessivas no pomar da existência...

 

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

sumário