CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE PONTIFÍCIA DO RIO DE JANEIRO

 

 

Miguel Pereira

Pontifícia Universidade Católica

do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais

Departamento de Comunicação Social

 

O curso de Comunicação Social da PUC-Rio, criado na década de 50, tem como fundamento básico a formação humanística aliada ao fazer técnico. Esta conjugação implica a reflexão teórica e visa a formação de cidadãos críticos, capazes de atuar na sociedade e num mercado de trabalho cada vez mais diversificado e especializado.

Em suas habilitações - Jornalismo e Publicidade - o curso vem procurando acompanhar os avanços tecnológicos. Compromissado com a contemporaneidade, busca-se, o que caracteriza o ensino universitário, a visão crítica da realidade e o desenvolvimento intelectual do estudante, tornando-o capaz de propor mudanças. ultrapassando os limites de um saber consolidado. Procura-se dar ao aluno instrumentos capazes de possibilitar sua atuação intelectual e profissional. No mundo marcado pela forte presença da globalização, os meios de comunicação de massa constituem fator de coesão social e engendram formas de representação da realidade múltiplas e fragmentadas.

Para concretizar tais objetivos dá-se relevância à formação intelectual, indispensável a um comunicador que atuará no contexto da virada de século.

Neste sentido, o curso de Comunicação Social não se limita à formação específica para jornalismo e publicidade. Seu próprio caráter interdisciplinar possibilita o diálogo com o universo mais amplo da cultura. Assim, o curso abre-se para outras áreas como o cinema. a literatura, a teoria da imagem e a informática, enfim, para os chamados estudos culturais.

O curso dispõe de recursos modernos como um estúdio de televisão, ilhas de edição digital e super VHS, um estúdio de som digital, um laboratório fotográfico, uma redação informatizada com acesso à internet e uma sala de projeção multimídia, além de plataforma Macintosh com programas gráficos e de animação, que compõem o quadro de aprimoramento prático oferecido pelo departamento. Os alunos têm a oportunidade de realizar estágios remunerados. na própria universidade, nas áreas de jornalismo, publicidade, rádio, televisão, fotografia e assessoria de imprensa. Tais estágios desenvolvem-se no Projeto Comunicar, núcleo de comunicação da PUC-Rio responsável pela publicação do PUC Urgente, informativo semanal, do Jornal da PUC, periódico mensal com tiragem de 20 mil exemplares, da Revista Jovem, programa semanal de 30 minutos na Rádio Catedral FM, e de dois programas semanais na UTV canal 16 da NET Além disso, a assessoria de imprensa do Projeto Comunicar realiza, sistematicamente, trabalhos de divulgação das atividades acadêmicas e culturais da universidade nos jornais, rádios e televisões.

0 departamento conta com um quadro de professores doutores, mestres, pesquisadores e profissionais com larga experiência de atuação no mercado. Esse quadro docente publica, regularmente, livros, ensaios e artigos, contribuindo para o enriquecimento dos estudos da área. Atualmente, o departamento oferece o curso "Comunicação e Imagem" de pós-graduação lato-sensu, em nível de especialização, além de cursos de extensão universitária.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – CCM

Disciplinas e Grupos de Disciplinas Obrigatórios Comuns

 

Tipo Código Nome da Disciplina ------------------------ Créditos

EF ELU 0900 Eletivas - Fora do Departamento 08

EL ELL 0900 Eletivas Livres - Dentro/Fora Departamento 04

OB ECO 1101 Introdução à Economia 04

OB HIS 1308 História do Mundo Contemporâneo 04

OB HIS 1605 História Econômica, Política e Social do Brasil B 04

OB LET 1090 Comunicação e Expressão I (para Comunicação Social) 04

OB LET 1091 Comunicação e Expressão II (para Comunicação Social) 04

OB LET 1092 Comunicação e Expressão III (para Comunicação Social) 04

OB PSI 1589 Psicologia e Comunicação 04

OB SOC 1205 Política I - Teoria Política 04

OB SOC 1302 Antropologia Cultural 04

OC COM 1001 Cultura Brasileira 04

OC COM 1100 Comunicação e Teatro 04

 

OC COM 1106 Teoria da Comunicação I 04

OC COM 1107 Teoria da Comunicação II 04

OC COM 1130 Estética da Comunicação de Massa 04

OC COM 1161 Sistemas de Comunicação 04

OC COM 1162 Comunicação e Literatura Brasileira 04

OC COM 1163 Teoria da Imagem 04

OC COM 1240 Introdução à Comunicação Gráfica 04

OC COM 1241 Introdução ao Rádio e a Televisão 04

OC COM 1242 Introdução ao Cinema 02

OC COM 1243 Introdução ao Jornalismo 02

OC COM 1244 Introdução à Publicidade e a Propaganda 02

OC COM 1245 Comunicação Comunitária 02

OC SOC 1127 Sociologia e Comunicação 04

OR CRE 1100 O Homem e o Fenômeno Religioso 04

OR CRE 1141 Ética Cristã 02

OR CRE 1163 Ética Profissional (para Comunicação Social) 02

PB FIL 0201 Optativas de Filosofia - Núcleo Básico CCS 04

PB SOC 0206 Optativas de Sociologia - Núcleo Básico CCS

(para Comunicação Social) 04

PR CRE 0700 Optativas de Cristianismo 04

 

HABILITAÇÕES

JORNALISMO – BJN

Disciplinas e Grupos de Disciplinas Específicos da Habilitação

 

Tipo Código Nome da Disciplina ------------------------ Créditos

OH COM1151 História da Imprensa no Brasil 02

OH COM1164 História do Rádio e TV no Brasil 02

OH COM1165 História do Cinema no Brasil 02

OH COM1170 Metodologia da Pesquisa em Comunicação 04

OH COM1246 Técnicas de Comunicação Oral 02

OH COM1350 Técnicas de Reportagem 04

OH COM1351 Fotojornalismo 02

OH COM1352 Técnicas de Redação em Jornalismo Gráfico 04

OH COM1353 Planejamento Gráfico 04

OH COM1354 Radiojornalismo 04

OH COM1355 Telejornalismo 04

OH COM1356 Edição em Jornal, Rádio e TV 04

OH COM1557 Cinedocumentário 04

OH COM1902 Projeto Experimental em Jornalismo 08

PC COM0201 Optativas de Comunicação Social - Jornalismo 10

 

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – BPR

Disciplinas e Grupos de Disciplinas Específicos da Habilitação

Tipo Código Nome da Disciplina ------------------------ Créditos

OH COM1166 História da Publicidade no Brasil 02

OH COM1551 Filme Publicitário 04

OH COM1650 Marketing 04

OH COM1651 Pesquisa de Mercado 04

OH COM1652 Planejamento Publicitário 04

OH COM1653 Mídia I 02

OH COM1654 Mídia II 02

OH COM1655 Técnica de Redação em Publicidade e Propaganda 04

OH COM1656 Direção de Arte 04

OH COM1657 Técnica de Produção Gráfica em Pub. e Propaganda 04

OH COM1658 Produção Publicitária em Rádio 02

OH COM1659 Fotografia para Publicidade 04

OH COM1660 Estatística 02

OH COM1903 Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda 08

PC COM0202 Optativas de Comunicação Social - Pub. e Propaganda 10

 

Currículos Periodizados

 

Período Letivo Indeterminado

 

Código Grupo de Disciplinas Créditos

COM 0202 Optativas de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda 10

ELL 0900 Eletivas Livres - Dentro/Fora do Departamento 04

ELU 0900 Eletivas - Fora do Departamento 08

 

Ementas

Código Nome da disciplina - (Carga Horária) Nº de créditos - Pré-requisito(s)

 

COM 1001 Cultura Brasileira - (4-0-0) 4

Formação histórica da cultura brasileira. As culturas regionais brasileiras. A formação da "cultura nacional" e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil. A cultura brasileira contemporânea. A cultura brasileira como conteúdo dos meios de comunicação de massa e a importância de conteúdos não brasileiros.

 

COM1002 e COM 1003 Seminários Especiais em Comunicação - (2-0-0) 2

COM 1006 a COM 1009 Seminários Especiais em Comunicação - (2-0-0) 2

COM 1012 a COM 1015 Seminários Especiais em Comunicação - (2-0-0) 2

COM 1031 a COM 1037 Seminários Especiais em Comunicação - (4-0-0) 4

 

COM 1100 Comunicação e Teatro - (4-0-0) 4

Conceituação de teatro. Teatro, jogo e máscara. Teatro e drama. O signo no teatro: a semiologia da arte do espetáculo. O teatro como mensagem estética e como mensagem persuasiva. A relação palco-platéia. O teatro e os meios de Comunicação de massa. Teatro e indústria cultural. O teatro na imprensa. Tendências do teatro no século XX. O teatro brasileiro: seus rumos e seus problemas.

 

COM 1106 Teoria da Comunicação I - (4-0-0) 4

Introdução ao aspecto simbólico dos processos sociais. O simbólico como matéria de comunicação: modelos do processo de comunicação e conceitos fundamentais para Análise do simbólico. Mitologia e ritual na sociedade industrial.

 

COM 1107 Teoria da Comunicação II - (4-0-0) 4 - COM 1106

Teóricos e teorias da comunicação. Teóricos e teorias da indústria cultural e da cultura de massa. A cultura de massa e a ideologia do sistema industrial. Produção, distribuição e consumo dos bens culturais na realidade brasileira.

 

COM 1130 Estética da Comunicação de Massa - (4-0-0) 4 - COM 1107

Comunicação estética. A arte como sistema de significação. Percepção e estética. A obra de arte e sua reprodutibilidade técnica. O criador e a obra de arte na indústria cultural: a contradição criação X padronização. Produção estética e indústria cultural no Brasil.

 

COM 1151 História da Imprensa no Brasil - (2-0-0) 2

Uma Análise das diversas fases por que passou a imprensa no Brasil, com predominância ora do aspecto político, ora do literário e, finalmente, do técnico-industrial. Relações entre imprensa e poder no Brasil. Características da imprensa brasileira na atualidade.

 

COM 1161 Sistemas de Comunicação - (4-0-0) 4 - SOC 1127

O processo de internacionalização da comunicação: aspectos econômicos, sociais, políticos e técnicos. A ordem internacional da informação. Formação histórica do sistema de comunicação no Brasil. O papel do Estado na comunicação de massa no Brasil. O controle da informação. Políticas nacionais de comunicação.

 

COM 1162 Comunicação e Literatura Brasileira - (4-0-0) 4 - LET 1092

Leitura de textos brasileiros em prosa e em poesia de diversas épocas. Literatura e cinema. Literatura e TV. Literatura e reportagem. Literatura e publicidade. Roteirização de textos literários para os meios de comunicação de massa. Prática de redação.

 

COM 1163 Teoria da Imagem - (4-0-0) 4 - COM 1107

Conceitos básicos de imagem. O processo de percepção. Imagem, representação e realidade. Analogia. A função social da imagem. A imagem no cinema, na televisão, na propaganda, na imprensa e na fotografia.

 

COM 1164 História do Rádio e da Televisão no Brasil - (2-0-0) 2

A descoberta das ondas hertzianas: primeiras aplicações como portadoras de mensagens. Marconi, Roquete Pinto e o Rádio no Brasil. O rádio comercial. O broadcasting como fábrica de mitos. Rádio e música popular. As novelas. O rádio no Estado Novo: "A Hora do Brasil". Repórter Esso. A Rádio Nacional. A TV Tupi e a Rede Associadas. A televisão na década de 50. O videoteipe. A formação das redes nacionais de televisão. A TV a cores. Rádio e televisão hoje.

 

COM 1165 História do Cinema no Brasil - (2-0-0) 2

Primórdios e estruturação da atividade cinematográfica no Brasil. A produção nacional até 1912. Os ciclos regionais. Humberto Mauro e Mário Peixoto. Os estúdios nacionais. O Estado e a atividade cinematográfica. A Chanchada e a Vera Cruz. O cinema novo. As leis de proteção e a configuração atual do cinema brasileiro.

 

COM 1166 História da Publicidade no Brasil - (2-0-0) 2

Uma análise das diversas fases da publicidade comercial e da propaganda política no Brasil. As transformações na linguagem publicitária a partir do aparecimento do Rádio e TV. Características de publicidade e propaganda hoje.

 

COM 1170 Metodologia da Pesquisa em Comunicação - (4-0-0) 4

Apresentação e discussão dos métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. Processamento dos dados e apresentação dos resultados. Exemplificação com pesquisas já realizadas. Situação da pesquisa em comunicação no Brasil. Realização de pesquisa pelos alunos.

 

COM 1240 Introdução à Comunicação Gráfica - (4-0-0) 4

Os processos de produção, circulação e consumo da indústria gráfica brasileira. Análise do produto gráfico: o livro, o jornal, a revista, o house-organ, o folheto industrial e o folheto artesanal. A comunicação gráfica face aos demais meios de comunicação social. O desenvolvimento e o futuro da comunicação gráfica no Brasil.

 

COM 1241 Introdução ao Rádio e à Televisão - (4-0-0) 4

A estrutura das emissoras de rádio e de televisão. Emissoras comerciais e educativas, tipos de programação e público-alvo. O rádio e a televisão como concessões governamentais. As redes nacionais de rádio e TV. Peculiaridades da linguagem. Relação espaço-tempo.

 

COM 1242 Introdução ao Cinema - (2-0-0) 2

Identificação e caracterização do produto cinematográfico. Processos de produção cinematográfica. Funções envolvidas na produção cinematográfica. Caracterização do campo profissional do cinema. Os diferentes sistemas de produção, distribuição e exibição. Elementos da linguagem cinematográfica.

 

COM 1243 Introdução ao Jornalismo - (2-0-0) 2

A função social do jornalismo. Problemas e potencialidades da profissão de jornalista. A caracterização, a captação e a redação de notícias. A estrutura da notícia nos diversos meios gráficos e audiovisuais. A organização e o funcionamento dos jornais (grandes e pequenos) e dos departamentos de jornalismo de emissoras de rádio e de televisão. As assessorias de imprensa. As agências de notícias.

 

COM 1244 Introdução à Publicidade e Propaganda - (2-0-0) 2

Publicidade e propaganda: conceitos e definições. A publicidade e o contexto político, social e econômico. A publicidade de vendas e a publicidade institucional. Os elementos do sistema publicitário: agências, anunciantes, corretores, veículos e fornecedores. A estruturação das agências, o departamento de publicidade do anunciante e o departamento comercial dos veículos.

 

COM 1245 Comunicação Comunitária - (1-1-0) 2

Uso alternativo dos meios de comunicação. O indivíduo como elemento ativo da comunicação e não como objeto. A comunicação de dupla via. Estudo de experiências de comunicação comunitária. Técnicas de produção alternativa (jornal mimeografado, alto falantes, gravações, uso de cassete, TV olho, serigrafia, entre outras).

 

COM 1246 Técnicas de Comunicação Oral - (1-1-0) 2 - LET 1092

Diferenças fundamentais entre língua escrita e língua falada. Técnica de leitura: compreensão das idéias e da estrutura de textos. Técnica de comunicação oral: organização lógica das idéias a serem expostas; reprodução oral de textos, livros e filmes. A emissão oral no rádio e na televisão.

 

COM 1350 Técnicas de Reportagem - (2-2-0) 4 - COM 1243

A pauta em jornal, em revista, no rádio e na TV. A apuração da notícia. As fontes pessoais e documentais. Os diversos tipos de entrevistas. A reportagem como levantamento de situações e avaliação de problemas. A reportagem de investigação. A busca do sentido social na notícia. O trabalho do repórter dos meios gráficos, do rádio e da TV.

 

COM 1351 Fotojornalismo - (1-1-0) 2

A função da fotografia no jornal e na revista. Operação de câmeras fotográficas e de seus acessórios. Operações de laboratório: revelação, ampliação, cópia e edição fotográfica. Relacionamento do repórter fotográfico com o fato e o veículo.

 

COM 1352 Técnicas de Redação em Jornalismo Gráfico - (2-2-0) 4 - LET 1092

Estruturas de notícias e de reportagem. Os diferentes tipos de lead. O texto em jornal diário e em meios de outra periodicidade. As técnicas literárias em jornalismo. Títulos, legendas e textos-legendas. Produção de textos especiais: artigos, editoriais e críticas. As colunas. Tendências atuais das técnicas de redação no jornalismo brasileiro.

 

COM 1353 Planejamento Gráfico - (2-2-0) 4 - COM 1240

Estética aplicada à comunicação gráfica. Tipologia e medidas gráficas. Utilização de ilustração. A diagramação. Técnicas de composição e impressão e suas implicações sobre o projeto gráfico. Planejamento gráfico em telas de vídeo. Utilização de cores.

 

COM 1354 Radiojornalismo - (2-2-0) 4 - COM 1241

Histórico do jornalismo no rádio. Técnicas de redação em jornalismo radiofônico. Modalidades de noticiários. A coleta de notícias. O repórter radiofônico. Edição de noticiosos. A reportagem esportiva. AM, FM e Ondas Curtas. As rádios internacionais. Sonoplastia. Estilos de locução. Entrevistas de rua, mesas redondas, pesquisas de opinião.

 

COM 1355 Telejornalismo - (2-2-0) 4 - COM 1241

Histórico do jornalismo na televisão. Modalidades de telejornais. Documentários. A coleta de notícias. O repórter de televisão. Estilos de locução. Microondas e satélites. TV a cores e preto-e-branco. Freqüências e canais: VHF e UHF. Sistemas de cores. O corte, a ilha de edição, o telecine, o VT, o controle-mestre. Sonoplastia - o áudio. As unidades portáteis. Reportagens externas. Grandes coberturas. O telejornal como produto de rede nacional.

 

COM 1356 Edição em Jornal, Rádio e Televisão - (2-2-0) 4 - COM 1246 e COM 1352

A edição em jornal, revista, rádio e televisão: seus objetivos e suas técnicas. Elaboração de um projeto em uma das três áreas de jornalismo: um jornal, do planejamento à impressão, um programa radiofônico ou um programa de televisão, sob a supervisão de um professor orientador.

 

COM 1551 Filme Publicitário - (2-2-0) 4 - COM 1242

A linguagem cinematográfica em publicidade: argumento-roteiro, produção, iluminação, cenografia, filmagem, montagem, laboratório, acabamento de imagem e som. Registro de imagem: processos de registro. O som ótico e magnético. As pistas de som. O videoteipe. Custos de organização empresarial.

 

COM 1557 Cinedocumentário - (2-2-0) 4 - COM 1242

A ficção e a realidade no cinema. Cinema e informação. O jornalismo cinematográfico. As grandes escolas do cinedocumentário. Cinema e propaganda. O documentário de arte, científico, didático e cultural. Ideologia e cinema.

COM 1902 Projeto Experimental em Jornalismo - (0-0-16) 8

Elaboração e concretização de um projeto sob a supervisão de um professor orientador.

 

CRE 1100 O Homem e o Fenômeno Religioso - (4-0-0) 4

Fatores determinantes da revolução antropológica. Abordagem crítica do fenômeno da religião. Análise dos modelos teóricos da interpretação do fenômeno religioso. Visão da realidade brasileira através da prática religiosa popular. Dimensão transcedente do homem.

 

CRE 1127 O Cristianismo - (4-0-0) 4 - CRE 1100

Estrutura social e religiosa da Palestina na época de Jesus. Evangelhos e o Evangelho. Mensagem do Reino. Personalidade, atuação, morte e ressurreição de Cristo. Origens, primórdios, natureza e estrutura da Igreja. Sua relação-diálogo com o mundo.

 

CRE 1141 Ética Cristã - (2-0-0) 2 - CRE 1112 ou CRE 1127 ou CRE 1113 ou CRE 1115 ou CRE 1116 ou CRE 1117 ou CRE 1118 ou CRE 1134

Aspiração do homem e suas exigências de realização comunitária com base na criação de processos de comportamento inter-relacionados (instituições, estruturas); seu sentido dinâmico em função do caráter autocriador do Homem. Valoração cristã da auto-apreciação do homem em sua tentativa de realização dos postulados da liberdade, solidariedade, responsabilidade, com base na dignidade e participação.

 

CRE 1163 Ética Profissional - (COM) - (2-0-0) 2 - CRE 1141

Conceito de Ética em geral e profissional em particular. Liberdade de informação. Formação de opinião pública. Princípios básicos válidos para o comunicador. Propaganda e publicidade. Relações públicas. Imprensa, Rádio e Televisão: importância, função e responsabilidade.

 

ECO 1101 Introdução à Economia I - (4-0-0) 4

Noções básicas de Economia: escassez, fatores de produção, fluxo circular e o funcionamento da economia, bens econômicos, mensuração da atividade econômica. Mercado, sistema de preços e o planejamento. Introdução ao sistema monetário e financeiro, o setor público e o setor externo. Introdução aos principais aspectos do desenvolvimento econômico.

 

FIL 1006 História do Pensamento - (4-0-0) 4

Estudo das diversas abordagens desenvolvidas no curso da história sobre o tema do "homem no mundo", com o objetivo de estimular uma reflexão filosófica sobre o assunto.

 

HIS 1308 História do Mundo Contemporâneo - (4-0-0) 4

Formação do mundo contemporânea. A crise da sociedade capitalista e o sistema colonial até 1945. O mundo após 1945: evolução política, social e econômica dos mundos capitalista e socialista, a fragmentação do sistema colonial e as relações internacionais. O papel da Igreja. Panoramas das idéias contemporâneas.

HIS 1605 História Econômica, Política e Social do Brasil B - (4-0-0) 4

A experiência histórica da República brasileira. As relações entre o Estado e a sociedade: o Estado e a constituição da ordem capitalista; projetos políticos e sociais. Autoritarismo e democracia.

 

LET 1090 Comunicação e Expressão I (para Comunicação Social) - (2-2-0) 4

Processo instrumental da produção e compreensão de texto. Correção gramatical.

 

LET 1091 Comunicação e Expressão II (para Comunicação Social) - (2-2-0) 4 - LET 1090 ou LET 1040

Processo instrumental da análise e produção de textos argumentativos e persuasivos através da identificação de suas especificidades. Correção gramatical.

 

LET 1092 Comunicação e Expressão III (para Comunicação Social) - (2-2-0) 4 - LET 1091

A poética do discurso não literário. A interação interpessoal: aspectos organizacionais e sócio-culturais. O envolvimento em língua oral e escrita. A construção de imagem na mídia oral e escrita. Produção de textos orais e escritos, com presença de recurso de valorização.

 

PSI 1589 Psicologia e Comunicação - (4-0-0) 4

Conceitos e teorias fundamentais da psicologia e da psicologia social. O problema de uma "psicologia da comunicação". Socialização e aprendizagem. A socialização e a formação das identidades. O problema da integração indivíduo-sociedade. Teorias da personalidade. Cultura e personalidade. Percepção, motivação e emoção. Percepção social. Conformismo e desvio. Funções sociais e significacionais do comportamento desviante. Teorias da identidade social real e identidade social virtual. Identidade e manipulação. Identidade ideal e identidade ideal e identidade deteriorada. Negociação de identidade: códigos e signos de identificação. O comportamento como mensagem.

 

SOC 1102 Sociologia II - (Estrutura e Mudança Social) - (4-0-0) 4

As noções de organização social e de estrutura social. Discussão das temáticas sobre estrutura social: sistema, subsistema e funções; articulação de instâncias; totalidade (re)construída. Mudança social, evolução e transformação social. Fatores da mudança social: desorganização e problemas sociais, conflito, processos hegemônicos. Ruptura e revolução.

 

SOC 1127 Sociologia e Comunicação - (4-0-0) 4

Noções de industrialização e urbanização. Noções de desenvolvimento e subdesenvolvimento. O papel dos meios de comunicação no desenvolvimento e no subdesenvolvimento. A sociedade industrial e a indústria cultural. A ideologia da sociedade industrial. Mitologia e ritual na sociedade industrial. Cultura de massa, lazer e consumo. Tematização da realidade brasileira.

 

SOC 1205 Política I - (Teoria Política) - (4-0-0) 4

Conceituação e problemática da ciência política. A política como estudo do poder. Ciência e ideologia. A formação do pensamento ocidental: Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu, Rousseau. A Revolução Francesa e o pensamento político de Tocqueville. A reação conservadora: Bonald e de Maistre, Burke. O utilitarismo: Bentham. A reflexão política americana: federalistas, Madison, Jefferson, Jay. A democracia liberal: Stuart Mill.

 

SOC 1302 Antropologia Cultural - (4-0-0) 4

Cultura como sistema de significação. Cultura como expressão política da inserção social dos diferentes grupos que compõem a sociedade. Cultura e distância social. A importância da utilização do conceito de cultura para a compreensão da relação entre diferentes grupos sociais.

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO "COMUNICAÇÃO E IMAGEM", PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Definição do Curso

O Curso de Especialização "Comunicação e Imagem", propõe aprofundar a questão da cultura da imagem e seus valores formais, estéticos, críticos, políticos e éticos, no contexto contemporâneo, tendo em vista os princípios de codificação, transmissão e mais freqüentes no âmbito da comunicação de imagens. Aliando teoria e prática, o curso encaminha-se para a área dos Estudos Culturais; pretende-se com isto não só desenvolver um saber específico sobre os estudos da imagem, mas sobretudo enfatizar uma visão atualizada do universo mais amplo da cultura.

 

Os Estudos Culturais consideram as manifestações e produtos de " culturas" em sua mútua interdependência. Considera-se a cultura tanto as manifestações e os produtos em seu processo interativo quanto um corpo de produtos históricos a ser reconstruído. A análise desse processo interativo ´é necessariamente efetivada em perspectiva inter/transdisciplinar.

O curso tem por objetivos:

 

Importância do Curso

A Especialização em Comunicação e Imagem foi pensada levando em consideração os desafios impostos pelo mundo contemporâneo, em acelerado processo de globalização, em que a imagem, nas mais diversas manifestações, adquire importância cada vez maior. Nela fundamentam-se os modernos meios de comunicação, moldando comportamentos e mesmo influenciando o próprio destino de povos e nações. As tecnologias - as já tradicionais e as novas - condicionam a comunicação e impõem a análise crítica de linguagens que se apóiam sobretudo na imagem. Deste modo, desenvolve o estudo que o Departamento de Comunicação Social já vem realizando através das pesquisas de seus professores e das disciplinas ministradas na graduação de Jornalismo e de Publicidade e propaganda, as duas habilitações oferecidas pelo currículo, com reconhecimento acadêmico, aos seus alunos.

 

Público

Graduados-Bacharéis e Licenciados em Comunicação Social e outras áreas das Ciências Sociais e Humanas, que pretendam não só desenvolver um saber específico sobre os estudos da imagem, mas sobretudo enfatizar uma visão do universo mais amplo da cultura, encaminhando-se para a área dos Estudos Culturais

 

Organização do Curso

O currículo do curso, a ser integralizado em no máximo um ano e meio, e constituído de 7 (sete) disciplinas ministradas em 3 (três) períodos letivos regulares e uma monografia final. Cada disciplina tem carga horária de 45 (quarenta e cinco) horas por semestre, perfazendo um total de 315 horas/aula, isto é, um total de 21 créditos. A monografia individual de finalização do curso, atrelada a uma atividade de pesquisa, será orientada por um professor e eqüivalerá a 45 horas, ou seja, 3 (três) créditos. Desta forma, o curso perfaz um total de 360 horas.

 

Estrutura Curricular

1º Período

* Imagem e Comunicação - 45h

* Leitura de Imagens I - 45h

* Imagens e Representações do Brasil - 45h

 

2º Período

* Imagem e Movimento - 45h

* Leitura de Imagens II - 45h

* Imagens e Representações da Cidade - 45h

 

3º Período

* Laboratório de trocas Profissionais - 45h

* Monografia - 45h

 

OBS: Além deste elenco de disciplinas obrigatórias o Curso de Especialização

Comunicação e Imagem poderá organizar atividades complementares como seminários especiais, palestras, conferências, debates, exibição de filmes e vídeos, com a presença de professores convidados, podendo oferecer ainda a possibilidade de participação em trabalho de pesquisa ou projetos específicos desenvolvidos em caráter opcional, paralelamente às exigências curriculares.

 

Ementas das Disciplinas

Imagem e Comunicação - (3-0-0) - 3cr.

O conceito de imagem em seus domínios básicos de analogia, representação e significação. O processo de comunicação a partir das relações de sentido e do jogo comunicacional das imagens. As mediações produtoras das imagens e suas relações com as tecnologias dos séculos XIX e XX. As imagens e as formas digitais de produção.

Leitura de Imagens I - (3-0-0) - 3cr.

O amplo espectro de manifestações empíricas do universo de imagens literárias, oníricas, míticas, tecnológicas ... O referencial visual das imagens e a libertação deste referencial. Os princípios de codificação, transmissão e decodificação mais freqüentes no âmbito de comunicação de imagens.

Imagens e Representações do Brasil - (3-0-0) - 3cr.

História, cultura e imagem. Simbolismo e realidade. Fragmentos do imaginário e a construção do Brasil. Inventores, pioneiros e fundadores. A "mistura" como imagem: hibridismo e mestiçagem. Ambigüidades e dilemas nas representações do Brasil. Imagem externa e imagem interna: as faces do Brasil. O nacionalismo e a questão da dependência cultural e do entre-lugar, na construção das imagens do Brasil. O maravilhoso e o cotidiano na cultura brasileira. Grandes enganos e pequenas verdades: o Brasil como problema. As imagens do Brasil no contexto da globalização.

Imagem e Movimento - (3-0-0) - 3cr.

A questão da mímesis. Atualização, multiplicação, aceleramento e repetição de imagens: a reprodutibilidade técnica. Experiência imaginária com o movimento, com as máquinas e com as formas modernas e pós-modernas. A noção de ponto de vista, a quantificação e a decomposição da realidade. A relativização dos valores, a categoria de "novo", o múltiplo e o transitório. A contradição entre a realidade (as relações sociais e econômicas) e a estruturação do imaginário de origem exógena. A dialética entre o nacional e o internacional, entre o público e o privado, entre a fascinação e o tédio. A paródia, o pastiche, o plágio e o original, o simulacro e a referência, o "remake".

Leitura de Imagens II - (3-0-0) - 3cr.

Aprofundamento em manifestações empíricas do universo das imagens, selecionadas em função de interesses de professores e alunos. Tematização dos princípios de codificação, transmissão e decodificação mais relevantes nos domínios do estudo das imagens.

Imagens e Representações da Cidade - (3-0-0) - 3cr.

Modernidade/pós-modernidade e experiência urbana. A legibilidade da cidade. O universo sígnico urbano: a escrita da cidade e a cidade como escrita. A cidade polifônica. Visibilidade e fragmentação. O imaginário da cidade moderna e pós-moderna. Mitologias urbanas. Cidade e memória. Imagens e representações da cidade, cultural e historicamente determinadas, na literatura, nas artes plásticas, na arquitetura, no cinema, na televisão, na imprensa, na publicidade ... Imagens da cidade e modernidade periférica. Imagens e representações do Rio de Janeiro.

Laboratório de Trocas Profissionais - (0-0-3) 3cr.

Estudo de caso e de projetos de intervenção relacionados a experiências profissionais de alunos e professores, ou de profissionais que atuam fora da Universidade.

Monografia

Trabalho final elaborado sob a orientação de um professor relacionado à produção de comunicação em uma de suas formas, tendo em vista a flexibilidade para o mercado (a profissionalização na área de comunicação) e para o curso (a pesquisa acadêmica).

sumário