GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL:

UMA NOVA VALÊNCIA DO CURSO

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso

Membro da Coordenação do G.C.S.

O Curso de Comunicação Social, pela sua natureza intrínseca, concilia uma formação geral, centrada na aquisição de conhecimentos num quadro cultural diversificado e abrangente, com uma formação específica, que visa assegurar uma formação especializada, centrada na aquisição de conhecimentos e instrumentos de intervenção na área da Comunicação Social, bem como com uma formação técnica, que pretende assegurar uma interligação entre teoria e prática, traduzida nos projectos desenvolvidos nos ateliers, estágios e seminários.

Deste modo, tendo em mente as crescentes necessidades do Curso de Comunicação Social, nomeadamente na realização de trabalhos audiovisuais, acompanhamento de estágios e saídas profissionais, publicação da revista do Curso, realização de seminários e colóquios, implementação de cursos de curta duração, centralização da informação interna e divulgação das actividades do Curso à comunidade em geral, foi proposta ao Conselho Directivo da ESEV a criação de um Gabinete de Comunicação Social.

O Gabinete de Comunicação Social possui um espaço próprio, bem como meios técnicos para incrementar as actividades pelas quais é responsável.

Este Gabinete é constituído pelos seguintes núcleos:

Com a concretização deste projecto, pretendemos dinamizar o Curso e proporcionar, principalmente aos discentes, condições materiais e recursos humanos de modo a permitir a realização de trabalhos no âmbito das diferentes disciplinas do Curso de Comunicação Social.

Face à dimensão e multiplicidade dos citados trabalhos que os discentes têm que levar a cabo nas suas actividades curriculares, este Gabinete é, neste momento, absolutamente imprescindível.

O Gabinete de Comunicação Social funciona como uma extensão especializada da Área Científica de Ciências Sociais e é coordenado por um conjunto de docentes, como se indica no final desta apreciação.

 

II – Núcleos do Gabinete de Comunicação Social

 

 

Matrix, Núcleo de Projectos Audiovisuais, proporciona condições técnicas e humanas para a realização de trabalhos audiovisuais.

É dotado de equipamento informático, televisivo e de vídeo, tendo como coordenador um docente do Curso de Comunicação Social e o apoio de um funcionário especializado.

O Núcleo de Projectos Audiovisuais do Curso de Comunicação Social da ESEV é norteado pelos seguintes princípios:

O NPA proporcionou, em 2002, em colaboração com o Cineclube de Viseu, o 2º Workshop de Cinema, realizado na ESEV, e o 1º Curso de Formação Radiofónica, realizado em colaboração com a Rádio Viriato.

Para além das actividades no âmbito do Curso, o NPA tem vindo a realizar outros projectos. O exemplo mais recente foi a concepção de um vídeo institucional para o Departamento de Relações Internacionais do ISPV.

Este Núcleo tem dois objectivos centrais:

- acompanhar os estagiários do Curso de Comunicação Social, facultando informação e apoio, durante todo o processo de estágio;

- proporcionar contactos com instituições ligadas às áreas de formação do Curso, visando a inserção dos licenciados no mercado de trabalho.

O Núcleo de Imprensa do Gabinete de Comunicação Social tem os seguintes objectivos:

Dada a exiguidade de espaços disponíveis no actual edifício da ESEV, temos vindo a propor o estabelecimento de linhas de cooperação e protocolos com os espaços e os meios dos serviços centrais do ISPV, bem como com instituições da comunidade viseense (como aconteceu, por exemplo, com o 1º Curso de Formação Radiofónica, em

colaboração com a Rádio Viriato de Viseu) que possibilitem contornar as lacunas sentidas no momento presente, até ser possível contar com espaços, meios e recursos humanos próprios e adequados, no âmbito das necessidades do Curso de Comunicação Social.

Com esta nova valência, o Curso de Comunicação Social consolida a sua estrutura de apoio a discentes e docentes e proporciona, de forma projectiva, um horizonte de novos empreendimentos.

Estrutura e organização do G.C.S.

 

 

 

COORDENAÇÃO GERAL

Professor Doutor Alberto Vara Branco

Director do Curso de Comunicação Social

Doutora Teresa Barros

Coordenadora da Área Científica de Ciências Sociais

 

NÚCLEOS DO GABINETE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

MATRIX

NÚCLEO DE PROJECTOS AUDIOVISUAIS

COORDENADOR

 

Doutor Luís Miguel Cardoso

 

 

Docente do Curso de Comunicação Social

MENTOR

 

 

NÚCLEO DE ESTÁGIOS

COORDENADORES

 

Doutora Ana Mafalda Matias

 

 

Doutora Cláudia Moderno

 

 

Docente do Curso de Comunicação Social

 

Docente do Curso de Comunicação Social

GUTEMBERG

 

 

NÚCLEO DE IMPRENSA

COORDENADORES

 

Doutor Luís Miguel Cardoso

 

 

Doutora Ana Mafalda Matias

 

 

Docente do Curso de Comunicação Social

 

Docente do Curso de Comunicação Social

Funcionário em horário permanente do GCS – Pedro Ferreira

sumário