O ESTÁGIO CURRICULAR NO CURSO DE

COMUNICAÇÃO SOCIAL

 

Ana Mafalda Matias

Docente do Curso de Comunicação Social

Tanto a antiga como a mais recente planificação curricular do Curso de Comunicação Social (concretizada com a entrada em funcionamento do regime de Licenciatura Bi-etápica), previam e promoviam a realização, pelos formandos, de tarefas relacionadas com a expectativa do futuro exercício profissional, nomeadamente através da realização de um Estágio Curricular, a decorrer no final do segundo semestre do terceiro ano; este apresenta a duração de 3 meses e, no mínimo, 360 horas, concretizando-se numa instituição pública ou privada que desenvolva de alguma forma tarefas relacionadas com a Comunicação, e encerra, pois, o ciclo conducente ao grau de Bacharelato.

O Estágio Curricular é uma das principais etapas de preparação para o exercício de uma profissão. Não constitui um período de aperfeiçoamento teórico, mas de inserção plena em todas as vivências da carreira que se pretende abraçar. Mesmo quando, como acontece no caso do Curso de Comunicação Social da E.S.E.V., o ensino é efectivamente de índole teórico-prática, o Estágio é necessário para uma integração consciente no mundo do trabalho.

Os objectivos desta disciplina prendem-se, então, com a necessidade de possibilitar aos discentes uma formação prática e técnica na área profissional da sua eleição, e igualmente facilitar a futura inserção do formando na vida profissional.

No que respeita à metodologia de trabalho para este período específico, cada aluno deverá escolher um Docente Orientador (habilitado com conhecimentos específicos na área em que se desenvolve o Estágio, e que para tal manifeste a sua disponibilidade), solicitando também a E.S.E.V. às Instituições receptoras a nomeação de um Orientador para o(s) estagiário(s).

Deverão, se possível, ser efectuadas 2 visitas do Docente Orientador à instituição receptora:

- No primeiro dia de trabalho, para apresentação das partes e discussão do Plano de Estágio;

- No final do período de Estágio, para recolha de observações finais sobre o Estagiário e agradecimentos.

Por último, devemos referenciar que a disciplina de Estágio será avaliada levando em conta:

- o trabalho desenvolvido durante o período de Estágio (com base na informação fornecida pelo Orientador da Instituição Receptora, e no acompanhamento do Docente responsável, e cuja ponderação é de 50%). Em causa está a avaliação dos estagiários relativamente a parâmetros como o desenvolvimento da criatividade e da receptividade à inovação científica e tecnológica, a integração sócio-profissional do jovem, e o aperfeiçoamento - pelo contacto directo com a realidade do mundo laboral -, dos conhecimentos profissionais adquiridos.

- a apresentação, coerência e conteúdos do Relatório de Estágio (ponderação idêntica, de 50%).

Estes dois elementos quantitativos serão conducentes à Classificação Final da disciplina.

ALGUNS EXEMPLOS ILUSTRATIVOS DO TRABALHO DE ESTÁGIO EFECTUADO, DESDE O ANO LECTIVO DE 1997/98, POR FORMANDOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO

sumário